A cidade de Sevilha está próxima de cidades e vilas com muita história e uma geografia muito variada de zonas rurais, praias e montanhas. Uma variedade e riqueza únicas para que possa decidir qual dos melhores passeios e excursões diárias que gostaria de fazer a partir de Sevilha, para fazer uma pausa na azáfama da cidade e ao mesmo tempo conhecer a província e outros recantos próximos da Andaluzia.

Carmona e a zona rural sevilhana

A meia hora de carro de Sevilha são as aldeias pertencentes à zona rural sevilhana, na vasta região do Vale do Guadalquivir. Os destaques desta região são os seus restos arqueológicos e o seu património histórico, cultural, artístico e gastronómico. Visitar as suas ruas é ver milhares de anos de história viver e dirigir-se num só lugar. Destacam-se as muralhas árabes, que estão em perfeito estado de conservação, bem como o Alcázar del Rey Don Pedro, o bairro judeu e a necrópole romana.

Campo de Carmona

Campo de Carmona

Uma viagem à praia

Embora Sevilha não tenha praia, também é verdade que está bastante perto da costa e é muito conveniente fazer uma viagem de um dia para desfrutar do mar. Em apenas uma hora e meia de carro pode estar em Matalascañas, o lugar mais popular de Sevilha e localizado no coração do Parque Natural de Doñana, com um ambiente familiar e muitos bares e restaurantes. Os pores-do-sol junto ao mar nesta aldeia são imperdíveis. Outra praia próxima é Islantilla, que se destaca pela sua areia fina e pela sua largura de mais de um quilómetro e meio. As praias de Mazagón, Caño de la Culata e Isla Canela são também dignas de menção.

Praias de Mazagón

Praias de Mazagón

Caminito del Rey

Na província de Málaga, a 150 km da cidade de Sevilha, pode descobrir uma característica geográfica verdadeiramente surpreendente. É uma ponte pedonal suspensa entre paredes verticais íngremes no Desfiladero de los Gaitanes, localizada a mais de 100 metros acima do rio Guadalhorce. Há alguns anos atrás, todo o complexo foi remodelado para visitas turísticas e o passadiço e acessos foram reforçados para proporcionar maior segurança. É uma viagem de duas horas e é a melhor forma de chegar à zona.

Caminito del Rey

Caminito del Rey

Parque Mineiro Rio Tinto

Em meados do século XIX, a empresa britânica fundou a Rio Tinto Company Limited a pouco mais de uma hora de Sevilha, numa zona mineira que funcionava como tal desde os tempos antigos. Hoje, o local foi transformado num parque temático que conta a história das minas e ostenta uma paisagem maravilhosa, semelhante à superfície da lua. Dentro do Parque Mineiro Rio Tinto encontra-se um museu alojado no antigo edifício hospitalar da empresa, que exibe comboios antigos e recria uma mina da era romana. Pode também desfrutar de um passeio num comboio do século XIX, contemplando a paisagem e as antigas instalações da empresa mineira, com as águas vermelhas do único rio Tinto como pano de fundo.

Parque Mineiro Rio Tinto

Parque Mineiro Rio Tinto

Parque Doñana

Uma visita ao Parque Nacional e Natural de Doñana é uma visita obrigatória para os turistas que desfrutam do grande ar livre e da natureza no seu melhor. Com uma vasta área de quase 110.000 hectares, toda ela protegida, faz parte do Património Mundial da UNESCO e destaca-se pelos seus ricos ecossistemas e biodiversidade, que é única na Europa. Praias, lagoas, florestas, pântanos, colinas, matagais e dunas fixas e móveis, tudo isto encontrará na sua visita ao Parque Doñana, além de poder ver mais de 300 espécies de aves numa área que é chave para as rotas migratórias de muitas delas.

Parque Nacional de Doñana

Parque Nacional de Doñana

Castillo de las Guardas Reserva

É um grande plano para fazer com a família durante uma viagem de um dia a partir de Sevilha. A reserva está localizada a 50 km da cidade e é um dos maiores parques de animais do continente europeu, com mais de 200 hectares de floresta e mais de 1000 espécimes de animais pertencentes a 100 espécies de todo o mundo. O passeio para os visitantes cobre um total de 15 quilómetros, que pode ser feito de carro ou no próprio comboio do parque, para observar os animais no seu ambiente e ver aves de rapina, leões marinhos e cangurus, bem como outras atracções, tais como karting, paintball e piscinas.

Reserva Natural de Castillo de las Guardas

Reserva Natural de Castillo de las Guardas

Dolmens da Idade do Bronze

A história de Sevilha e dos seus arredores é inesgotável e a apenas 20 minutos de carro da cidade (com a opção de ir também de autocarro) está a Dolmen de la Pastora, um local que faz parte do Série de dólmenes da Idade do Bronze e foi um dos maiores assentamentos populacionais do terceiro milénio a.C. Hoje é um santuário megalítico completo de grandes dimensões e os arqueólogos afirmam que foi um local sagrado no seu apogeu. É orientado para o pôr-do-sol e para os bens da sepultura pré-histórica, podem-se ver flechas de pedra, colares de pedra e vasos de cerâmica.

Dolmens de Sevilha

Dolmens de Sevilha

O encanto arquitectónico do Mosteiro de San Isidoro

Muito perto de Sevilha, na cidade de Santiponce, está este mosteiro fundado em 1301 por Alonso Pérez de Guzmán (mais conhecido pelo nome popular de Guzmán el Bueno) e construído no local de um antigo eremitério moçárabe onde se crê ter sido enterrado San Isidoro de Sevilha. O principal encanto deste mosteiro é que alberga diferentes estilos arquitectónicos à medida que foi sendo renovado ao longo dos séculos: gótico medieval, renascentista, barroco, rococó e arquitectura neo-gótica. Ideal para uma visita de lazer e para contemplar os detalhes do claustro, da sacristia, da casa capitular, do refeitório e das suas torres. As suas paredes apresentam uma colecção de frescos, telas e retábulos.

Mosteiro de San Isidoro del Campo

Mosteiro de San Isidoro del Campo

Uma rota de Colombo através da viagem de Cristóvão Colombo

É uma experiência empolgante refazer os vestígios de como a primeira viagem de Cristóvão Colombo à América foi planeada em 1492. E esta é mais uma viagem de um dia que se pode fazer de Sevilha à província de Huelva em três pontos específicos, muito próximos um do outro: o mosteiro de Santa Clara em Moguer onde Colombo foi procurar o apoio da sua abadessa, a aldeia de Palos de la Frontera onde nasceram os famosos irmãos Pinzón e onde se situava o famoso cais de onde partiram as caravelas e, finalmente, o Mosteiro de La Rábida, com uma grande riqueza arquitectónica em estilo mudéjar e onde Colombo se encontrou com os seus colaboradores para planear a viagem.

Mosteiro de Santa Maria de La Rábida

Mosteiro de Santa Maria de La Rábida

A riqueza geológica e paisagística do Cerro del Hierro

A uma hora e meia de carro de Sevilha está o Parque Natural da Serra Norte com a jóia do Cerro del Hierro, uma área mineira com um valor paisagístico e paisagístico único, com pedra calcária com mais de 600 milhões de anos. Como resultado da actividade mineira e da erosão natural, as montanhas são muito interessantemente coloridas em tons de ocre, vermelho e cinzento. Desta forma, forma-se uma paisagem de características muito únicas e fotografáveis, perfeita para percursos pedestres entre pontes, túneis e galerias até se chegar aos miradouros.

Cerro del Hierro

Cerro del Hierro

Setenil de las Bodegas e o encanto da cordilheira de Cádis

Cádis fica muito perto de Sevilha e estas escapadelas são geralmente concebidas para a zona da praia, mas há vida para além do mar e Setenil de las Bodegas é a prova disso. É uma bela aldeia localizada no meio das montanhas, a 1 hora e 40 minutos de carro de Sevilha. Um enclave pré-histórico com muito encanto e cheio de trilhos de caminhadas para toda a família desfrutar.

Setenil de las Bodegas

Setenil de las Bodegas

A gruta das maravilhas de Huelva

A uma hora e meia de Sevilha não há apenas história mas também muita pré-história, exactamente na aldeia de Aracena, na província de Huelva. Lá pode visitar a Gruta de las Maravillas, uma caverna localizada no centro da aldeia, que tem três níveis sobrepostos, perfazendo um total de 2.230 metros de galerias. O percurso permitido aos turistas é de 1200 metros, mas é mais do que suficiente para experimentar em primeira mão como viveu o homem pré-histórico.

Gruta das Maravilhas

Gruta das Maravilhas