A França é um país de contrastes, mares e montanhas, cidades monumentais e aldeias tradicionais. É um museu ao ar livre onde habitantes locais e viajantes de todo o mundo escrevem histórias grandes e pequenas. Um país que, por todas estas razões, tem permanecido o destino turístico mais popular do mundo desde os anos 90. Viajar para França significa descobrir esta mistura de doçura e extremos que se reflecte num modo de vida conhecido em todo o mundo. É provar uma gastronomia marcada por chefs e restaurantes estrelados, por vinhos de Bordéus, Alsácia ou do Loire, e mais de mil variedades de queijo. É tomar um café num terraço em Paris ou dançar a noite fora ao toque francês. É impossível falar de arquitectura, história e cultura sem mencionar a capital. Do Louvre à Torre Eiffel, passando pelo Sena e Saint-Germain des Prés até Versalhes, vivem ao ritmo de pessoas famosas, soberanos e escritores. As maiores cidades francesas, Estrasburgo, Lyon, Toulouse e Marselha, não devem ser ultrapassadas e competir umas com as outras em termos de esplendor. Há tanto para ver e fazer que pode ser difícil saber quantos dias passar em França! Dependendo dos tempos de viagem para e dentro do país e do número de visitantes, o planeamento com antecedência dá-lhe a oportunidade e o tempo para ser felizmente surpreendido pelos encontros, as paisagens, o clima e os grandes eventos que têm lugar durante o ano. Cada região é um destino em si mesma e cada viagem pelo país permite captar as mudanças na atmosfera. Da Bretanha à Alsácia, da Auvergne aos Pirinéus, da Gironda à Côte d’Azur e à Córsega, cada região é uma França em miniatura a descobrir ao longo das estações.
Destinos
Melhor altura para viajar
O clima em França é muito ameno e muito variado, o que o torna rico em oportunidades. Apesar de estações muito diferentes e diferenças acentuadas, todo o país goza de temperaturas elevadas pela sua latitude. Este local excepcional permite visitar a França durante todo o ano ao ritmo dos eventos e actividades em oferta. Actividades de lazer ao ar livre e festivais, épocas culturais ou desportivas, esqui ou banhos de mar: tudo é possível, desde que reserves de acordo com a disponibilidade e as oportunidades sazonais.
Clima
De março a abril, apesar do granizo, as temperaturas subiram gradualmente, juntamente com a quantidade de sol. Mais cedo, no sul, a estação estival regista temperaturas que vão dos 5 aos 15°C, com uma média de 11°C e alguns picos de calor.
Eventos e festas
O início da primavera é uma óptima altura para passear pelos parques da cidade, redescobrindo as actividades ao ar livre e as tradições da Páscoa e dos carnavais. Em maio e junho, a Noite dos Museus, o Festival de Cinema de Cannes e o Open de França abrem a época dos grandes eventos.
Evolução dos preços
No início da primavera, ainda estás na época baixa. Ao reservar com antecedência, pode tirar partido de viagens e alugueres de baixo custo. Com o mês de Maio e os muitos feriados públicos, pontes e festivais, as tarifas e a frequência atingiram o seu máximo histórico.
Clima
Todo o país goza de um verão solarengo, com temperaturas entre os 15 e os 25°C. A Bretanha continua a ser um oásis de frescura, enquanto o extremo sudeste permanece quente e seco. Durante o verão, são esperadas ondas de calor e trovoadas locais.
Eventos e festas
O verão é marcado pela corrida de ciclismo Tour de France e por numerosas festas de aldeia. É também a época dos grandes festivais de música ao ar livre, de Vieilles Charrues e Eurockéennes a Lollapalooza e Rock en Seine, bem como do cinema com Deauville e do teatro com Avignon.
Evolução dos preços
Só o verão representa mais de metade de todas as reservas do ano. Os preços são os da época mais alta. É fortemente recomendado reservar o mais cedo possível para beneficiar da disponibilidade e de tarifas mais acessíveis, seja para transporte ou alojamento.
setembro – dezembro O outono é uma estação intermédia agradável, entre o cinzento e as cores quentes, a suavidade e a chuva. É uma boa altura para passeios pela cidade e passeios pela floresta. O público está a entrar no ritmo do regresso às aulas, e ainda é possível desfrutar de alguns dias próximos de um verão indiano.
Clima
As temperaturas descem muito gradualmente e mantêm-se muito favoráveis no sul até novembro, que é geralmente frio e chuvoso. Varia entre 10 e 15 graus, consoante a região, e as horas de sol são muito mais curtas.
Eventos e festas
Com o regresso das férias de verão, a época cultural está em pleno andamento, acolhendo um público mais variado. Os eventos urbanos estão a surgir por toda a França, desde o Dia do Património à Fête des Vendanges e ao Halloween, sem esquecer a corrida Bol d’Or.
Evolução dos preços
O outono é a estação menos movimentada e menos dispendiosa do ano. A partir de Setembro, os preços das viagens e pernoitas descem a pique. Além disso, estão distribuídas de forma mais homogénea pelo país, oferecendo um leque mais vasto e diversificado de possibilidades.
dezembro – MarçoAgrande estação dos desportos de inverno é também uma oportunidade para descobrir as cidades e a sua arquitetura sob uma nova luz. As temperaturas, frias sem serem extremas, permitem-te alternar entre uma grande variedade de actividades sem seres incomodado por demasiadas pessoas.
Clima
Com exceção de alguns episódios isolados de frio e de raras quedas de neve, sobretudo nos cumes, as temperaturas médias variam entre 2 e 9°C, com uma média de 5°C. Consequentemente, os dias são marcados pela menor amplitude térmica e duração do sol do ano.
Eventos e festas
As festas de fim de ano são marcadas pelailuminação das cidades edas montras das lojas. Em toda a França existem belos mercados de Natal, nomeadamente em Estrasburgo, Lyon, Paris e Marselha, onde se realiza a Foire aux santons.
Evolução dos preços
Os voos, o alojamento e os pacotes estão disponíveis a preços de época baixa ou alta , dependendo das tuas datas e actividades. Lembra-te de reservar com bastante antecedência para a época festiva, as férias escolares e o esqui, e aproveita os preços mais baixos para o resto.