A Espanha é um país excitante sob muitos pontos de vista, começando pela sua rica história e numerosas cidades que têm registos de actividade pré-histórica e uma organização precoce com a chegada dos fenícios, o que deu lugar à predominância dos romanos, dos árabes, da reconquista católica e de outras civilizações que deixaram a sua marca nos centros históricos das principais cidades e em monumentos, ruas e edifícios.
O país do sol oferece uma vasta gama das melhores praias da Europa em muitas regiões, especialmente as costas mediterrânicas das Ilhas Baleares ou Costa Brava, a beleza das Ilhas Canárias ou o azul selvagem do Golfo da Biscaia para os surfistas. Tudo isto faz de Espanha um dos destinos turísticos preferidos do mundo na Primavera e no Verão.
E a gastronomia espanhola merece um parágrafo separado, porque o Mediterrâneo proporciona o ambiente para uma dieta baseada em produtos frescos de alta qualidade, o que é evidente em todos os pratos que os turistas tanto apreciam: peixe e marisco, paella, carne, legumes e fruta.
A vida nas ruas é uma característica fundamental das cidades e vilas espanholas, com festas populares, festas de rua, esplanadas de bares e restaurantes e concertos ao ar livre durante todo o ano, e não apenas nas estações mais quentes. Porque, embora haja dias e semanas de frio intenso, o tempo médio no país é muito agradável e agradável para desfrutar do ar livre.
Destinos
A melhor altura para viajar
O clima de Espanha é geralmente muito agradável na maior parte do país durante todo o ano, com excepções no verão, quando as temperaturas sobem consideravelmente e podem ocorrer dias de calor intenso no sul e no centro, mais moderados no norte. E com invernos frios no norte e invernos bastante mais amenos no sul. A primavera e o outono servem de transição suave entre o tempo quente e o frio e geram temperaturas quentes e agradáveis.
Clima
Na primavera, as temperaturas médias no Norte rondam os 20 °C, enquanto no Sul podem atingir os 25 °C. Recomenda-se viajar com roupa confortável, camisetas de manga curta ou de manga comprida com tecidos finos, um casaco pequeno e calças de ganga. E para os dias de sol forte, óculos de sol, um chapéu ou boné e sapatos ou sandálias confortáveis para caminhar, pois esta é uma época do ano perfeita para caminhar.
Eventos e festas
Os grandes acontecimentos da primavera espanhola são os desfiles e festivais da Páscoa, bem como os concertos ao ar livre de todos os tipos de música, desde o flamenco e a música clássica até à melhor música indie, pop e eletrónica de todo o mundo.
Evolução dos preços
Embora os preços não sejam geralmente demasiado excessivos, também é verdade que o tempo é o melhor para uma viagem a Espanha, especialmente no sul e nordeste, pelo que em certas cidades, como Barcelona, Valência, Granada ou Sevilha, os preços podem ser bastante elevados em comparação com o outono.
junho – setembro Entre o final de junho e o dia 21 de setembro é verão em Espanha, uma estação muito quente em que o famoso sol da península está em pleno. E é também a época alta do turismo.
Clima
É normal que as temperaturas ultrapassem os 30 °C durante o dia e sejam mais frescas à noite no norte, especialmente em Aragão, na Galiza e nas Astúrias. No sul, as noites são também frequentemente quentes e no Mediterrâneo. É o tempo das praias e da vida à beira da piscina e do mar, das festas ao ar livre e do calor. No sul, o período do meio-dia ao fim da tarde é normalmente muito quente e recomenda-se proteger-se do sol com protector solar e chapéus. No norte, os valores são mais baixos em termos de calor.
Eventos e festas
A verbena de San Juan é celebrada em muitas regiões de Espanha com festas populares e muito fogo e é o que marca o início do verão. Os festivais de música, cinema e teatro ao ar livre também continuam nesta altura.
Evolução dos preços
Como é a época alta do turismo, os preços dos hotéis e dos voos são os mais caros de Espanha, pelo que é aconselhável reservar com bastante antecedência e ter tempo para procurar pechinchas.
setembro – dezembro Depois do tempo quente, as primeiras temperaturas mais frescas do outono chegam de 21 de setembro a finais de dezembro. Os preços são também consideravelmente mais baixos do que no verão.
Clima
A diferença entre o sul e o norte também é visível nas temperaturas médias do outono. No sul, o calor leva muito mais tempo a desaparecer do que no norte, onde a passagem de uma estação para a seguinte é muito mais rápida e drástica. É aconselhável usar mais roupa quente do que na primavera, mas não tanto como no inverno.
Eventos e festas
O outono é a estação ideal para passear pelos parques, olhar para as folhas caídas no chão e apreciar os tons de ocre e amarelo. Também podes visitar museus importantes, como o Prado em Madrid ou o Guggenheim em Bilbau.
Evolução dos preços
Esta é a época mais barata do ano e a melhor altura para viajar para Espanha. As companhias aéreas com voos para os principais aeroportos do país também têm frequentemente boas ofertas para viagens de baixo custo.
dezembro – março O ambiente natalício e de passagem de ano impregna toda a Espanha e confere às suas cidades e vilas uma mística especial. O frio também chega e precisas de um bom casaco para desfrutar das tuas férias.
Clima
As temperaturas mais frias do ano são registadas durante esta estação, especialmente de manhã cedo e ao fim da tarde. Em algumas zonas do norte e do centro de Espanha, as temperaturas podem atingir 0 °C ou mesmo menos, pelo que se recomenda que viajes com camisolas de lã, gorros e casacos volumosos.
Eventos e festas
As festas de Natal com os seus mercados, concertos e vida de rua com o cheiro das castanhas assadas. O mês de fevereiro traz os famosos carnavais de Cádis e Sitges, embora também sejam celebrados noutras partes de Espanha com grande entusiasmo.
Evolução dos preços
Os preços mantêm-se relativamente baixos, mas aumentam consideravelmente no período que antecede o Natal e no final do ano. O mesmo se aplica aos dias de Carnaval, por isso, se quiseres viajar para Espanha no inverno, o mês ideal para conseguir voos e hotéis baratos é janeiro.