A Itália é pontuada por aldeias suspensas no tempo, discretas e encantadoras, e cidades metropolitanas, modernas mas ainda assim ricas em história. A capacidade de mudar de uma para a outra em distâncias muito curtas é uma das características mais únicas da bota italiana. Depois há a natureza intocada, desde as montanhas do Trentino Alto-Adige ou Valle d’Aosta até ao mar da Apúlia ou Sardenha, sem esquecer a Toscana, com as suas encantadoras paisagens rurais. Os Apeninos centrais oferecem uma folhagem de cortar a respiração, rios e lagos com cores fascinantes e uma fauna ainda muito característica. Desde as ilhas até aos Alpes, a variedade natural da Itália encanta hoje os turistas como o fazia então. Museus, sítios arqueológicos, monumentos e ecomuseus fazem de Itália um berço dearte e cultura, com um património artístico sem fim. Os turistas não familiarizados com ela não podem deixar de se surpreender ao encontrar pinturas, frescos, estátuas criadas pelos artistas mais conhecidos do mundo dentro das humildes paredes de uma pequena igreja de campo. E não acaba aí: não só arte do passado, mas também arte moderna e contemporânea, juntamente com museus dedicados ao património industrial e colecções mais futuristas. Uma das cozinhas mais conhecidas do mundo completa o quadro. Os sabores genuínos ligados às tradições regionais em constante mudança garantem uma experiência inesquecível que tornará o regresso a casa verdadeiramente difícil. Receba conselhos e experimente, não ficará desapontado com os sabores dos Belpaese! Quantos dias passar em Itália? Pelo menos sete. Descobre a melhor altura para visitar Itália com o nosso guia de viagem!
Destinos
A melhor altura para viajar
A Bota pode ser visitada durante todo o ano. Basta um mapa de Itália, só para decidir para onde ir. Contudo, há alguns esclarecimentos: o Norte no Inverno é ideal para os entusiastas dos desportos de neve, mas também para os fãs do mercado de Natal. O Sul e o Centro, por outro lado, são preferíveis na Primavera e no Verão para todos os amantes do mar e da cozinha mediterrânica. Vejamos, então, quando visitar a Itália nas quatro estações do ano.
março – junho A primavera é a estação mais colorida e perfumada. Os dias são divididos igualmente em 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. Entre as vantagens de viajar para Itália na Primavera estão o baixo número de turistas e os preços mais baixos em comparação com outras estações do ano. A Primavera é então a estação perfeita para visitar as cidades, graças às temperaturas amenas. No entanto, especialmente no Norte, o tempo pode ser variável e chuvoso.
Clima
Na primavera, o tempo em Itália é geralmente soalheiro. No Norte, as temperaturas são menos amenas (7-18°) do que no Centro (8-19°) e no Sul (11-20°).
Eventos e festivais
Há inúmeros eventos e festivais de primavera. Em Valeggio sul Mincio (VR), em Março e Abril, pode-se testemunhar o florescimento de mais de um milhão de tulipas no castelo de Sigurtà. Outro evento a não perder é a Festa do Limão em Monterosso, no Cinque Terre. Maravilhosa é a Festa do Loureiro, na segunda-feira de Páscoa, na pequena aldeia de Forza d’Agrò, na Sicília: jovens artistas criam obras com folhas de louro.
Evolução dos preços
Viajar durante as férias da Páscoa significa estar no escalão de preços mais elevado, com custos de voos e alojamento muito acima da média sazonal. Fora deste período, porém, os preços voltam a ser os da época baixa.
junho – setembro O verão é a estação mais animada de Itália: para os amantes da montanha é a altura ideal para fazer caminhadas, enquanto para os amantes do mar é a altura mais solarenga para se bronzearem e aproveitarem as ondas. Os turistas estão em todo o lado, especialmente nas principais estâncias de férias. Este aspeto é uma das desvantagens de viajar para Itália nesta altura do ano, agravado pelos custos decididamente elevados e pelas temperaturas muito quentes no sul.
Clima
No verão, em Itália, o tempo é decididamente soalheiro. O Norte tem temperaturas mais quentes (18-30°), mas frequentemente mais húmidas, do que o Centro (19-30°) e o Sul (20-32°).
Eventos e festivais
O verão em Itália ganha vida com festivais e eventos de todos os tipos. No Lago Maggiore, de Julho a Setembro, realiza-se o Festival Stresa, um incrível evento de música folclórica, jazz e rock. Em Junho, então, em Civitacampomarano, realiza-se o Cvtà Street Fest, o evento de arte de rua mais conhecido. Também em junho, o Festival del Cammino em Franciacorta, entre Brescia e o Lago Iseo, é imperdível.
Evolução dos preços
Viajar para Itália no verão é sem dúvida a altura mais barata. Onde quer que vá, a gama de preços é a mais alta, tanto em termos de alojamento como de viagens. De junho a agosto, os custos são elevados, mas só em setembro, quando as temperaturas ainda são quentes e o tempo ainda é favorável, é que os preços descem acentuadamente, tal como o fluxo de turistas.
setembro – dezembro O outono é uma estação mágica em Itália. As suas florestas são coloridas em tonalidades maravilhosas que permitem passeios de comboio ou de comboio com paisagens maravilhosas. O mar torna-se selvagem, com temperaturas mais frias, embora ainda não seja Inverno. Há menos turistas nesta altura do ano e esta é uma das vantagens, assim como os custos reduzidos. Em contrapartida, a variabilidade climática e a humidade começam a ser dominantes, sobretudo no Norte.
Clima
No outono, as temperaturas começam a descer e o tempo torna-se muito variável, com chuvas frequentes, em quase toda a Itália. No Norte, as temperaturas são mais baixas (8-16°) do que no Centro (10-18°) e no Sul (12-22°).
Eventos e festivais
O outono em Itália é caracterizado principalmente por festivais e eventos. Em Val di Non, Trentino Alto Adige, em Outubro há Pomaria, o festival da maçã DOP. Em Alba, no Piemonte, de Outubro a Novembro, realiza-se a mundialmente famosa feira de trufas. Também em Cremona, recomendamos-te o Festival do Nougat, em novembro.
Evolução dos preços
O outono é a época em que vale mais a pena viajar em Itália. Os voos, hotéis ou alojamento de todos os tipos são muito baratos.
dezembro – março No inverno, a Itália é tingida de branco. Os dias são definitivamente mais curtos, a escuridão vem mais cedo. No entanto, não faltam turistas, especialmente no norte, escolhidos pelos entusiastas dos desportos de Inverno. Entre as vantagens de viajar para Itália no Inverno estão a possibilidade de encontrar neve nas montanhas e os custos mais baixos, a menos que decida viajar durante as férias de Natal. Entre as desvantagens contam-se as temperaturas muito baixas.
Clima
O tempo em Itália no inverno muda definitivamente, dependendo da zona que decidires visitar. No norte, as temperaturas situam-se entre -2 e 5°. No Centro, o tempo começa a ser menos frio (3-10°), até chegarmos ao Sul, onde há temperaturas mais amenas (10-17°).
Eventos e festivais
O inverno é caracterizado por festividades e eventos como os mercados de Natal: entre os mais conhecidos estão os de Bolzano, Merano e Bressanone, no Trentino-Alto Ádige. Em Roma, Lazio, realiza-se em Janeiro a famosa Festa da Befana, com bancas e eventos em toda a cidade. Outro evento incrível é o famoso Carnaval de Veneza, em fevereiro.
Evolução dos preços
Viajar durante a época festiva significa estar no escalão de preços mais elevado, com custos de voos e alojamento acima da média sazonal. Para além deste período, os preços são os da época baixa, com exceção das zonas de montanha, onde o inverno é a época alta.