Muito perto da cidade de Valência há aldeias e regiões que são verdadeiramente encantadoras para a sua história, as suas festas e as suas paisagens naturais. Castelos medievais, enseadas intocadas, grutas rochosas e festivais alimentados a adrenalina esperam por si para uma viagem de um dia.
Enseadas de Xàbia
Na costa norte da província de Alicante, é um dos destinos preferidos dos valencianos. As enseadas de Xàbia formam um enclave paradisíaco na Costa Blanca, com praias rochosas e pedregosas naturais, entre as quais se destaca a praia de Arenal. Pode mergulhar com tubo de respiração e mergulhar ou relaxar na costa debaixo de um guarda-chuva. As águas são turquesa, muito transparentes e cristalinas. Nas proximidades encontra-se a bela cidade de Jávea ou o porto de Xàbia, rodeado por casas pitorescas.
De transporte público pode apanhar o autocarro Alsa ou o comboio, ambas as viagens demoram 2 horas e 30 minutos. De carro, 1 hora e 30 minutos por auto-estrada.

Praia de Granadella
As pontes suspensas de Chulilla
A apenas 60 km de Valência encontra-se a aldeia de Chulilla, uma pequena cidade cuja principal atracção é a rota das pontes suspensas. É uma combinação de florestas e paisagens rochosas que formam um verdadeiro paraíso natural, com pontes de madeira levantadas para que os caminhantes possam mover-se com total conforto e ter as melhores vistas do Desfiladeiro Turia. Outras áreas interessantes são El Charco Azul, Las Canales, El Remanso de las Mulas e as vistas do Mirador de La Muela.
A melhor opção para uma viagem de um dia a Chulilla é ir de carro e chegar em 50 minutos. Há transportes públicos, por comboios e autocarros, mas é uma viagem entediante de sete horas.

Chulilla
O castelo de Peñíscola
Peñíscola é um enclave costeiro com longas praias e grandes restaurantes de arroz. Mas a principal atracção é o seu castelo, que se destaca na cidade velha, construído pelos Templários sobre as ruínas de uma mesquita e que foi a sede oficial do Papa Luna. Forma uma verdadeira fortaleza, com um conjunto de muralhas que serviram para proteger a cidade de ataques. Esta é uma escapadela perfeita para caminhar e se perder neste bairro medieval. Ao pé do castelo estende-se a praia, com 3 km de costa com enseadas intactas e muitas opções para banhistas.
Pode chegar a Peñíscola desde Valência por comboio de alta velocidade AVE em três horas ou de carro na auto-estrada em metade do tempo.

Castelo de Peñíscola
As casas brancas de Altea
Outra das cidades mais encantadoras da Costa Blanca é Altea, no norte da província de Alicante. É notável pela sua costa de penhascos, a cidade velha com as suas ruas estreitas calcetadas, o número de miradouros com vista para o mar e as suas casas caiadas de branco. No topo da cidade encontra-se a Igreja de Consuelo e a cidade tem dois portos, uma marina e um porto de pesca. Tem também um passeio que vai desde o porto até à antiga aldeia piscatória. Altea pode ser alcançada de carro numa viagem de uma hora e meia ou de autocarro Alsa numa viagem de duas horas e meia.

Altea
A cidade amuralhada de Morella
No norte da província de Castellón situa-se esta jóia medieval que cativa turistas de todo o mundo porque é uma aldeia completamente murada. O castelo é um dos edifícios mais impressionantes de Morella, assim como o convento de São Francisco, a igreja arquipiscopal e os pórticos medievais. A partir daqui pode fazer muitas caminhadas pela área por caminhos cheios de grutas, eremitérios e muitos encantos naturais. A melhor opção para uma viagem de um dia a Morella é de carro, uma viagem de cerca de duas horas. Os transportes públicos também chegam, mas demoram quatro horas.

Morella
Parque Natural da Alfubera
Natureza e gastronomia andam de mãos dadas neste cenário natural a apenas 10 km da cidade de Valência. Um cenário de belos pores-do-sol, campos de arroz e florestas, onde se pode saborear a cozinha valenciana original, pois foi neste local que a famosa paella foi inventada. Perfeito para uma pausa de fim-de-semana ou uma escapadela de um dia inteiro, com seis itinerários diferentes e muito bem sinalizados dentro do parque natural, para um passeio à descoberta de espécies de plantas e aves nativas. Pode ir de carro ou de transporte público com o Cartão Turístico Valenciano.

Parque Natural de Alfubera
La Tomatina de Buñol
A cidade de Buñol fica a 38 minutos de carro de Valência e uma hora de autocarro ou comboio e é famosa pela sua Tomatina, um festival em que milhares de pessoas andam pelas ruas vestidas de branco e atiram toneladas de tomates umas às outras. É um festival único que atrai turistas nacionais e estrangeiros a cada 31 de Agosto. Os bilhetes podem ser adquiridos como bilhetes únicos ou em pacotes que incluam vestuário oficial, paellas, bebidas e acesso ao bengaleiro. Uma escapada ideal para os amantes da adrenalina e da diversão em verbena.

Tomatina de Buñol
Outono em Tenencia de Benifasar
Se estiver em Valência durante o Outono, uma boa viagem de um dia é ir à Reserva Natural Tenencia de Benifasar, localizada no norte da província de Castellón. No Outono, esta floresta de coníferas e de árvores mediterrânicas assume uma variedade de cores ocre, amarelo, vermelho e laranja que farão as delícias dos seus olhos e das suas fotografias. Um lugar perfeito para longos e agradáveis passeios na floresta e com muitas trilhas para desfrutar como um casal, com amigos e família. Não há transporte público para chegar desde Valência e a única opção é de carro, uma viagem que demora cerca de duas horas.

Parque Natural de Tenencia de Benifasar
O castelo de Xátiva
No sul da província de Valência situa-se esta região, que ostenta uma das cidades mais históricas da região. É presidido por um imponente castelo que ainda conserva um valioso património artístico, razão pela qual todo o centro de Xàtiva foi declarado Sítio Histórico-Arístico há algumas décadas atrás. Recomendamos que visite o castelo e depois passeie pela cidade velha passando pelo Hospital Reial, a Plaça de la Trinitat, a Basílica Colegial de Santa Maria e a Igreja de Sant Feliu. Xàtiva pode ser alcançada de carro em 50 minutos ou de comboio regional C2 em uma hora.

Castelo de Játiva
As cavernas de Sant Josep
Dentro da cidade de La Vall d’Uixó encontra-se um enclave natural único na região: Les Coves de Sant Josep, que são a porta de entrada para o Parque Natural da Serra de Espadán. Nesta viagem pode descobrir o rio subterrâneo mais longo navegável da Europa, com 2.750 metros de comprimento, e, no mesmo percurso, um interessante trilho através de cavernas com formas estranhas e locais pré-históricos com pinturas rupestres. O bilhete de entrada geral custa 13,40 euros e inclui uma visita de 40 minutos, durante a qual 800 metros são cobertos por barco e no meio das grutas, sempre na companhia de um guia experiente. O resto é feito a pé.

Coves de Sant Josep