Não é preciso ter a experiência de uma lenda como Reinhold Messner para desfrutar de umas férias activas em Itália sob a bandeira da aventura, descobrindo as maravilhas naturais que o Bel Paese generosamente oferece. A península italiana é a guardiã de praias maravilhosas, muitas delas amigas das crianças, e oferece trilhos para caminhadas de cortar a respiração adequados a qualquer turista. E quanto às ilhas imaculadas e às suaves paisagens montanhosas, dignas de uma pintura de Monet? Abaixo seleccionámos para si algumas sugestões sobre os melhores destinos naturais em Itália.
Nas termas naturais do Lago Garda
O Lago Garda guarda tesouros capazes de proporcionar umas férias inesquecíveis na natureza. As margens do lago, veneradas no tempo dos romanos como uma divindade, são aldeias pitorescas como Gardone Riviera e Lazise, Limone e Brenzone. Vários spas naturais estarão também à sua espera. As águas frias do lago proporcionam uma pausa rejuvenescedora, assim como os passeios nas zonas naturais encantadoras. É apaixonado pelo trekking? Eis o surpreendente itinerário em forma de anel do biótopo Marocche di Dro.

Lago Garda
Trekking no Parque dos Alpes Marítimos
Outrora reserva de caça da família Savoy, é a maior área protegida do Piemonte. Estamos a falar do Parque dos Alpes Marítimos, na zona de Cuneo, adjacente ao Parque Nacional de Mercantour. Um dos melhores parques nacionais em Itália, apresenta florestas virgens, natureza exuberante e lobos. A partir de Entracque, Município do Centro de Fauna dos Homens e Lobos, pode enfrentar as 10 etapas do ‘Trekking of the Wolf’. Ofereça-se a uma aventura emocionante entre quedas de água e lagos, testemunhando o aparecimento da camurça no horizonte.

Parque Natural dos Alpes Marítimos
Relaxamento ao sol da Cinque Terre
Mesmo a natureza mais acidentada pode ser irresistivelmente cativante. Património Mundial da UNESCO, a costa de Cinque Terre estende-se por 18 quilómetros entre rochas e pequenas baías. Obterá um bronzeado perfeito enquanto relaxa na costa de Monterosso, caracterizada por cascalho fino e rochas de aspecto invulgar. Igualmente popular é Corniglia, a ‘varanda’ do Cinque Terre, localizada num promontório rochoso numa bacia coberta de vinhedos. Será o ponto de partida para um passeio por caminhos e rochas salientes.

Monterosso al Mare
As quedas de água dos banhos termais de Saturno
As termas de Saturno, na província de Grosseto, pertencem ao complexo termal no município de Manciano, perto da vila medieval de Saturno. Originários de uma cratera vulcânica, vêem água a correr em diferentes gradientes, formando quedas de água e piscinas naturais. O corpo e a mente beneficiam dos vapores quentes das águas sulfurosas a 37°. Uma lenda liga o aparecimento dos banhos à disputa entre Saturno e Júpiter e o relâmpago lançado ao rei romano do Olimpo.

Terme di Saturnia
O anel em torno das cascatas de Cerveteri
Poucas pessoas conhecem as cascatas de Cerveteri, entre as atracções naturais mais espantosas de Itália. O local, a poucos passos de Roma, está completamente rodeado de vegetação. As pequenas quedas de água, originárias da torrente que corre das montanhas de Ceriti, continuam o seu curso entre as rochas vermelhas e brancas, rodeadas por um vale coberto de vegetação densa. Escorregue nos seus sapatos de caminhada e parta para o actual trilho, admirando os lagos de banho no meio de densas florestas, pastagens e paredes tufáceas.

Cascatas de Cerveteri
Caminhada ao longo do rio Tirino
As maravilhas naturais em Itália são para todos os gostos. O rio mais claro do Velho Continente chama-se Tirino e corre em Abruzzo: uma pérola de origem cársica que atravessa as províncias de L’Aquila e Pescara. Nas imediações, é possível fazer caminhadas ou passeios de bicicleta de montanha, em percursos que também são adequados para crianças. Para satisfazer a sua sede de aventura, deixe Capestrano com guias ambientais, navegando nas águas límpidas do rio.

Tirino
Tirar a fotografia perfeita no Scala dei Turchi em Agrigento
O Scala dei Turchi na Província de Agrigento é um dos destinos naturalistas mais admirados em Itália: uma face de rocha ondulada branca e branca como a neve. Apreciará a suavidade e a circularidade das linhas. O muro cai em flecha para o mar, e deve o seu nome a uma lenda. No século XVI, a população local costumava referir-se erroneamente aos invasores sarracenos como turcos, que escalavam as rochas para criar os famosos degraus.

Scala dei Turchi
As quedas de água urbanas de Isola del Liri
A cidade de Isola del Liri, na província de Frosinone, atravessada pelo rio do mesmo nome, enfeitiça os turistas graças a duas belas quedas de água: a queda de água Grande e a queda de água Valcatoio. A primeira, de 27 metros de altura e rodeada por uma rica vegetação, é aúnica cascata europeia localizada no meio da cidade. O castelo Boncompagni Viscogliosi também se destaca. Aqueles que planearam um passeio em Ciociaria verão os seus espíritos levantados pelas paisagens naturais da Itália oferecidas por esta zona.

Ilha de Liri
Mergulhar no fiorde de Furore
Para relaxar na natureza, existe também o Fiordo di Furore, uma pequena extensão de água na costa de Amalfi. A enseada, nascida das águas do riacho Schiato, tem a peculiaridade de ser encimada por uma ponte. Se gosta de ver mergulhadores a trabalhar, chegue lá no Verão, quando se realiza uma das etapas do Campeonato Mundial de Alto Mergulho. Diz-se que a área do Fiordo di Furore é o lar do janare, mulheres envolvidas em rituais ocultos que voariam graças a poderes mágicos.

Fiorde do Furore
Na Lua… em Valdarno
Finalmente, entre os melhores lugares rodeados pela natureza no nosso país estão o Balze del Valdarno, para ser admirado ao longo da estrada que liga Florença a Arezzo. Argila, areia, cascalho e seixos são os elementos que permitem que os relevos tenham muitos pontos em comum com a típica paisagem lunar. Ficará espantado com as formações rochosas que, em alguns casos, atingem uma altura de 100 metros. Não menos surpreendentes são as gargantas profundas na mesma área.

Valdarno Blaze