Para muitos viajantes, apenas o nome Casablanca oferece uma promessa de romance exótico. Esta cidade, na costa atlântica de Marrocos, é conhecida pela sua mistura intrigante de arquitectura colonial francesa e mourisca, as suas praias e a sua vista de mar arrebatadora. Actualmente, Casablanca é uma das cidades mais modernas de Marrocos, com novos arranha-céus de vanguarda que partilham a linha do horizonte com mesquitas históricas e mansões da era colonial.

Como metrópole moderna, Casablanca tem uma atmosfera muito diferente das outras cidades de Marrocos, mas fora da selva de betão do centro da cidade, ainda encontrará velhas tradições. O imponente minarete da icónica Mesquita Hassan II, mesmo à beira-mar, é um dos edifícios mais evocativos da cidade. Visitantes respeitosos são bem-vindos quando as orações não estão em sessão. Outro edifício religioso, a catedral de paredes brancas, tem sido abandonado desde que os franceses deixaram Marrocos e faz uma visão sinistra e invulgar.

Para uma autêntica experiência de Casablanca, vagueia pelas ruas apinhadas da Medina. Não é tão famosa como outras medinas marroquinas, como a de Marraquexe, mas é tão animada e brilhante. Aqui poderá ver o lado tradicional da cidade, e poderá apanhar algumas lembranças únicas. Outra excelente forma de entrar em contacto com o coração palpitante de Casablanca é dirigir-se ao Porto de Casablanca, onde os pescadores lhe venderão as capturas do dia directamente do barco. Pode encontrar o porto perto da Mesquita Hassan II. É difícil de não ver, uma vez que é um dos maiores portos artificiais do mundo.

Casablanca está idealmente localizada para uma viagem de um dia a Rabat, a capital de Marrocos. Isto é o paraíso para qualquer pessoa com interesse em arquitectura ou história. Aqui encontrará o Palácio Real, o Mausoléu de Mohammed V, e outros exemplos impressionantes de edifícios mouros. A sua rica história imperial oferece uma experiência muito diferente da animada modernidade de Casablanca e é uma grande escolha para uma escapadela.

Melhor altura para viajar

Ao contrário das cidades desérticas interiores de Marrocos, Casablanca goza de um clima ameno e pode ser desfrutada mesmo no Verão alto. Ao planear a sua viagem, não se esqueça que as datas dos feriados muçulmanos variam consideravelmente de um ano para o outro. Durante o Ramadão, poderá descobrir que as lojas não estão abertas de manhã cedo e começar a abrir pouco antes do pôr-do-sol (após o jejum). É claro que isto não é verdade para todos os estabelecimentos, mas pode descobrir que muitos se adaptam a ter horários de abertura mais curtos. Enquanto Eid al-Fitr, verá as ruas cheias de gente a festejar.

Como chegar do aeroporto

Quando aterrar em Casablanca, poderá sentir-se um pouco sobrecarregado com o tamanho da cidade. Certifique-se de ter algumas dirhams antes de deixar o aeroporto, uma vez que isso será útil em transportes e negócios só com dinheiro.