Madrid é uma cidade perfeita para passear pelos seus diferentes bairros e desfrutar de todas as suas caras e contrastes. A arquitectura moderna mais refinada é combinada com a arquitectura histórica em ruelas, praças e edifícios encantadores, e parques e jardins acrescentam vida natural aos passeios da cidade. Mas também é verdade que necessitará de diferentes meios de transporte para se deslocar mais confortavelmente, pois a cidade é grande e as distâncias são muito longas.
Os cartões de que precisa
Cartão múltiplo
É um cartão de transporte público recarregável, multi-pessoal, que dura dez anos e é utilizado para carregar todas as viagens no sistema tarifário do serviço de transporte público da Comunidade de Madrid. É válido para metros, comboios e autocarros e custa 2,50 euros.
Cartão de turista
O Tourist Season Ticket ou Tourist Card é um sistema que permite o uso ilimitado do transporte público na cidade de Madrid dentro da data de validade. Este é um sistema muito prático, confortável e conveniente para se deslocar pela cidade durante as férias. É cobrado através do Cartão Multi e, desde a sua primeira utilização, é válido para os dias em que o serviço foi contratado e não precisa de coincidir com a data de compra.
Existem passes de transporte turístico para 1, 2, 3, 4, 5 e 7 dias de calendário e para duas zonas (A e T). A Zona A é ideal para aqueles que estão hospedados no centro de Madrid e estão em Madrid apenas por alguns dias e não se movimentam muito. A zona T é para viagens de vários dias e para turistas que se deslocam na periferia da cidade. A tarifa mais barata na zona A para um dia é de 8,40 euros e para sete dias é de 35,40 euros, enquanto que a tarifa mais barata na zona T é de 17 euros e a mais cara é de 70,80 euros.
Metro
O Metro de Madrid foi inaugurado a 17 de Outubro de 1919 pelo Rei Afonso XIII e é a maior rede subterrânea em Espanha e a terceira maior da Europa, com um comprimento de 294 quilómetros, atrás de Londres e Moscovo. Tem um total de 276 estações, o que o torna uma excelente forma de conhecer uma grande parte da capital espanhola. Um bilhete único custa 1,50 euros e um passe de dez viagens custa 10 euros.
Autocarros
A rede de autocarros urbanos de Madrid é muito extensa e cobre toda a cidade, atingindo áreas não servidas pelo metro. Nas ruas principais de Madrid existem faixas de autocarros, que, embora ajudem a fluidez do tráfego, também há alturas em que há engarrafamentos de trânsito. A maioria das linhas funcionam de segunda a sexta-feira entre as 6:00 e as 23:30 da manhã, com intervalos de 4 a 15 minutos dependendo do fuso horário. A frequência é reduzida aos fins-de-semana. Há também os autocarros nocturnos, conhecidos como “búhos”, que cobrem 26 percursos diferentes, todos a partir da Plaza de la Cibeles. O preço é o mesmo que os bilhetes diurnos (1,50 euros para um bilhete simples e 12,20 euros para um passe de dez viagens).

Autocarro urbano de Madrid
Autocarro turístico
Tem duas vias diferentes. O primeiro passa pelos principais pontos de interesse no centro histórico e o segundo passa pelos lugares mais distantes, como Santiago Bernabeu, Las Ventas ou Plaza Castilla. Os passes de autocarro turístico podem ser utilizados durante um ou dois dias e permitem-lhe entrar e sair do autocarro com a frequência que desejar. É a melhor opção para turistas que passarão apenas um curto período em Madrid. O preço de um bilhete de adulto por dia é de 20,70 euros, júnior (7 a 15 anos) e sénior (mais de 65 anos) é de 9 euros, crianças 6 anos e menores são gratuitos. O preço do bilhete para adultos de dois dias é de 24,30 euros por pessoa, enquanto que o serviço para juniores e seniores custa 12,60 euros.

Autocarro turístico de Madrid
Comboios
Os comboios suburbanos são muito baratos e rápidos, e são sempre a melhor opção para chegar ao T4 no aeroporto Adolfo Suárez-Madrid Barajas (e de lá, de autocarro gratuito para os outros terminais, se necessário). São também muito úteis para viajar para cidades próximas da capital e para excursões na periferia: a cordilheira de Guadarrama, Alcalá de Henares, Aranjuez ou El Escorial. Os comboios suburbanos de Madrid começam a circular todos os dias entre as 5:00 e as 6:00 da manhã e terminam à meia-noite, com um intervalo de 10 a 30 minutos, dependendo da linha. O Bilhete de Transporte Turístico da Estação pode ser utilizado para o número de dias de duração que foram contratados e para as duas zonas (A e T). Existe também a possibilidade de comprar um bilhete único, cujo preço varia de acordo com a zona a cobrir e varia entre 1,70 euros para uma ou duas zonas e 8,70 euros, que é a Zona Verde, passando por todas as sete zonas.

Comboio de alta velocidade AVE
Táxis
Os táxis de Madrid distinguem-se pela sua cor branca clássica com uma risca vermelha diagonal na porta da frente. Há muitas fileiras de táxis por toda a cidade, marcadas com um sinal azul e um “T” branco. Nas estações de comboios e autocarros e no aeroporto, devem ser levados nas paragens correspondentes, enquanto na cidade podem ser parados no meio da rua se a luz verde “livre” for activada. Existem mais de 15.600 táxis em toda a cidade de Madrid, pelo que encontrar um não constitui qualquer problema. O serviço começa em 1,50 euros e custa entre 1,25 euros e 1,40 euros por quilómetro. Todos os veículos podem ser pagos com cartão de crédito ou débito, bem como em dinheiro. Alguns carros têm serviço wifi para passageiros.

Táxi de Madrid
Aluguer de bicicletas
A forma mais saudável e ecológica de percorrer as longas distâncias de Madrid e através da qual se pode ver a cidade ao seu próprio ritmo enquanto se exercita. Existem muitas opções privadas de aluguer de bicicletas, algumas das quais incluem uma visita guiada à cidade. Através do serviço BiciMAD pode encontrar diferentes centros especializados em bicicletas que as oferecem para aluguer, especialmente nas proximidades dos pontos mais turísticos, com bicicletas eléctricas e uma rede de 258 estações. Existem dois tipos de tarifa: a tarifa anual, que por sua vez pode ser sem um passe de transporte do Consórcio Regional de Transportes da Comunidade de Madrid e custa 25 ou 15 euros para os utilizadores que já têm um passe de transporte; e a tarifa ocasional, com um cartão que pode ser retirado durante um, três ou cinco dias e cujo custo é deduzido do número de horas de utilização do serviço (o custo por hora é de 2 euros).

Bicicletas públicas em Madrid
Scooters
Em Madrid existem cerca de 5000 lambretas eléctricas para aluguer que lhe permitem deslocar-se pela cidade de uma forma confortável, ágil e sustentável. Mais de dez empresas oferecem este serviço na cidade e o preço médio de aluguer de uma scooter eléctrica é de 0,15 euros por minuto, com um mínimo de 0,11 euros e um máximo de 0,23 euros por minuto. Para alugar uma scooter precisa de se registar na aplicação da empresa da sua escolha, indicar o método de pagamento, localizar a scooter que vai utilizar na rua, digitalizar o código QR colado na scooter e desfrutar do passeio.

Trotinetes eléctricas em Madrid