A reputação gastronómica de Amesterdão tem crescido de força em força, com restaurantes inovadores e menus multiculturais por toda a cidade. Michelin é há muito tempo um sinal de excelência gastronómica, e Amsterdão tem cerca de 23 restaurantes premiados com estrelas. Estas vão desde instituições icónicas do século XIX, como a Sala Branca, a restaurantes de vanguarda, tais como o Spectrum. Delicie-se com uma refeição de classe mundial num dos 10 melhores restaurantes de estrelas Michelin.

Spectrum

Da sua base reluzente no cenário Waldorf Astoria, o Spectrum é um dos restaurantes com estrelas Michelin de Amesterdão que foi premiado com 2 estrelas de prestígio. O mestre cozinheiro Sidney Schutte traz um toque asiático aos seus pratos depois de ter cortado os dentes no distinto Amber de Hong Kong. O resultado é uma mistura impecável de sabores holandeses e internacionais, com pratos coloridos que parecem tão impressionantes quanto o seu sabor. Isto é tão bom como jantar na cidade, com pratos elegantes como choco lacado com café e arenque com creme de canela miso. O preço por pessoa para uma refeição completa é de cerca de 200 euros por pessoa.

Restaurante Spectrum

Restaurante Spectrum

RON Gastrobar

Trazendo de volta à terra a alta arte da alta cozinha, o RON Gastrobar de Ron Blaauw é conhecido pela sua atmosfera descontraída. Os toques industriais da moda podem dar-lhe uma vantagem moderna, mas a comida pode falar por si mesma. Trata-se de comida saborosa com um toque lúdico, quer se trate de um bife seco de dar água na boca com tutano ou peixe e batatas fritas sob a forma de pregado grelhado com experiência. Tornou-se, em parte, um elemento básico da cena alimentar local porque é um dos restaurantes de estrelas Michelin mais acessíveis de Amesterdão. As refeições aqui custam entre 30 e 190 euros por pessoa.

RON Gastrobar

RON Gastrobar

A Sala Branca

A Sala Branca de Jacob Jan Boerma é também um dos restaurantes mais antigos da cidade. Enquanto a cozinha é surpreendentemente moderna, os hóspedes beneficiam do ambiente régio do restaurante, onde brancos limpos, dourados e silvestres brilham em esplêndidos interiores do século XIX. O menu tem um ethos de origem local com inspirações globais que não é pouco saboroso, desde o requintado beurre blanc de champagne do chef até aos engenhosos pares de porcos com cacau. Uma refeição aqui varia entre 31 euros e 91 euros por pessoa.

  Restaurante A Sala Branca

Restaurante A Sala Branca

Yamazato

O primeiro restaurante japonês de Amesterdão exala o charme tradicional do kaiseki. O design japonês impecável com uma estética minimalista e modernista faz com que a experiência seja pacífica e ornamental. O chef executivo Masanori Tomikawa trabalha no restaurante desde 1983, escalando as fileiras de porteiro a estrela Michelin. Esperar um lombo de vaca incrivelmente marmoreado, sashimi de atum preparado com perícia e uma gama de pickles deliciosos e zingy como um dos 8 pratos finos. Comer aqui custa aproximadamente de 85 euros a 115 euros por pessoa. Os emparelhamentos de vinho e saquê transportam-no para os frondosos tribunais de Quioto, neste canto de Amesterdão.

Restaurante Yamazato

Restaurante Yamazato

De Kas

De Kas é uma das mais intrigantes jóias Michelin de Amesterdão, situada no sereno Parque Frankendael do século XVII. À medida que cultivam os seus próprios vegetais e ervas aromáticas, a filosofia do restaurante é apenas o começo. O seu menu orgânico contém não só uma estrela Michelin, mas também uma estrela verde para a sustentabilidade. Influenciado pelas mudanças de estação, desfrute de combinações de sabor como alcachofras de Jerusalém com beurre blanc de dashi e tartare de bife com óleo de alho-porro. É também um dos restaurantes de estrelas Michelin baratos altamente recomendados em Amesterdão, com menus de 3 pratos a partir de apenas 41,50 euros por pessoa.

Restaurante De Kas

Restaurante De Kas

Sinne

Mais relaxado e despretensioso do que o seu restaurante tradicional Michelin, que tudo acaba quando se vê a comida. O menu do Sinne inspira-se no Oriente através do Ocidente, com uma cozinha na moda com vista livre e excelentes pontos de preço. Enquanto que os espectáculos como a lagosta e o bife de vitela podem tomar o centro do palco, o chef Alexander Ioannou ostenta um estilo elaborado mas exigente que deixa cantar os sabores. Os jantares podem ficar ocupados, por isso, procurem por especiais à hora de almoço se estiverem atrás de uma experiência mais subjugada. Esperar pagar entre 39 e 87 euros por comensal aqui.

Restaurante Sinne

Restaurante Sinne

Restaurante 212

Um dos novos estabelecimentos mais badalados de Amesterdão, o Restaurante 212 é a criação de Richard van Oostenbrugge e Thomas Groot de Bord’eau. Este novo empreendimento rapidamente ganhou o par 2 estrelas Michelin, graças ao seu inventivo mas classicamente elaborado menu. Uma refeição média aqui custa cerca de 56 euros por pessoa. Esta inventividade é visível em combinações de sabores únicos, como gelado de ostra, uma mistura engenhosa que precisa de ser experimentada. A sua intimidade e o seu trabalho de espectáculo através de um ethos sem mesa enquanto se senta à volta da cozinha aberta com vista para a criatividade à medida que esta acontece.

Restaurante 212

Restaurante 212

MOS

Detentor do forte da cozinha francesa criativa de Amesterdão, o MOS é um deleite do lado do canal. Localizada no coração da cidade Marina IJdock, a experiência de marisco é reservada por iates à vela cénicos e um ambiente à beira-mar. O Chef Egon van Hoof exerce grande perícia técnica e fornece boas alternativas vegetarianas que vão ao encontro do menu padrão. O preço médio das refeições é de cerca de 66 euros por pessoa aqui. Os destaques incluem caril de bacalhau de inspiração tailandesa com cogumelos shiitake e rabanetes marinados, bem como um tamboril habilmente cozinhado com trufas Morcilla.

Restaurante MOS

Restaurante MOS

RIJKS®.

Situado nos grandes interiores da Philips Wing do Rijksmuseum, RIJKS tem o privilégio de estar rodeado de obras de arte inestimáveis. O Chefe Joris Bijdendijk adere à ética local e sustentável de abastecimento alimentar para oferecer um menu imaginativo infiltrado na criatividade holandesa. Tanto os menus de almoço como de jantar estão disponíveis como cursos definidos ou à la carte. Alguns dos destaques incluem millefeuille de beterraba com beurre blanc de Tomasu, mexilhões com manteiga de limão e um incrível bife alimentado com erva. Esperar pagar de 46 a 91 euros por pessoa por uma refeição aqui.

Restaurante RIJKS

Restaurante RIJKS

Última atualização: 1 agosto, 2023. Originalmente, este conteúdo recomendava o local “Le Restaurant”, que, a partir de 1 de junho de 2023, deixará de exercer a sua atividade atual em Frans Halsstraat.