A cidade de Valência tem uma extensa rede de transportes públicos que lhe permitirá chegar facilmente a qualquer bairro e às zonas de maior interesse para os turistas. Não é uma cidade demasiado grande, por isso pode facilmente passear e até alugar uma bicicleta ou uma scooter eléctrica para dar uma volta e desfrutar do grande ar livre.
Os cartões de que precisa
Cartão Turístico de València
Este é o cartão essencial para qualquer turista que visite Valência e utilize os transportes públicos. É a forma mais confortável, mais rápida e mais económica de desfrutar da cidade através de viagens ilimitadas de 24, 48 ou 72 horas. Uma vez que o tenha, é activado na primeira utilização e pode ser utilizado para autocarros, metro, eléctrico e comboios suburbanos. Também inclui a viagem do aeroporto para o centro da cidade em qualquer uma das linhas 3 e 5 do metro, e também há descontos nos táxis e esta mesma viagem custar-lhe-ia cerca de 15 euros. Este cartão também lhe dará acesso gratuito aos museus municipais e descontos em muitas das lojas e atracções turísticas da cidade.
Um cartão de um dia custa 13,50 euros, um cartão de dois dias custa 17,50 euros e um cartão de três dias custa 22,50 euros. Há também planos especiais que incluem bilhetes para o Oceanogràfic, Museu da Ciência e Hemisfèric e Bioparc em diferentes pacotes e promoções.
Metro e eléctrico
As linhas de metro e eléctrico formam uma rede unificada com dez linhas nas quais pode fazer múltiplas combinações e que lhe permitem chegar a qualquer bairro em Valência. Se não tiver um cartão turístico, um único bilhete custa 1,50 euros para uma zona, 2,80 euros para duas zonas e 4,80 euros para três zonas. A este valor acresce o valor obrigatório de 2 euros para o cartão recarregável. Se vai utilizar muito este serviço, é melhor comprar o vale SUMA 10 por 10 euros (2 euros para o apoio mais 8 euros para as viagens), que inclui dez viagens e permite a transferência do metro ou eléctrico para o autocarro, ou vice-versa.
De segunda a quinta-feira e domingos, o metro e os eléctricos estão abertos das 16:00 às 23:30. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados públicos, o horário de abertura é prolongado até às 3:00 da manhã. É possível transportar bicicletas em carruagens e algumas estações são muito bonitas na sua concepção, tais como a Alameda, onde chegam as linhas de metro 3 e 5 do aeroporto, desenhadas por Santiago Calatrava, ou a estação Amado Granell-Montolivet, com um mural do famoso ilustrador valenciano Paco Roca.

Elétrico de Valência
Autocarros
Valência tem 60 linhas de autocarro e pode utilizar o Cartão Turístico de Valência em todas elas as vezes que desejar, enquanto o bilhete da época for válido. Um único bilhete de autocarro custa 1,50 euros e pode comprar um Bonobús de dez viagens por 10,50 euros (8,50 euros mais 2 euros pelo custo do cartão) em tabacarias, quiosques de jornais ou escritórios de serviço ao cliente da EMT. Pode então recarregá-lo online.
Os autocarros circulam das 6:00 às 22:00 com um tempo médio de espera de 12 minutos. Depois das 22:00, o serviço nocturno continua a funcionar, mas as frequências e o número de linhas disponíveis são reduzidos de 60 para 23. Recomendamos que descarregue a aplicação EMT València para verificar facilmente quanto tempo vai demorar até ao próximo autocarro, ver diferentes opções de rota e localizar paragens perto da sua localização com GPS.

EMT Valência
Táxis
Os táxis de Valência são de cor branca e estão disponíveis todo o dia, e podem ser encomendados por telefone ou através dos websites das empresas. As paragens estão espalhadas por toda a cidade e tendem a ser efectuadas nas ruas principais e mais movimentadas. No aeroporto, os táxis estão localizados fora da área de chegada do Terminal 1. As tarifas cobradas por viagem dependem das três zonas percorridas (urbana 1, urbana 2 ou interurbana) e também do fuso horário, à medida que o preço aumenta durante a noite. É possível pagar com cartão, já que a maioria dos carros está equipada com um telefone de dados, embora seja sempre melhor perguntar antes de entrar.

Táxi de Valência
Uber e Cabify
Estas são duas outras opções para circular em Valência de carro e ambas as empresas têm veículos disponíveis em toda a cidade. Ao descarregar qualquer uma das aplicações, terá acesso ao serviço e, dependendo do tempo e da disponibilidade, poderá encontrar viagens mais baratas do que de táxi.

Uber em Valência
Aluguer de bicicletas
Valência é uma cidade ideal para andar de bicicleta e os 150 quilómetros de ciclovias em toda a cidade confirmam este facto. O antigo leito do rio Turia foi convertido num caminho para ciclismo através do centro da cidade. Além disso, há a vantagem de todo o terreno ser plano para que a pedalagem não implique muito esforço. Pode contratar visitas guiadas de bicicleta para ver alguns dos pontos turísticos e atracções da cidade, ou alugar uma bicicleta e deslocar-se por conta própria. As visitas guiadas de bicicleta custam cerca de 25 euros por pessoa, dependendo do tipo de visita. O aluguer de uma bicicleta por um dia inteiro custa cerca de 15 euros.

Aluguer de bicicletas em Valência
Scooters
O transporte urbano da moda também está em plena expansão em Valência e pode alugar lambretas eléctricas à hora a partir de 1 euro ou por um dia inteiro a partir de 15 euros. Existem várias empresas a operar na cidade e é uma excelente opção para fazer turismo nas suas férias. Também pode ser facilmente transportado em carruagens de metro, especialmente se tiver de percorrer uma longa distância.

Trotinetes eléctricas em Valência
Alugar um carro
Todas as grandes empresas de aluguer de automóveis operam em Valência e há muitas opções disponíveis, mas não é recomendável se não se for deslocar demasiado para fora da cidade. Há poucas opções de estacionamento gratuito e na hora de ponta o tráfego pode ser muito intenso.

Aluga um carro
Andar na cidade
Depois de toda esta panorâmica dos transportes públicos e das diferentes opções de aluguer de automóveis, damos-lhe algumas opções de percursos para caminhar pela cidade e conhecê-la em profundidade, senti-la com os cinco sentidos e desfrutar dos seus passeios. Uma primeira rota para um passeio a pé em Valência é o centro histórico com a Lonja de la Seda, o Mercado Central, a Catedral ou a Plaza de la Virgen. Outra opção muito interessante para passeios a pé é o Jardim Turia e os seus 9 km de bosques frondosos e edifícios futuristas da Cidade das Artes e das Ciências. E, claro, caminhar ao longo da costa é sempre muito agradável, especialmente na zona da Praia de Malvarrosa, do Cabanyal e do Paseo de Neptuno. E se é fã da arquitectura modernista e da vida urbana moderna, o percurso pedestre pelo bairro de Ruzafa, o Ensanche, o Mercado de Colón e a Estación del Norte vai encantá-lo.

Ponte marítima