Berlim é a metrópole da joie de vivre; aqui as pessoas cantam, dançam e celebram. Os berlinenses ficam de castigo quando passeiam pelas ruas animadas – os distritos de Berlim são diferentes em todo o lado. Porque cada bairro tem a sua própria cara: seja em Charlottenburg ou Wilmersdorfer Witwen chique, em Prenzlauer Berg chique ou hip Kreuzkölln, em Casamentos multiculturais, Schöneberg gay, Friedrichshain selvagem ou Mitte cosmopolita – em Berlim, cada um tem realmente o seu dinheiro. Quer queira explorar a capital alemã num fim-de-semana ou ficar uma semana inteira – aqui estão as melhores coisas a fazer em Berlim.
Manter um olho na política
Claro que Berlim, enquanto capital, é o epicentro da política alemã. E pode também experimentá-los de perto e de forma pessoal. Visite o Reichstag e observe literalmente os políticos no plenário. A partir do convés de observação da cúpula pode olhar de cima para baixo no corredor. Ao mesmo tempo, subir a cúpula e desfrutar da maravilhosa vista panorâmica de 360 graus da metrópole Spree. E o melhor de tudo: a visita ao Reichstag e à cúpula é gratuita; tudo o que precisa é de uma reserva antecipada e um documento de identidade válido. A cúpula está aberta diariamente das 8 da manhã à meia-noite, mas a última admissão é às 22 da noite.

Edifício do Reichstag
Um dia no museu
Os interessados na cultura irão, naturalmente, obter o seu dinheiro nos mais de 170 museus da cidade. Descubra dinos no Museu de História Natural, Nefertiti no Novo Museu, o Altar de Pergamon no Museu de Pergamon, a Colecção Numismática no Museu Bode, obras clássicas na Nova Galeria Nacional ou arte contemporânea na Martin-Gropius-Bau. As coisas tornam-se mais invulgares no Museu do Espião, no Museu do Caril, nos Submundos de Berlim ou nos Mundos do Corpo, por exemplo. Nas páginas da informação turística “Visite Berlim” encontrará ofertas especiais de poupança para os vários museus.

Museu Bode
GDR para tocar
Algo muito especial é definitivamente o Museu DDR. Aqui pode experimentar em primeira mão como era a vida na RDA. Passear pelo painel WBS-70 original plano, sentar-se no MuFuTi, olhar em armários e gavetas e descobrir a vida quotidiana dos cidadãos da RDA. O museu da experiência interactiva é uma das atracções mais apreciadas em Berlim. Está aberto diariamente das 9h às 21h, os bilhetes custam 12,50 euros. Uma visita ao Museu Trabi e ao antigo posto de fronteira de Checkpoint Charlie é também uma visita obrigatória para os fãs de Ostalgie. O memorial de Hohenschönhausen, com base na antiga prisão Stasi, comemora a perseguição de activistas políticos.

Museu DDR
Um pouco de refresco acima das nuvens
Depois de tanta cultura, precisa de um refresco? Que tal uma fatia de bolo 200 metros acima do solo? Pode desfrutar disto no café da Torre de TV na Alexanderplatz – vistas de cortar a respiração incluídas. Porque a esfera em que o café se encontra é rotativa. O café está aberto diariamente das 9h às 23h. Atenção: Não se esqueça de fazer o pré-registo. Quer respirar ainda mais ar de montanha? Depois mover-se através das barras do telhado. O fim-de-semana na Alexanderplatz, que é mais um clube do que um bar a altas horas, o Klunkerkranich no telhado do parque de estacionamento Neukölln-Arcaden ou o Deck 5 no telhado do Schönhauser-Allee-Arcaden são todos pontos quentes.

Alexanderplatz
Festa toda a noite
Em geral, há muita dança em Berlim. A capital orgulha-se dos melhores clubes da Europa. Embora o Tresor original, o local de nascimento do techno, tenha sido há muito tempo uma história, os baixos ainda roncam pelas noites do clube de Berlim. Uma visita ao Berghain, provavelmente o clube techno mais famoso do mundo com o seu espectacular sistema de som, é uma obrigação em qualquer viagem a Berlim. Gosta mais do extremo? Em seguida, para KitKat ou Insónia. Mas cuidado: laca, couro e muita pele nua são obrigatórios aqui! O Lido e o Astra estão a balançar, a Schwuz é bicha, e a Cumbia Salvaje e a festa ATR têm ritmos latino-americanos.

Berghain
Muita música ao vivo
Gosta mais de música ao vivo? Depois visite um dos numerosos grandes e pequenos concertos nos palcos da cidade. Um dos melhores lugares a visitar em Berlim é o Waldbühne no oeste de Berlim, com o seu cenário único e excelente som. A Filarmónica am Potsdamer Platz, onde mais de 2.000 visitantes podem ouvir os sons da Orquestra Filarmónica de Berlim, será um local clássico. Os bilhetes custam entre 10 euros e 45 euros. Se quiser provar, passe por lá às terças-feiras às 13:00 durante a época de concertos. Depois, os membros da orquestra tocam um pequeno concerto de almoço – almoço buffet incluído.

Orquestra Filarmónica de Berlim
Teatro, Teatro, Teatro
Há muitas placas que significam o mundo em Berlim. Um must para todos os fãs de teatro é uma visita a um espectáculo no Deutsches Theater em Mitte. Os espectáculos são classicamente encenados e custam entre 10 e 50 euros, dependendo do assento e do desempenho. O Berliner Ensemble, fundado por Bertolt Brecht, é também mais clássico, enquanto as produções no Schaubühne, no Gorki e no Komödie am Kurfürstendamm são modernas. Haverá música no Theater des Westens, no Friedrichstadtpalast e no Staatsoper, e arte no Wintergarten-Varieté. No entanto, também não pode perder uma noite no Slam da Poesia.

Ópera estatal Unter den Linden
Compras com uma diferença
As compras em Berlim são também requintadas – e alternativas. As lojas de departamento KaDeWe em Tauentzien e a milha das compras em Ku’Damm prometem puro luxo. Por outro lado, as coisas são mais “down-to-earth” em Wilmersdorfer Strasse. Se estiver à procura de algo fora do comum, dirija-se para o extremo oriente. O Dong-Xuan-Center em Herzbergstraße em Lichtenberg é o mercado da comida asiática, têxteis, artigos decorativos e lembranças – incluindo a cozinha asiática original. Mas as compras em Berlim são feitas principalmente nas numerosas feiras da cidade – seja em Mauerpark, Boxhagener Platz, Marheinekeplatz, em frente ao Museu Bode, nos terrenos da RAW ou na Straße des 17.

Kurfürstendamm
Destaques culinários
Berlim é menos conhecida pelas suas artes culinárias – erradamente, pois a capital estraga-o com um total de 18 restaurantes de uma estrela, cinco de duas estrelas e um de três estrelas. Em Rutz in Mitte, o chef estrela Marco Müller prepara iguarias que são mais apreciadas no terraço coberto de vinha. Além disso, chefes de cozinha de todo o mundo instalaram-se em Berlim. A não perder numa visita a Berlim é a tradicional “doner kebab”, que foi estabelecida na sua forma actual – em pão pita no seu punho – por um imigrante turco em Berlim Ocidental nos anos 70. O kebab é particularmente popular no Mustafa’s Gemüsekebap, em Kreuzberg, onde os tempos de espera de mais de uma hora fazem parte do evento.

Espetada de legumes do Mustafa
Embale os seus calções de banho
Nos dias quentes de Verão, os berlinenses são atraídos para um dos muitos lagos. O mais famoso é certamente Wannsee com a sua lido e praia arenosa de 1 km de comprimento. A lido está aberta de Maio a Setembro a partir das 10 horas da manhã até à noite. A admissão custa 5,50 euros. Mas há outros lagos escondidos à volta, tais como Krumme Lanke ou Schlachtensee. A contraparte de Berlim Oriental é Müggelsee, que se estende através de Treptow-Köpenick. Além disso, o lago Plötzensee ou o lago Weiße See também convidam os visitantes a dar um mergulho. Não embalou os seus calções de banho? Não há problema, existem zonas para os nudistas em quase todos os lagos.

Wannsee
Bebidas frescas e pessoas frescas
No final da sua viagem a Berlim, desfrute de algumas bebidas frescas num ambiente descontraído. Quer sejam clássicos ou recém-chegados, os empregados de bar estão sempre a abanar e a misturar novas bebidas. Deixe-se encantar por Alice no País das Maravilhas no mundo do conto de fadas em Friedrichshain com cocktails deliciosos. Beba um cocktail fresco num ambiente relaxado no Schwarze Traube em Kreuzberg ou no chique Hildegard em Charlottenburg. E, claro, uma cerveja num dos incontáveis Spätis é um must. Os quiosques têm-se desenvolvido nos últimos anos como locais de encontro social. Aqui irá certamente conhecer um ou dois veteranos de Berlim que têm ainda mais dicas de iniciados para si.
Não desista se não conseguir fazer tudo o que tem planeado para a sua viagem a Berlim. Eles virão novamente – com certeza.

Volkspark Friedrichshain