A capital espanhola não só alberga uma vasta gama de actividades para desfrutar durante muitos dias, como também está rodeada por uma paisagem de montanha única e muito próxima de outras cidades emblemáticas castelhanas, todas elas particularmente belas devido à sua história e tradição. Se quiser tirar um dia de folga de Madrid, há muitas opções para visitar numa viagem de um dia, para tornar as suas férias muito mais reconfortantes e completas.

Toledo

Toledo é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa e uma das poucas a manter as suas muralhas originais e completas. A cidade amuralhada destaca-se pelo número de templos religiosos, uma riqueza arquitectónica secular e um património cultural que se pode apreciar nas suas ruas, terraços, miradouros e museus.

A forma mais rápida de chegar a Toledo a partir de Madrid é pelo comboio AVANT de alta velocidade, com partidas regulares a partir da estação de Atocha.

Toledo

Toledo

Aranjuez

Destaca-se pelo seu imponente Palácio Real, construído por ordem dos Reis Católicos nas margens do rio Tejo, num cenário natural paradisíaco. Os seus jardins e salões são muito diferentes uns dos outros em termos de estilo e decoração. Os pontos altos da visita incluem a Sala do Trono de Isabella II e os armários de Porcelana e Árabe. A admissão geral é de 9 euros e a taxa reduzida, para crianças menores de 16 e maiores de 65 anos, é de 4 euros.

Para chegar a Aranjuez vindo de Madrid, o comboio C3, que parte de Atocha ou Sol, demora 50 minutos e o bilhete custa 4 euros.

Palácio Real de Aranjuez

Palácio Real de Aranjuez

Ávila

Ideal para uma escapadela romântica, Ávila é outra das cidades muradas mais bem preservadas de Castela. O seu bairro histórico, como o de Toledo, faz parte do Património Mundial da Unesco e é perfeito para andar sem rumo de mãos dadas com o seu ente querido e perder-se nas suas ruas estreitas. Os seus pontos de vista, mercados e igrejas vão transportá-lo para o mundo medieval e não deve perder o prato estrela da cidade: leitão assado.

Ávila

Ávila

Mosteiro Real de San Lorenzo de El Escorial

Este enorme complexo, construído no século XVI, foi outrora a residência da Família Real Espanhola e é agora o local de sepultamento dos seus membros. Tem um palácio, um colégio, um mosteiro, uma basílica e um panteão. A admissão geral é de 12 euros e a admissão reduzida é de 6 euros.

Para chegar de Madrid a San Lorenzo de El Escorial pode apanhar os comboios suburbanos C3 a partir das estações Atocha, Sol e Chamartín.

Mosteiro Real de San Lorenzo de El Escorial

Mosteiro Real de San Lorenzo de El Escorial

Cuenca

As casas empoleiradas numa colina rochosa em Cuenca são razão suficiente para visitar esta cidade, que está também na Lista do Património Mundial da UNESCO. Mas há mais, porque a área oferece impressionantes formações rochosas no que é conhecido como a Cidade Encantada e pontos de vista maravilhosos para contemplar o panorama idílico das terras altas castelhanas.

Pode chegar a Cuenca desde Madrid no comboio de alta velocidade AVE que parte de Atocha e o deixa na estação Fernando Zóbel em 25 minutos.

Cuenca

Cuenca

Salamanca

Outra viagem de um dia perfeito de Madrid para conhecer esta cidade histórica, famosa por ser o lar de uma das universidades mais antigas do mundo. E com uma praça principal que é um monumento perfeitamente preservado e uma das mais belas catedrais em Espanha. Deve ser feita uma menção especial à Casa de las Conchas, um palácio monumental dos finais do século XV, que combina estilos góticos, renascentistas e mudéjares num edifício único pela sua beleza e complexidade, com mais de 300 conchas na sua fachada, dando origem ao seu nome.

Para chegar a Salamanca desde Madrid pode apanhar um comboio ALVIA a partir da estação de Chamartín por 25 euros e a viagem demora cerca de 90 minutos.

Catedral de Salamanca

Catedral de Salamanca

Serra Norte

Para os amantes da aventura e da natureza, as aldeias e paisagens da Serra Norte de Madrid são perfeitas para passeios de um dia. Tem muitas opções de percursos pedestres e de bicicleta no Vale do Jarama, na Sierra del Rincón e no Alto, Médio e Baixo Vale do Lozoya. Um ambiente natural com um ecossistema muito variado, com uma área de zonas húmidas e a nascente dos rios mais importantes de Castela, com uma enorme riqueza de árvores de muitas espécies e com picos de montanha até 2000 metros de altura.

Serra Norte de Madrid

Serra Norte de Madrid

Chinchón

Um local perfeito para passar um domingo a fugir de Madrid e passear pela sua Plaza Mayor, declarada Sítio Histórico-Artista, com origens medievais que têm sido bem preservadas ao longo dos séculos. As suas arcadas e varandas são muito características desta aldeia, que também é famosa pelos seus doces típicos com nomes muito particulares: “tetas de novicia” e “pelotas de fraile”. Se conduzir a partir de Madrid, estará no centro da aldeia em 50 minutos. De autocarro, o 337 irá levá-lo até lá em 1 hora e 15 minutos.

Chinchón

Chinchón

Alcalá de Henares

Uma cidade muito próxima de Madrid e facilmente acessível por comboio, é famosa por duas coisas: a sua universidade e por ser o berço de Miguel de Cervantes, o famoso autor de Dom Quixote. O seu centro histórico é um Património Mundial da UNESCO. Recomendamos que passeie pela Calle Libreros e pela Calle Mayor, desfrute da praça Cervantes e visite o edifício histórico da Universidade.

Alcalá de Henares

Alcalá de Henares

Segóvia

Esta cidade castelhana é famosa por ter o aqueduto romano mais bem preservado do mundo e, talvez, a obra monumental mais importante deixada pelo Império na sua passagem pela Península Ibérica. Pode descobrir esta maravilha na cidade de Segóvia, a apenas uma hora de carro de Madrid, que é um verdadeiro museu ao ar livre, com as suas muralhas medievais, o antigo bairro judeu e a Catedral.

Aqueduto de Segóvia

Aqueduto de Segóvia

Guadalajara

A cidade de Guadalajara fica a 1 hora de carro de Madrid, ideal para uma viagem de um dia para ver os restos das suas muralhas medievais e visitar alguns dos seus palácios históricos. É também uma boa oportunidade para apreciar a requintada gastronomia castelhana e desfrutar de um passeio pelo bairro histórico.

Guadalajara

Guadalajara

La Granja de San Ildefonso

Outro destino interessante a pouco mais de uma hora de Madrid, neste caso para visitar o que é conhecido como o “Versalhes espanhol”, devido ao grande palácio real que foi outrora o retiro de Filipe V e da sua família. O Sítio Real de La Granja de San Ildefonso foi o local de caça dos reis de Espanha desde a Idade Média até aos monarcas católicos, quando cederam alguns edifícios aos monges Hieronymite.

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso

Palácio Real de La Granja de San Ildefonso