De stroopwafels a krokets e poffertjes, os Países Baixos ofereceram ao mundo muitas iguarias apetitosas. A cena gastronómica em Amesterdão reflecte esta profunda tradição com espaços contemporâneos que actualizam receitas e ingredientes do velho mundo. Descubra os 10 melhores restaurantes tradicionais de Amesterdão, desde a bistronomia holandesa contemporânea até aos favoritos da velha guarda.

Hap-Hmm

Se estás a pensar onde é que os locais comem em Amesterdão, não procures mais longe do que Hap-Hmm. Esta instituição local está a funcionar há mais de 60 anos, servindo a mais calorosa tarifa holandesa em interiores quentes e acolhedores. Embora encontre poucos desvios em relação à carne tradicional da cozinha holandesa, vegetais e emparelhamentos de batatas, o menu muda com as estações do ano e os fornecedores locais, pelo que apenas obtém os melhores produtos. Também é tudo a um preço razoável, com refeições médias que custam cerca de 23 euros por pessoa. Destacam-se as almôndegas da avó ao estilo caseiro e o stamppot, servido com legumes cozidos como cenouras e beterrabas.

Restaurante Hap-Hmm

Restaurante Hap-Hmm

Moeders

Os Moeders, ou “mães”, são tão acolhedores como os restaurantes. Estucado com imagens multicoloridas de mães, o restaurante concentra-se no melhor da cozinha tradicional holandesa caseira. As refeições custam de 26,50 a 30,50 euros por pessoa para um prato principal e sobremesa. Procure no menu o stamppot, um puré de batatas, vegetais e carne, e o barbeiro sazonal (ruibarbo). Apesar dos seus interiores caseiros e da sua estética antiquada, deve reservar esta popular junta com antecedência para garantir uma mesa. A sua localização é também um deleite mesmo à beira do anel do canal, sempre animado com uma atmosfera alegre.

Restaurante Moeders

Restaurante Moeders

Albert Cuypmarkt

Embora não seja um restaurante, Albert Cuypmarkt está alinhado com barracas de comida tradicional servindo clássicos holandeses como stroopwafels, poffertjes e haring (arenque). O arenque em salmoura, em particular, é um dos alimentos de primeira necessidade em Amesterdão. Tradicionalmente servido com cebola em cubos, pepininhos e pão, é uma iguaria zingy e tantalizante que acompanha um passeio pelo mercado. Procure a icónica banca Vlaardingse Haringhandel, completa com bandeiras holandesas, ao longo da rua do mercado para os melhores arenques de Amesterdão. Esperar pagar entre 3 e 13 euros por pessoa para experimentar as delícias aqui.

Mercado Albert Cuyp

Mercado Albert Cuyp

De Silveren Spiegel

De Silveren Spiegel é uma experiência icónica e memorável para ocasiões especiais com vista para o Canal Singel. Espalhada por duas casas de tijolos vermelhos do século XVII, a sala de jantar apresenta réplicas de pinturas de antigos mestres holandeses e um serviço de mesa requintado com porcelana artesanal. O menu é contemporâneo e criativo com pratos clássicos como os mexilhões Zeeland e o bife de ribeye holandês cozinhado na perfeição técnica. O restaurante também tem uma história pungente, uma vez que alojou famílias judias escondidas debaixo do seu soalho durante a ocupação nazi. Uma refeição média aqui custa cerca de 100 euros por pessoa, sem um emparelhamento de vinho.

Restaurante De Silveren Spiegel

Restaurante De Silveren Spiegel

Café Loetje

Agora uma pequena cadeia de Amesterdão, Café Loetje é muito apreciado tanto pelos habitantes locais como pelos visitantes. Servem pratos clássicos holandeses como croquetes (krokets) e vitela juntamente com um menu de bife de lombinho especial (biefstuk). Na verdade, muitos proclamam este o melhor restaurante de bifes da cidade. O café original perto do bairro trendy De Pijp ainda se movimenta como o fazia há mais de 30 anos quando abriu pela primeira vez. O seu terraço ao ar livre é particularmente cénico no Verão e um bom lugar para comer um bife enquanto se observa as pessoas. O preço médio de um bife aqui é de cerca de 30 euros por pessoa.

Café Loetje

Café Loetje

Restaurante Blauw

Como algo de bola curva, a história colonial dos Países Baixos significa que encontrará muitos bons restaurantes indonésios que são uma parte tão importante da cozinha local como os pratos tradicionais holandeses. Blauw é um dos melhores e é especializado em rijsttafel, banquetes indonésios compostos por dezenas de pequenos pratos servidos com arroz branco. O restaurante em si é uma pequena jóia fantástica perto do Vondelpark. Os seus interiores são brilhantes e ousados, com fotografias de família explodidas para uma atmosfera acrescida. Encontrará também uma gama de caril e saladas indonésias autênticas com muitas opções vegetarianas. Um menu de três pratos de chef aqui custa 39 euros por pessoa.

Restaurante Blauw

Restaurante Blauw

Winkel 43

A tarte de maçã é uma das melhores especialidades alimentares de Amesterdão, então porque não jantar no melhor? Winkel 43 é consistentemente rotulado como o lar da melhor tarte de maçã de Amesterdão. Perfeito como um prazer a meio da tarde, este acolhedor café está localizado em De Jordaan, o antigo bairro judeu. Amigável e tradicional, o lugar é sempre agitado – e é fácil de ver porquê. Para além da tarte de maçã, o Winkel 43 também serve almoços rápidos, como sanduíches, salsichas holandesas e saladas, bem como jantares saudáveis a partir das 18 horas. Os itens do menu variam de 5 euros para um lanche a 17,50 euros para uma refeição completa.

Winkel 43

Winkel 43

Stamppotje

Outro “não muito bom restaurante” nas nossas recomendações da melhor comida/cozinha holandesa, Stamppotje é o local para experimentar o stamppot com a assinatura de Amesterdão. Aberto apenas durante as estações mais frias, pode apanhar guisados de puré de batata, vegetais e carne para levar. Estes variam desde os favoritos tradicionais como a chucrute e a couve a actualizações modernas indulgentes carregadas com queijo e alho francês. Existem oito locais em toda a cidade que se estendem desde Amesterdão Centraal até Sarphatipark. O conceito é bastante brilhante, pois quando o tempo mais quente rola, Stamppotje torna-se IJscuypje, um vendedor de gelados. Esperar pagar cerca de 12 ou 13 euros por pessoa por stamppot aqui.

IJscuypje

IJscuypje

D’Vijff Vlieghen

Uma das experiências culinárias holandesas de ponta de Amesterdão, o Restaurante d’Vijff Vlieghen está localizado dentro de cinco casas do canal do século XVII interligadas. Os interiores são um sonho antigo, ostentando painéis de madeira, vigas e mesas impecavelmente vestidas para complementar a sua refeição. Encontrará até alguns originais de Rembrandt pendurados nas paredes. O menu em si é dividido entre opções de vários pratos, variando entre 3 a 6 pratos. Os preços por pessoa variam entre cerca de 40 euros para 3 cursos sem bebidas e 111 euros para 6 cursos com vinho. A comida é ao mesmo tempo inventiva e clássica com frango de origem local, ganso fumado e vitela assada em oferta. Os comensais famosos incluem Walt Disney, que frequentava o restaurante quando se encontrava na Europa.

Restaurante d'Vijff Vlieghen

Restaurante d’Vijff Vlieghen

 

Última atualização: 1 agosto, 2023. Originalmente, este conteúdo recomendava o restaurante Haesje Claes em Spuistraat, mas devido à pandemia de Covid-19, o restaurante fechou definitivamente em 2020.