A capital holandesa é famosa pela sua cultura gastronómica, desde os restaurantes de alta qualidade até à lotação em movimento. Também não é preciso deixar cair grandes notas para obter a melhor experiência culinária. A cena alimentar de rua de Amesterdão tem crescido nas últimas décadas, desde os agrafos tradicionais como o kibbeling até à fusão que come e ao falafel frito. Coma na melhor comida de rua de Amesterdão com estas 10 melhores selecções.
Melhor Kibbeling – Frens Haringhandel
Quando estiver em Amesterdão, coma como um local. Kibbeling é um petisco tradicional holandês que consiste em pedaços de bacalhau frito e custa cerca de 6,50 euros por pessoa. Perfeito como um impulso de energia ou um rápido reparo da fome, há muitos peixeiros em toda a cidade para colher. Frens Haringhandel é o nosso sítio preferido no coração de Koningsplein. É uma instituição central de Amesterdão que tem sido a principal escolha desde os anos 70. Pega numa porção de kibbeling ou no tradicional arenque holandês com pickles para te sentares ou passeares ao longo do canal Singel.

Frens Haringhandel
Melhor Falafel – Maoz
Maoz é uma super estrela vegana e uma prova da simpatia de Amsterdão para comidas à base de plantas. Esta cadeia global nasceu aqui mesmo em Amesterdão em 1991, com vários pontos de venda em toda a cidade, incluindo pontos de acesso em Leidsestraat, Albert Cuypstraat e Damrak. Perfeitamente estaladiça com uma generosa barra de salada, Maoz é o local ideal para os falafel fiends. É particularmente conhecida pelo seu pão pita recheado com hummus, falafel e beringela grelhada, que custa aproximadamente 5 euros por pessoa e vem generosamente porcionado em invólucros de papel para comer em viagem.

Maoz
Melhores Stroopwafels – Rudi’s Original Stroopwafels
Não se pode visitar a Veneza do Norte sem se entregar a alguns stroopwafels. Estes biscoitos de waffle recheados de caramelo e cheios de mastigação vão custar-lhe cerca de 2 euros por pessoa, valendo bem a pena por estas pequenas fatias de céu que combinam perfeitamente com um café forte. Dirija-se a Albert Cuypmarkt para encontrar a banca icónica de Rudi, e descubra os melhores waffles da cidade. Assados diariamente a uma receita familiar bem protegida, são o acompanhamento perfeito para esta área movimentada do mercado. São ridiculamente mais saborosos quando são comidos quentes directamente da grelha. Toda a área de Albert Cuypmarkt é uma Meca para petiscos tradicionais holandeses – por isso venha com um apetite.

Rudi’s Original Stroopwafels
Melhor Bao Buns – Bunsbar
Se se encontrar em Albert Cuypmarkt, não pode perder o Bunsbarkt. Levando o conceito de bao bun e alargando-o até à altura de um hambúrguer, o frango frito coreano de dar água na boca e os combos de sabor a carne de porco puxados por churrasco são apenas um par de amostras deste tentador menu. Os baos são adequadamente fofos e leves, o recipiente perfeito para os enchimentos tantalizantes do Bunsbar. Um dos melhores camiões alimentares de Amesterdão, Bunsbar fornece guloseimas pegajosas e deliciosas, com agrafes asiáticos, como gyozas e tempura, para colher. Os preços são até 9 euros por pessoa.

Bunsbar
Melhores Hot Dogs – Berço de comida
Por vezes, um simples cachorro-quente é tudo o que se precisa. Food Crib é o fornecedor de uma das bancas de cachorros quentes mais antigas de Amesterdão, servindo cachorros quentes ao estilo de Nova Iorque, desde 1988. Os preços são a partir de 5,50 euros por pessoa. O seu famoso quiosque de almoço está localizado mesmo no coração da Praça do Museu, tornando-o a sua comida de rua quando visita o icónico Rijksmuseum de Amesterdão. O Junkyard Dog é a sua criação de marca registada, colocando cuidadosamente salsichas, queijo, bacon, salame, piccalilli e chucrute para a derradeira sanduíche de salsicha. Outros produtos básicos incluem hambúrgueres, tanto à base de carne como de plantas, e o primeiro amor da banca, o gelado.

FoodCrib
Melhor Poffertjes – O Clube das Panquecas
Os Poffertjes são outro dos doces deliciosos de Amesterdão. Estas panquecas inchadas são feitas de farinha de trigo sarraceno e cozidas na sua própria panela, a panela da panela. Os Poffertjes são particularmente populares durante a época festiva e têm uma longa história que tem pelo menos três séculos. A nossa melhor escolha para comer é o Pancake Club, um pequeno charro cénico na bonita Leidseplein que tem servido panquecas frescas desde 1993. Peguem numa porção de poffertjes, que têm um preço a partir de 5 euros por pessoa. Depois, explore o Vondelpark, o famoso espaço verde de 47 hectares da cidade.

O Clube das Panquecas
Melhor Galinha Frita – Galinha Gangnam
Embora Amesterdão não tenha falta de bancas de frango frito, desde os takeaways nocturnos a marcas bem conhecidas, Gangnam Chicken faz as coisas de forma diferente. Este é o melhor restaurante de frango frito ao estilo coreano da cidade. Escolhe entre as tentadoras asas de frango com soja e alho, ou aquece-as com o seu picante molho coreano gochujang. Um prato de frango saboroso custa cerca de 12 euros. Perfeitamente combinado com os tradicionais kimchi e pickles de daikon, é um pedaço de Seul no coração de Amesterdão. Encontrá-los-á em Eerste Helmersstraat, perto da entrada de Kattenlaan do Vondelpark.

Galinha de Gangnam
Best Vegan Eats – Sr. Blou I Love You
Quando um antigo cozinheiro estrela da Michelin deixa a sua posição para um projecto de paixão alimentar de rua, sabe que os resultados serão deliciosos. O Sr. Blou I Love You é um dos melhores locais de comida de rua vegetariana em Amesterdão. Baseado em Elandsgracht, encontrará agrafes como envoltórios de falafel ao lado de guacamole, saladas de abacate e smoothies nutritivos. Ao contrário de outras opções de comida de rua, o menu muda ao longo do dia, do pequeno-almoço ao jantar. As refeições custam cerca de 15-20 euros por pessoa. Como uma charcutaria da velha guarda, pode escolher o conteúdo da sua salada ou embrulho a partir de um fornecimento rotativo de ingredientes sazonais deliciosos.

Sr. Blou, eu amo-te
Melhor Arenque – Haringhandel Jonk
O arenque é outra das famosas tradições alimentares de rua dos Países Baixos. Picado e cortado em cubos, encontrará barracas de arenque por toda a cidade, onde pode comer apenas com um palito à mão. Haringhandel Jonk é uma barraca popular no coração do centro de Amesterdão, um pequeno passeio a partir do histórico (e belo) Begijnhof. O arenque em conserva vem servido simplesmente com pepinos e cebolas para um lanche leve e mais picante. Uma sanduíche de arenque custa cerca de 4 euros.

Haringhandel Jonk
Melhor Variedade – Foodhallen
Os mercados alimentares são uma obrigação para os apreciadores de comida de rua que procuram trocar, partilhar e provar com os amigos. Felizmente, Amsterdão está carregada de salões e mercados alimentares, onde camiões e bancas montam lojas. A nossa favorita é Foodhallen no centro comercial De Hallen, uma instituição local da moda desde 2014. Alojado num antigo depósito de eléctrico da moda, encontrará de tudo, desde fotos vietnamitas a sushis japoneses bem enrolados, juntamente com cerveja artesanal e cocktails. Os preços das refeições aqui são de cerca de 11-20 euros por pessoa. As 21 bancas do salão estendem-se pelos continentes para provar um balcão único para as suas necessidades alimentares de rua. Outros mercados alimentares de rua em Amesterdão a procurar incluir O Departamento de Alimentação na Praça Magna e Mercado 33.

Foodhallen