A Alemanha é um dos destinos de viagem mais populares do mundo; nos inquéritos, a República Federal ocupa regularmente o primeiro lugar entre os destinos de férias futuras. E isso não admira, uma vez que a Alemanha tem tudo o que um viajante deseja: cidades excitantes com muita cultura ou férias activas na natureza, caminhadas nas montanhas ou arrepios junto ao mar, carnaval em Colónia ou Oktoberfest em Munique. Leia aqui as coisas que definitivamente não deve perder na Alemanha e quais os lugares que deve absolutamente explorar.
Berlim: Cidade dos superlativos
O melhor clube da Europa, o festival de rua mais multicultural da Alemanha, a cena política mais excitante, os museus mais invulgares e definitivamente o melhor kebab do mundo – claramente, Berlim é uma cidade de superlativos e a cidade que não pode absolutamente faltar na sua viagem à Alemanha. Dê uma volta na cúpula do Reichstag, banqueteie-se na esfera da torre de televisão, partilhe o seu gelado com os babuínos no jardim zoológico, passeie pelo Tiergarten, nade no Wannsee e dance até ao amanhecer pelas ruas da cidade que nunca dorme.

Berlim
Spreewald: Um passeio de barco, isso é divertido
Cerca de uma hora de carro a sudeste da capital alemã, as profundezas de Brandenburg escondem uma região ainda mais mágica que fascina jovens e velhos e proporciona descanso da azáfama da grande cidade. No Spreewald, centenas de pequenos e minúsculos cursos de água ramificam-se sob uma profunda copa verde de folhagem para formar uma paisagem que lembra uma Veneza selvagem e intocada. Pegue num barco a remos, pese âncora e mergulhe num mundo de grutas verdes, riachos balbuciantes e libélulas pacíficas. Atenção: Não se esqueça do spray mosquiteiro!

Reserva da Biosfera de Spreewald
Leipzig: Nas garras do WGT
Mais fresca que Berlim, mais animada que Munique e mais quente que Hamburgo – Leipzig é a cidade da moda na Alemanha. A jovem, colorida e dinâmica metrópole impressiona com um centro histórico da cidade, uma cultura excitante e, na área circundante, uma grande paisagem lacustre numa mina de lenhite renaturalizada a céu aberto. Descubra a adega de Auerbach, onde Martin Luther e o estudioso Goethe entraram e saíram, a cena criativa em torno do antigo moinho de algodão ou o Monumento à Batalha das Nações. Um must absoluto para todos os fãs de música é uma visita a Leipzig no fim-de-semana de Pentecostes. Depois a cidade afunda-se num mar de folhos negros e sons sombrios para o WGT, o Wave-Gotik-Treffen.

Wave Gotik Treffen
Harz: Ao sábado das bruxas
O Parque Nacional Harz situa-se na fronteira da Baixa Saxónia, Saxónia-Anhalt e Turíngia. Natureza intacta, florestas de faia e abeto sombrias e trilhos relaxantes para caminhadas estendem-se por quase 25.000 ha. Um destaque especial é um passeio na Brockenbahn, um caminho-de-ferro de bitola estreita que atravessa uma vez as Montanhas Harz. Claro, não pode perder uma viagem ao Brocken, o pico mais alto da Alemanha do Norte, a 1141 metros. Talvez venha a Walpurgis Night, na montanha popularmente conhecida como Blocksberg. Porque então as bruxas estão aqui à solta.

Walpurgis
Dresden: A Criança Cristo Festeja Aqui
A Igreja de Nossa Senhora, o Zwinger, o Semper Opera House – é evidente que Dresden tem uma arquitectura fascinante. Mas a capital saxónica no Elba é também um ponto obrigatório para os fãs de ópera e musicais, teatro e concertos, graças à sua vibrante cena cultural. Especialmente excitante para os mais pequenos: o museu infantil “Mundo dos Sentidos”, onde jovens e velhos podem descobrir o mundo dos cinco sentidos de novo. Todos os anos no período que antecede o Natal, o Striezelmarkt, o mercado de Natal mais antigo da Alemanha, é um puxador de multidões onde pode desfrutar de um delicioso pedaço de Dresden Stollen com o seu vinho mulled.

Mercados de Natal de Dresden
Elbe Cycle Route: Não apenas para profissionais
Gosta de andar de bicicleta? Então que tal um passeio de bicicleta – por exemplo, ao longo da ciclovia do Elba. São necessários 1280 km desde o checo Špindlerův Mlýn (Spindlermühle) nas montanhas de Krkonoše através da Suíça saxónica e das montanhas de arenito do Elba, passando por Dresden através de Lutherstadt Wittenberg até ao Fläming, até ao Havel e até Prignitz, a cidade hanseática de Hamburgo e passando pela terra de Alte até à foz do Elba até ao Mar do Norte em Cuxhaven. No caminho encontrará muitos grandes destinos para uma paragem curta ou mesmo mais longa.

Ciclovia do Elba
Nuremberga: Muita história
Nuremberga ficará mergulhada na história. Com o seu castelo e muralha da cidade, a cidade velha medieval é um dos centros históricos mais bonitos e ainda preservados da Alemanha. No Verão, inúmeros grandes e, sobretudo, romanticamente escondidos pequenos jardins de cerveja convidam-no a desfrutar de uma reunião aconchegante sobre um Hellen acabado de tocar. Os fãs da história em particular não devem perder o Museu Nacional Germânico e os Campos de Rallys do Partido Nazi, onde a triste história foi escrita durante o regime nazi. O Memorial dos Julgamentos de Nuremberga, por outro lado, comemora o processo de aproximação ao nacional-socialismo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nuremberga
Munique: O’zapft é
Quase nenhuma outra cidade representa tanto as tradições alemãs como Munique. Aqui, as pessoas usam trajes tradicionais – pelo menos em ocasiões especiais -, no jardim da cerveja debaixo de castanheiros pode desfrutar de uma caneca de cerveja Helles com Weißwurst e pretzels, e o típico dialecto bávaro pode ser ouvido em cada esquina. Mas uma viagem bem sucedida a Munique também inclui visitas turísticas: descubra o movimentado Viktualienmarkt, a magnífica Nymphenburg, as cúpulas de 100 m de altura da Frauenkirche ou a Allianz Arena, casa da Bayern München. Relaxe no Jardim Inglês ou nas margens do Isar. Destaque especial: todos os anos, na segunda quinzena de Setembro, Munique é transformada num enorme recinto de feiras. É então que a Oktoberfest abre as suas portas na Theresienwiese.

Oktoberfest
Garmisch-Partenkirchen: Subir alto
Uma viagem a Garmisch-Partenkirchen é obrigatória para todos os adeptos de desportos de Inverno na estação fria. Com o Zugspitze, o pico mais alto da Alemanha a 2962 m, e as áreas de esqui Garmisch Classic, os entusiastas do esqui têm à sua disposição 60 quilómetros de pistas de esqui. Os experientes entusiastas dos desportos de Inverno desafiam a corrida olímpica e exploram a área de esqui no circuito de Kandahar. Se ainda não se sente bastante confiante nas pranchas, então treine numa das encostas fáceis da montanha local. Em qualquer caso, desfrutará de uma vista incomparável de mais de 400 picos de montanha cobertos de neve a brilhar ao sol.

Zugspitze
Castelo de Neuschwanstein: Como algo saído de um conto de fadas
No sudeste de Allgäu, acima da aldeia de Hohenschwangau perto de Füssen, torres do castelo de conto de fadas mais conhecido da Alemanha, o castelo de Neuschwanstein., sobre o Lago Alpsee e o desfiladeiro de Pöllat. Foi construído a partir de 1869 para o Rei da Baviera Ludwig II, que queria que este castelo fosse um monumento à cultura e realeza da Idade Média. Hoje, cerca de 1,5 milhões de pessoas visitam esta atracção de topo todos os anos e mergulham num mundo medieval idealizado com magníficos salões e lustres opulentos, e murais cénicos de sagas germânicas e nórdicas nas paredes.

Castelo de Neuschwanstein
Floresta Negra: Paisagens Encantadas
Com as suas florestas de pinheiros negros, vales nebulosos, lagos limpos de montanha e casas pitorescas em forma de meia-lua, a Floresta Negra é um dos melhores locais a visitar na Alemanha. Por exemplo, explore a pequena cidade de Triberg com o seu grémio de relojoeiros há muito estabelecido e fora das Cascatas de Triberg, com 163 m, a cascata mais alta da Alemanha. Deslize ao longo do desfiladeiro Wutach Gorge num parapente, surfe sobre o Schluchsee, passeie por Baden-Baden, caminhe ao longo do Kandel Heights Trail e acima de tudo: desfrute de uma fatia de bolo Black Forest.

Cascatas de Triberg
Colónia: Os Jecken estão soltos
A mais pequena das quatro cidades da Alemanha com mais de um milhão de habitantes vale uma visita em qualquer altura do ano – mas especialmente durante a quinta época entre 11 de Novembro e meados de Fevereiro. Porque no carnaval, os bobos tomam conta de Colónia e transformam o centro da cidade numa enorme festa de máscaras – bebidas e doces incluídos. Mas Colónia também tem muito a oferecer fora do carnaval: Visite um dos numerosos museus, faça uma festa em Brüsseler Platz e suba os 533 degraus da estreita escadaria de pedra da Catedral de Colónia para uma vista panorâmica de cortar a respiração da metrópole do Reno. Depois, relaxar no Domplatte e observar a azáfama dos artistas e patinadores de rua.

Carnaval de Colónia
Sylt: Caminhando no Mar de Wadden
Milhas de praias arenosas, estâncias de férias chiques, uma brisa forte e o rugido do Mar do Norte – Sylt é provavelmente a mais popular das ilhas frísias. Aqui pode relaxar e descontrair ao som das gaivotas. Os amantes da cultura visitam a Casa Velha Frisiana com telhado de colmo, cujas exposições mostram a vida na ilha antes do século XX, visitam um túmulo megalítico neolítico em Denghoog ou exploram o centro interactivo de aventuras Nature Forces, no norte da ilha. Destaque especial: uma caminhada pelo lodaçal através do lodaçal. Caminhe descalço através do lodo quente do mar e descubra mexilhões, caranguejos e lombrigas. Mas cuidado: não se vá embora sozinho, na maré alta os apartamentos de maré alta rapidamente se tornam perigosos!

Sylt
Hamburgo: O porto para o mundo
Uma cerveja na Reeperbahn à meia-noite e meia-noite é tão obrigatória na sua viagem a Hamburgo como uma visita ao distrito de St. Pauli com a lenda de Hamburgo Olivia Jones. Num passeio pelo porto, navegará por enormes navios porta-contentores e navios de cruzeiro ainda maiores e terá um cheiro do grande mundo. Para o Hafengeburtstag em Maio, o porto de Hamburgo é transformado numa milha de uma festa ao ar livre. Passeie pelo Alster chique, passeie por vielas históricas na Speicherstadt, deixe-se levar pelos artistas musicais, visite a Elbphilharmonie e faça compras no Jungfernstieg.

Zona de armazéns
Rügen: Sensação de ilha no Mar Báltico
O sol e as ondas suaves esperam-no no Mar Báltico. O Mar Báltico é um destino de férias popular, especialmente nos meses de Verão – e acima de tudo, a maior ilha da Alemanha, Rügen, atrai milhões de visitantes todos os anos. Pegue numa cadeira de praia e mergulhe ao sol no resort Báltico de Binz, caminhe ao longo de longas praias de areia branca, passeie por florestas de faias frescas e sombrias, visite a falésia de giz Königsstuhl no Parque Nacional de Jasmund, uma verdadeira maravilha natural e o marco desta bela ilha, descubra Prora, o resort de férias nazi, ou explore o submarino naval HMS Otus em Sassnitz.

Parque Nacional de Jasmund