Granada é uma cidade ideal para explorar e desfrutar a pé, sempre com sapatos confortáveis para negociar com sucesso as encostas e as ruas de paralelepípedos. No entanto, estas encostas tornam muitas vezes a caminhada um pouco difícil para certos tipos de pessoas que, por razões de idade ou condição física, não podem suportar um dia inteiro de caminhada. É por isso que a cidade oferece muitas alternativas de transporte para distâncias mais longas ou para aqueles turistas que, por várias razões, preferem alternar os seus passeios com autocarros, táxis ou comboios.

Os cartões de que precisa

Credibus

É um cartão magnético utilizado para viajar em transportes públicos com base num tarifário com desconto. Há três preços: 5 euros, 10 euros e 20 euros. Para cada viagem, o preço do bilhete é deduzido do saldo restante. Por exemplo, numa viagem normal de autocarro urbano, em que o bilhete custa 1,40 euros, com este cartão cada viagem custa entre 0,87 e 0,83 euros, dependendo do tipo de recarga. No entanto, só o cartão custa 2 euros.

Cartão Granada

Este é um cartão semelhante, a um custo mais elevado mas com duas vantagens: oferece descontos nos principais pontos de interesse da cidade (incluindo o Alhambra e o Generalife) e pode ser utilizado ilimitadamente em todos os transportes públicos em Granada. Há dois tipos: um curso de três dias por 37 euros e um curso de cinco dias por 40 euros. Se esta for a melhor opção para si, recomendamos que a compre online antes da sua viagem, porque na época alta pode estar esgotada nas lojas da cidade. E se for com crianças dos 3 aos 11 anos de idade, pode comprar o Kids Granada Card, um cartão semelhante mas a um preço mais baixo.

Comboios

Comboio turístico

Estes comboios têm guias áudio em doze línguas diferentes e pode ligar-se gratuitamente ao wifi. A sua linha principal é a rota do Dia Verde e inclui paragens no centro, o Realejo (o antigo bairro judeu), Sacromonte e termina na Alhambra. O bilhete é válido desde o momento em que é utilizado pela primeira vez até ao final do mesmo dia, com a possibilidade de entrar e sair do comboio tantas vezes quantas desejar. Os auscultadores para o guia áudio estão incluídos no custo do bilhete. O bilhete custa 9 euros por dia e 13 euros durante dois dias.

Calha ligeira

Tem apenas uma linha, Albolote-Armilla, e é semelhante a um eléctrico, uma vez que todas as suas paragens são acima do solo e existem apenas três subterrâneas. O preço de um bilhete é de 1,35 euros e com o Cartão de Granada terá viagens ilimitadas.

Metro de Granada

Metro de Granada

Autocarros

É o meio de transporte mais barato em Granada. Há um total de 28 linhas diferentes e todos os autocarros que percorrem as áreas mais turísticas estão marcados com a letra C. São chamados “Alhambra Bus” e têm uma cor vermelha e branca característica e um tamanho pequeno. Outra linha a considerar é a LAC (High Capacity Line), um autocarro rápido que atravessa o centro de Cruz del Sur até Violon. Além disso, existem duas linhas nocturnas, as circulares 111 e 112, que funcionam depois da meia-noite e até às 6:00 da manhã. O custo do bilhete é de 1,40 euros para o serviço diurno e 1,50 euros para o serviço nocturno. Há um passe de 9 viagens por 5,50 euros e um passe de 20 viagens por 11,00 euros.

Autocarro urbano de Granada

Autocarro urbano de Granada

Táxis

Os táxis de Granada têm uma cor branca caraterística com uma linha verde diagonal na lateral e exibem o brasão da cidade. Podem ser detidas directamente na rua quando a luz verde “livre” está acesa e é muito fácil de obter uma porque estão em circulação permanente por toda a cidade. Pode ser uma boa opção se precisar de chegar rapidamente a algum lugar, mas é o meio de transporte mais caro em Granada, por isso recomendamos que só os leve em ocasiões específicas.

Táxi de Granada

Táxi de Granada

Uber

Uber opera em Granada, mas não tem muitos motoristas. Assim, na época alta poderá ter longos tempos de espera se optar por este serviço. É um serviço mais barato do que um táxi e só precisa de descarregar a aplicação no seu telemóvel para ter acesso a ela.

Uber em Granada

Uber em Granada

Aluguer de bicicletas

É uma forma amiga do ambiente de se deslocar em Granada e é uma escolha popular entre os turistas desportivos. Existem diferentes empresas de aluguer de bicicletas e as tarifas são em média de 18 euros por meio dia e 28 euros por um dia inteiro. Tenha em mente que Granada é uma cidade com declives muito íngremes, por isso se não estiver habituado a andar de bicicleta ou a praticar desporto, talvez esta não seja uma opção recomendável. Nestes casos, a melhor alternativa é uma bicicleta eléctrica, que requer menos esforço e pode ser experimentada por uma hora por 3 euros e, se lhe convier, pode alugá-la por meio dia ou um dia inteiro por preços semelhantes aos de uma bicicleta normal.

Aluguer de bicicletas em Granada

Aluguer de bicicletas em Granada

Scooters e segways

Recentemente, as scooters têm vindo a ganhar popularidade como meio de transporte urbano em todo o mundo. E numa cidade cheia de encostas como Granada, está a fazer ondas. Há muitas empresas que oferecem scooters para aluguer por preços que variam entre 5 euros por hora, 10 euros por duas horas ou 15 euros por três horas e é uma opção altamente recomendada, por exemplo, visitar o Sacromonte e negociar confortavelmente todos os seus altos e baixos.

A outra opção é a segwaysOs bilhetes não são alugados mas fazem parte de uma visita guiada e de grupo a diferentes bairros de Granada, especialmente Sacromonte, com um custo entre 20 e 30 euros por pessoa, dependendo da empresa.

Segway Granada

Segway Granada

Andar na cidade

A melhor opção para circular por Granada é, ao mesmo tempo, a mais económica e ecológica: caminhar. O centro da cidade é pequeno e o passeio é melhor apreciado a pé através das ruas estreitas do Albaicín, que o convidam a perder-se em cada detalhe. De todas as atracções turísticas, a única que está longe do centro é a Alhambra, mas há muitos autocarros para lá chegar rapidamente e também se pode caminhar até lá e desfrutar do passeio. Se sair da Catedral, demorará 20-25 minutos a caminhar até à Alhambra, e 5 minutos até ao bairro Albaicín e à rua Carrera del Darro.

Granada é uma cidade muito segura de dia e de noite para passear sem problemas, naturalmente tomando as precauções mínimas que tem de tomar em qualquer cidade turística e mantendo sempre um olho nos seus pertences. Mas poderá percorrê-la sem problemas e descobrirá que é a melhor maneira de conhecer a cidade. E se viajar no Verão, é essencial que use protector solar SPF 50 e chapéu, assim como transportar uma garrafa de água para uma boa hidratação. E, claro, treinadores confortáveis e leves.

Bairro de Albaicín

Bairro de Albaicín