Na área metropolitana de Barcelona e nas cidades próximas pode encontrar jóias verdadeiras para complementar a sua visita da melhor maneira possível. Há muitos melhores passeios e excursões diurnas que se podem fazer ao sair da cidade de manhã e ao regressar no período da tarde.
Sitges
Uma cidade famosa pelas suas praias, vida nocturna e cena cultural, está apenas a uma hora de comboio de Barcelona e vale bem a pena uma visita. Também se pode alugar um carro por um dia e visitá-lo, mas a melhor opção é ir de comboio e aproveitar a oportunidade de passear à volta dele, pois o estacionamento é muito difícil devido ao número de carros que circulam. Uma boa altura para visitar Sitges é durante o mês de Outubro, quando o seu famoso festival de cinema é realizado, ou em Fevereiro, quando o carnaval é celebrado.

Sitges
Praias do Maresme
As praias mais próximas da cidade de Barcelona são as da Maresme, que cobrem um total de 16 cidades, algumas das quais podem ser visitadas com qualquer cartão de metro, numa viagem que conta como se estivesse na cidade. Pode viajar para as praias de Montgat desta forma, mas terá de comprar um bilhete de comboio separado para passar por elas. É um plano ideal para os amantes da natureza e amantes de praias tranquilas, especialmente no Verão, quando a Barceloneta está cheia de gente. Destaca-se pela qualidade das suas águas e uma vasta gama de restaurantes onde se podem encontrar mariscos muito frescos a bons preços, numa extensão de 52 km de praias.

Praia de Calella
Hospitalet moderno e empreendedor
A cidade de Hospitalet está perto de Barcelona e tem experimentado um crescimento sustentado nos últimos anos, impulsionado pelos elevados custos de aluguer na capital catalã. Assim, à histórica cidade da classe trabalhadora juntou-se uma faceta de classe média e um distrito empresarial em redor da Fira de Hospitalet, onde se realiza anualmente a maior feira mundial de telemóveis, o Congresso Mundial de Telemóveis. À volta da Fira existem hotéis que são pedras preciosas da arquitectura, como o Hotel Porta Fira com a sua clássica fachada cilíndrica. E um distrito moderno e empreendedor está a crescer para revelar o lado mais empreendedor da cidade. É possível viajar com um único bilhete de metro.

Hospitalet de Llobregat
Parque Natural Castelldefels e Garraf
Outra opção para desfrutar da tranquilidade das praias e escapar ao ruído do Verão é a cidade de Castelldefels, a apenas 30 minutos de Barcelona. Este é um lugar onde actores e desportistas famosos escolhem frequentemente viver. Estas praias são perfeitas para desfrutar dos desportos aquáticos mais agradáveis e para descobrir o Parque Natural Garraf, um dos pulmões verdes da zona e um enclave perfeito para os amantes do ar livre e da natureza.

Castelldefels
Um dia em Montserrat
O santuário de Montserrat é um dos mais antigos e melhor conservados de Espanha e está localizado perto de Barcelona. Situa-se numa zona montanhosa ideal para desfrutar de um dia de passeios ao ar livre numa paisagem única. Uma viagem de um dia perfeito a partir de Barcelona. Uma vez lá, tem a opção de subir e descer a pé, por caminho-de-ferro de cremalheira (uma variante do caminho-de-ferro concebida para ultrapassar declives íngremes e que viaja através de um sistema de engrenagens específicas), por teleférico ou por autocarro; muitas alternativas para escolher a que mais lhe convém. Existem diferentes formas de chegar a Monserrat a partir de Barcelona, mas a mais fácil e económica é de comboio, que se pode apanhar da estação Barcelona-Plaça Espanya com Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, que parte para Monserrat de hora a hora, a partir das 8:26 da manhã.

Mosteiro de Santa Maria de Montserrat
A rota do vinho Vilafranca del Penedès
Vilafranca del Penedès é a capital da região de Alt Penedès, a mais importante zona produtora de vinho e cava da Catalunha e uma das mais tradicionais de Espanha. A cidade tem um rico património histórico e artístico, com arquitectura medieval e edifícios Art Nouveau. Em redor de Vilafranca e nos arredores pode visitar adegas de diferentes tipos, desde industriais a familiares e artesãos, passando um dia a provar as castas mais seleccionadas. Para lá chegar a partir de Barcelona, a melhor opção é de comboio a partir da estação de Sants. A viagem demora cerca de uma hora.

Vinhedos de Vilafranca del Penedès
Passar o dia em Girona
Girona é uma das mais belas cidades de Espanha, atravessada por um rio e com um bairro judeu que ainda conserva todo o seu encanto medieval em muitos edifícios e na sua atmosfera. Ideal para fugir de Barcelona de comboio e passar o dia a vaguear pelas suas ruas estreitas e a apreciar a sua gastronomia. A catedral e os antigos banhos árabes merecem uma visita, tal como as muralhas da cidade do século XIV. Uma visita obrigatória se tiver um dia de folga durante a sua visita a Barcelona.

Girona
Um dia na rota romana em Tarragona
Outra viagem altamente recomendada de Barcelona é para Tarragona, um antigo enclave romano que na altura se chamava Tarraco e era a cidade mais importante do império nesta área. Tem actualmente 14 sítios arqueológicos que são Património Mundial, incluindo as muralhas, o aqueduto, o fórum, o circo e o templo romano.
Tarragona é também a capital dos castelhanos, as famosas torres humanas formadas por grandes grupos, um dos desportos mais tradicionais da Catalunha. Em tempos de grandes festivais pode ser surpreendido por esta actividade, única no mundo.

Anfiteatro romano de Tarragona
Um dia numa praia na Costa Dorada
O interior da província de Tarragona tem uma vasta linha costeira conhecida como Costa Dorada: praias longas e arenosas e um mar de águas puras e calmas. É uma boa opção para se afastar das praias no centro de Barcelona e há comboios que se podem apanhar nas principais estações da cidade. Se procura paz e sossego, recomendamos estas três cidades da Costa Dorada, que, além de terem boas praias, têm também uma arquitectura medieval muito interessante: Torredembarra, Altafulla e L’Amettla de Mar. Mas se procura festa e movimento, Salou é a sua melhor opção.

Praia de Salou
Cadaqués com Dalí
Localizada na província de Girona, Cadaqués é uma pitoresca aldeia piscatória, ideal para uma longa caminhada e paella. Muito perto desta cidade há dois enclaves relacionados com o pintor Salvador Dalí que vale bem a pena visitar.
Primeiro, existe o Museu Dalí em Figueres, com centenas de obras do pintor dispostas de forma anárquica, expressamente a seu próprio pedido. E depois pode ir a Portlligat, uma pequena praia localizada num local paradisíaco, onde encontrará a casa onde Dalí viveu com o seu companheiro, Gala, agora um museu.

Praia de Portlligat
A jóia de Besalú
Besalú é uma das aldeias medievais mais bem conservadas de Espanha. Aqui passará um dia a descobrir jóias arquitectónicas autênticas que não existem noutro lugar ou que não estão em tão boas condições como aqui. Por exemplo, o antigo bairro judeu, a ponte que conduz à cidade, o mikvah (um banho ritual utilizado para a purificação de homens e mulheres nos rituais do judaísmo) ou o Mosteiro de Sant Pere. Não há comboios para Besalú, portanto a melhor opção é ir de carro ou apanhar o autocarro diário da empresa Teisa que liga Barcelona e Besalú a partir da sua estação na Carrer Pau Clarís 117 (cruzamento com Consell de Cent).

Ponte Besalú
O ponto de vista dos vulcões em Olot
No interior da província de Girona situa-se a cidade de Olot, que alberga uma riqueza geológica que é única em Espanha. Estas são formações montanhosas nos pré-Pirenéus catalães que podem ser exploradas em diferentes rotas de caminhadas e onde se pode chegar perto e pessoal com cerca de 10 dos mais de 40 vulcões do Parque Natural da Garrotxa. Se fizer esta rota no Verão, pode nadar nos lagos cristalinos entre as montanhas.
A partir de Barcelona só se pode ir de autocarro, se preferir a opção de transporte público, numa viagem que demora aproximadamente 2 horas e 30 minutos. Por conseguinte, é melhor sair de manhã cedo para aproveitar ao máximo o dia.

Vulcão de Santa Margarida