A vida ao ar livre assumiu um novo valor na nossa era de grandes cidades. Se quiser passar cada momento das suas férias ao ar livre, respirar ar fresco e lutar contra os elementos, Espanha é o destino perfeito para si.

Parque Nacional de Teide em Tenerife

Este belo parque nacional estende-se à volta do vulcão Teide, que é também o pico mais alto da Espanha. Um destino ideal para desfrutar dos melhores trilhos para caminhadas nas montanhas e para visitar a cratera do vulcão, para o qual deve fazer uma reserva com antecedência. As cores dos arredores mudarão à medida que se desloca e descobrirá uma das mais belas zonas naturais do país, no coração das Ilhas Canárias. Perfeito para alpinistas.

Parque Nacional do Teide

Parque Nacional do Teide

Os Pirenéus de Ordesa e Monte Perdido

O interior da província de Huesca é o lar do coração dos Pirinéus Aragoneses e do Parque Nacional de Ordesa y Monte Perdido, um dos maiores do país e um dos mais ecológicos e geologicamente importantes da região. Possui paisagens de sublime beleza, com vales e montanhas entre as quais se destacam a Cascada del Estrecho e Cascada Cola de Caballo, as Gradas de Soaso, o Cañón de Añisclo e o Vale de Pineta. Durante a sua visita não deve perder a oportunidade de provar os requintados vinhos de Somontano.

Cascata de cavalinha

Cascata de cavalinha

Os Picos de Europa

As províncias das Astúrias, Cantábria e Leão têm a honra de albergar o primeiro parque nacional a ser criado em Espanha, o que deu origem a muitos outros em que a fauna e flora locais são protegidas e os ecossistemas naturais locais são cuidados. Neste caso é o Parque Nacional dos Picos de Europa, com infinitas rotas através de montanhas e lagos, incluindo a Rota dos Cuidados, as aldeias de Bulnes e Fuentes Dé e os lagos Covadonga. Embora as regiões cantábricas e Leonesas tenham muito encanto, os Picos de Europa atingem o seu esplendor máximo na parte asturiana.

Parque Nacional dos Picos da Europa

Parque Nacional dos Picos da Europa

Parque Nacional Timanfaya em Lanzarote

Este é outro parque natural nas Ilhas Canárias, neste caso em Lanzarote, a ilha dos vulcões, uma característica que marca o ambiente e acaba por moldar uma paisagem cheia de robustez, muitas cores e uma linha costeira muito abrupta. A actividade vulcânica ainda está muito presente na zona e poderá ver a sua força ao vivo e directa, sem qualquer risco. Uma visita ideal para desfrutar com a família, com os amigos ou com o seu parceiro.

Parque Nacional de Timanfaya

Parque Nacional de Timanfaya

Cabañeros e Tablas de Daimiel

Entre as províncias de Ciudad Real e Toledo situa-se o Parque Nacional Cabañeros, uma zona natural que se destaca pela sua grande variedade de espécies de árvores que constituem o que é conhecido como uma floresta mediterrânica clássica. É um destino perfeito para caminhar e respirar ar fresco, desfrutando de uma calma sem precedentes e apenas a duas horas de carro da cidade de Madrid. E em Ciudad Real existe também um segundo parque nacional que foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco, dado que possui um dos mais importantes ecossistemas aquáticos do país: o Parque Nacional Tablas de Daimiel.

Parque Nacional Tablas de Daimiel

Parque Nacional Tablas de Daimiel

As ilhas atlânticas da Galiza

As ilhas de Ons, Cíes, Sálvora e Cortegada são áreas protegidas localizadas no coração do Oceano Atlântico, perto da costa da província galega de A Coruña. Têm uma beleza única, com a atracção particular de permanecerem num estado virgem, sem terem sofrido qualquer tipo de intervenção humana. Aqui pode desfrutar da natureza no seu sentido mais profundo. Tendem a ser muito procurados por turistas internacionais e recebem muitos visitantes por ano, pelo que é aconselhável reservar com bastante antecedência se os quiser visitar.

Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza

Parque Nacional das Ilhas Atlânticas da Galiza

Serra Nevada

Um dos destinos mais importantes para os amantes da neve e dos desportos de neve, especialmente do esqui e do snowboard. Mas é também um local de montanhismo e trilhos para caminhadas que podem ser desfrutados durante todo o ano. Situada na província de Granada e cobrindo parte da província de Almería, possui uma riqueza inigualável de flora e fauna. As águias douradas voam sobre os picos enquanto as cabras da montanha sobem as encostas aos seus pés. A silhueta da Serra Nevada é uma imagem icónica da cidade de Granada, que se estende ao pé da montanha, com a Alhambra contra este espectacular pano de fundo.

Sierra Nevada Granada

Sierra Nevada Granada

Doñana

O Parque Nacional de Doñana estende-se através das províncias de Cádiz, Sevilha e Huelva e é famoso pelos seus extensos pântanos, que albergam muitas espécies aquáticas exóticas de grande beleza. É também o lar de outras riquezas geográficas, tais como praias, dunas e reservas. Outro ponto fundamental de Doñana é que é o refúgio do lince ibérico, um felino nativo de Espanha que se encontra actualmente em perigo de extinção.

Parque Nacional de Doñana

Parque Nacional de Doñana

Serra de Guadarrama

As extravagantes rochas de formas caprichosas em La Pedriza e na lagoa Peñalara são apenas dois dos muitos locais que compõem a Serra de Guadarrama, situada entre as províncias de Madrid e Segóvia e um dos destinos naturais mais visitados em Espanha. Um ambiente ideal para desportos na neve e alpinistas, onde encontrará uma vasta gama de desportos e actividades ao ar livre guiadas.

La Pedriza

La Pedriza

Parque Nacional de Monfragüe em Cáceres

Este parque nacional está localizado no interior da província extremenha de Cáceres e é atravessado pelos rios Tejo e Tiétar. Um lugar perfeito para visitar com sapatos confortáveis e roupa solta e para iniciar um passeio pelos seus montados, matagais, florestas e trilhos de água, onde se destacam o Salto del Gitano e o Mirador del Castillo de Monfragüe. É também um ambiente perfeito para observar aves nativas tais como cegonhas negras, abutres egípcios, abutres e a águia imperial exótica, agora em perigo de extinção.

Parque Nacional de Monfragüe

Parque Nacional de Monfragüe