Para muitos viajantes, apenas o nome Casablanca oferece uma promessa de romance exótico. Esta cidade, na costa atlântica de Marrocos, é conhecida pela sua mistura intrigante de arquitectura colonial francesa e mourisca, as suas praias e a sua vista de mar arrebatadora. Actualmente, Casablanca é uma das cidades mais modernas de Marrocos, com novos arranha-céus de vanguarda que partilham a linha do horizonte com mesquitas históricas e mansões da era colonial.
Como metrópole moderna, Casablanca tem uma atmosfera muito diferente das outras cidades de Marrocos, mas fora da selva de betão do centro da cidade, ainda encontrará velhas tradições. O imponente minarete da icónica Mesquita Hassan II, mesmo à beira-mar, é um dos edifícios mais evocativos da cidade. Visitantes respeitosos são bem-vindos quando as orações não estão em sessão. Outro edifício religioso, a catedral de paredes brancas, tem sido abandonado desde que os franceses deixaram Marrocos e faz uma visão sinistra e invulgar.
Para uma autêntica experiência de Casablanca, vagueia pelas ruas apinhadas da Medina. Não é tão famosa como outras medinas marroquinas, como a de Marraquexe, mas é tão animada e brilhante. Aqui poderá ver o lado tradicional da cidade, e poderá apanhar algumas lembranças únicas. Outra excelente forma de entrar em contacto com o coração palpitante de Casablanca é dirigir-se ao Porto de Casablanca, onde os pescadores lhe venderão as capturas do dia directamente do barco. Pode encontrar o porto perto da Mesquita Hassan II. É difícil de não ver, uma vez que é um dos maiores portos artificiais do mundo.
Casablanca está idealmente localizada para uma viagem de um dia a Rabat, a capital de Marrocos. Isto é o paraíso para qualquer pessoa com interesse em arquitectura ou história. Aqui encontrará o Palácio Real, o Mausoléu de Mohammed V, e outros exemplos impressionantes de edifícios mouros. A sua rica história imperial oferece uma experiência muito diferente da animada modernidade de Casablanca e é uma grande escolha para uma escapadela.
Melhor altura para viajar
Ao contrário das cidades desérticas interiores de Marrocos, Casablanca goza de um clima ameno e pode ser desfrutada mesmo no Verão alto. Ao planear a sua viagem, não se esqueça que as datas dos feriados muçulmanos variam consideravelmente de um ano para o outro. Durante o Ramadão, poderá descobrir que as lojas não estão abertas de manhã cedo e começar a abrir pouco antes do pôr-do-sol (após o jejum). É claro que isto não é verdade para todos os estabelecimentos, mas pode descobrir que muitos se adaptam a ter horários de abertura mais curtos. Enquanto Eid al-Fitr, verá as ruas cheias de gente a festejar.
Março – Junho
A Primavera é um período calmo em Casablanca. No entanto, a cidade vê um pico nos visitantes durante o Dia dos Namorados, à medida que os casais vêm recriar as aventuras românticas de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Este é um bom momento para visitar se a praia não for uma prioridade para si e preferir explorar a Medina e o lado cultural de Casablanca.
Clima
As temperaturas em Casablanca são amenas durante a Primavera, com médias diárias de 16°C em Março que só sobem para 18°C em Maio. Não há tanta chuva como no Inverno ou no Outono, mas não se surpreenda se for apanhado num chuveiro, pois ainda há cerca de sete dias chuvosos por mês.
Eventos e festas
Esta é uma época do ano mais calma quando se trata de eventos. Vale a pena verificar se há algum Moussems a chegar para as suas datas de viagem. Estes festivais locais, geralmente dedicados a santos muçulmanos, vêem frequentemente entretenimento e artesanato tradicional. As datas seguem o calendário muçulmano, pelo que mudarão todos os anos.
Evolução dos preços
Os preços podem mudar muito na Primavera, atingindo um pico nas férias da Páscoa, uma vez que Marrocos é um destino popular para os viajantes europeus. Fora do período de férias, pode frequentemente encontrar preços de pechincha.
Junho – Setembro
O Verão é de longe a estação mais popular para visitar Casablanca. A cidade enche-se de viajantes internacionais e domésticos, enquanto marroquinos das regiões interiores se reúnem à beira-mar para escapar ao calor do deserto. Isto é quando Casablanca está mais viva, com uma grande atmosfera nas ruas.
Clima
As temperaturas médias variam de 21°C em Junho a 23°C em Agosto. A chuva é rara, e os dias são agradáveis e quentes.
Eventos e festas
O festival de jazzablanca tem lugar no início de Julho, com músicos de todo o Norte de África e não só a actuarem em concertos ao ar livre pela cidade. Também em Julho, o Festival de Casablanca é um evento vibrante que celebra todas as formas de música e arte.
Evolução dos preços
Os preços tendem a aumentar devido à elevada procura na época de Verão. Talvez seja necessário reservar com bastante antecedência, pois esta é a época mais popular para os viajantes virem à cidade.
Setembro – Dezembro
À medida que as pessoas regressam ao trabalho e à escola, a movimentada estação turística de Casablanca seca. A cidade é mais calma, e a maior probabilidade de chuva faz desta uma boa altura para visitar atracções interiores.
Clima
Venha em Setembro para o melhor tempo de Outono, com médias diárias de 22°C e uma baixa probabilidade de chuva. Isso muda drasticamente à medida que a estação avança, com os meses chuvosos a começarem realmente em Novembro.
Eventos e festas
Em Setembro, o Festival L’Boulevard é uma enorme montra de música e arte urbana, com ênfase nos músicos novos e futuros. Se quer ver um lado diferente de Casablanca, este é o festival para si! A 18 de Novembro, Dia da Independência Marroquina, podem esperar-se desfiles coloridos e celebrações massivas.
Evolução dos preços
O Outono é geralmente uma época mais barata para visitar Casablanca. Os preços tendem a baixar em Setembro após o final da época festiva. Pode haver um aumento no final de Outubro, quando muitos europeus têm uma pausa de férias, mas em geral, este é um bom momento para os viajantes com um orçamento para virem a Casablanca.
Dezembro – Março
A época mais calma do ano, o Inverno em Casablanca é marcado por chuvas frequentes, o que afasta muitos viajantes. Esta é uma boa notícia para os caçadores de pechinchas e para aqueles que querem evitar multidões. O tempo significa que provavelmente vai querer maximizar o tempo dentro de casa. Felizmente, Casablanca tem muitos museus e monumentos para satisfazer um itinerário cultural inesquecível.
Clima
O Inverno em Casablanca vê temperaturas médias diárias de cerca de 13°C. Esta é a época mais chuvosa do ano, por isso não se esqueça de trazer o seu mackintosh. O Inverno em Casablanca não corresponde ao ideal marroquino de sol e calor durante todo o ano.
Eventos e festas
Não espere muito de uma grande celebração no Natal. A véspera de Ano Novo verá algumas festas, mas não é um grande festival aqui. Há alguns eventos menores e festivais locais durante a estação, mas o Inverno, em geral, é uma época mais calma em Casablanca.
Evolução dos preços
Esta é a melhor época para os caçadores de pechinchas. Os preços podem subir durante o período festivo e novamente no final de Janeiro, quando as escolas marroquinas tiverem férias. Fora destes tempos, o Inverno verá preços mais baixos do que o resto do ano.
Como chegar do aeroporto
Quando aterrar em Casablanca, poderá sentir-se um pouco sobrecarregado com o tamanho da cidade. Certifique-se de ter algumas dirhams antes de deixar o aeroporto, uma vez que isso será útil em transportes e negócios só com dinheiro.