Madrid tem muitas propostas de cozinha de assinatura onde a elaboração de pratos de luxo e vanguarda andam de mãos dadas para os paladares mais aventureiros. Chefs exigentes e ambiciosos, que estão constantemente a investigar, a correr riscos e a procurar sempre inovar, estão à frente das cozinhas de lugares únicos. Os melhores restaurantes Michelin-starred, alguns mesmo com duas estrelas, esperam por si para uma experiência inesquecível de sabores únicos.
Conceito de omakase de duas estrelas no Smoked Room
A cozinha Omakase é um novo conceito, que está actualmente em voga na alta cozinha. É um termo que vem da língua japonesa e está relacionado com colocarmo-nos nas mãos do cozinheiro e confiar na sua criatividade e na sua escolha de pratos de acordo com os comensais. E o restaurante Smoked Room, localizado no coração do Paseo de la Castellana, é um dos melhores de Madrid a este respeito e em apenas alguns meses de vida já conseguiu duas estrelas Michelin. Destaca-se pelos seus pratos fumados, feitos com produtos sazonais. O preço é de 135 euros por pessoa.

Restaurante Smoked Room
Deessa, o luxo gastronómico do Mandarim
O chef de celebridades Quique Dacosta chegou a Madrid para dirigir a cozinha do Hotel Mandarin Oriental Ritz e o luxuoso restaurante Deessa, com Ricard Tobella, mais conhecido como Capo, como chefe de cozinha. Está localizada muito perto dos principais museus de Madrid, e oferece uma cozinha contemporânea sofisticada em apresentações minimalistas que lhe rendeu três estrelas Michelin. Há uma escolha de dois menus de degustação, cada um com as suas próprias particularidades. O intervalo de preços situa-se entre 180 e 300 euros.

Restaurante Deessa
Ramón Freixa delicia-se com o bairro de Salamanca
O chef catalão Ramón Freixa dirige o seu próprio restaurante, que leva o seu nome, dentro das instalações do Hotel Único, no coração do distrito de Salamanca. Tem duas estrelas Michelin a seu favor e é uma das mais famosas da cidade com estas distinções, com um menu em que a cozinha tradicional de luxo é combinada com receitas vanguardistas e criativas para uma experiência inesquecível. Existem três menus de degustação diferentes com conceitos baseados em produtos sazonais e na própria criatividade do chef. O excepcional leitão ibérico confitado com salada de frutas com ervas amargas é um ponto alto. Um prazer para os sentidos. O preço médio é de 400 euros por pessoa e está localizado na lendária Calle De Serrano.

Restaurante Ramón Freixa
A cozinha canária tem a sua versão de luxo em Gofio
O Chef Safe Cruz propõe três ementas diferentes no Gofio de Madrid: Gofio, Canariedad Máxima e Canariedad Máxima Plus. Toda a tradição culinária das Ilhas Canárias, passou pela mão vanguardista e criativa do chef e da sua equipa especializada, que conseguiram ser galardoados com a mais alta distinção pela sua dedicação e excelência. Encontra-se no emblemático distrito de Las Letras. A lista de vinhos merece um comentário separado e é também uma das principais atracções do restaurante. O preço por pessoa situa-se entre os 50 e os 80 euros.

Restaurante Gofio
Coque: duas estrelas Michelin para três irmãos
Diego, Mario e Rafael, os irmãos Sandoval, lideram a proposta no Coque, outro dos restaurantes de Madrid, com a grande honra de ter duas estrelas Michelin. São a terceira geração de uma família de cozinheiros e chefes de cozinha, e com este empreendimento pretendem oferecer uma experiência total e completa, com um cocktail bar, adega, cozinha e sala de jantar, tudo dentro de um percurso personalizado e bem pensado. O restaurante está localizado no coração do Paseo de la Castella, e destacam-se as suas tecnologias gastronómicas de extracção de líquidos super cítricos, carne orgânica de touros de combate preparada com altas pressões, hidrólise e polifenóis de vinho tinto. O seu menu Eñe custa 290 euros por pessoa e, se quiser adicionar o par de vinhos, são mais 160 euros.

Restaurante Coque
O exotismo colombiano em Quimbaya
Muito perto do Museu Sorolla, encontramos a proposta Quimbaya. A cozinha colombiana é rica em produtos frescos, especialmente fruta, e é ideal para combinar tons doces e azedos da forma mais criativa possível. Isto é o que o restaurante Quimbaya em Madrid conseguiu através do chef Edwin Rodríguez, que tinha trabalhado anteriormente na cozinha do El Bohío, outro restaurante muito famoso da cidade. A originalidade e requinte dos seus pratos, que são um afastamento da tradição e são verdadeiras surpresas, valeram-lhe uma merecida estrela Michelin. O preço médio é de 95 euros por pessoa.

Restaurante Quimbaya
La Tasquería: cozinha tradicional num estilo luxuoso
Este lugar, chefiado pelo chefe Javi Estévez, conseguiu manter a sua estrela Michelin e elevar à categoria de luxo a proposta gastronómica típica de uma tasca com toda a sua casquería preparada com elegância e subtileza, onde tudo mantém o seu sabor tradicional e ganha em criatividade e contrastes. Desde 2015, La Tasquería está localizada no bairro de Goya, e continua a demonstrar que há muitas possibilidades de explorar à volta da orelha do porco, da tripa e do leitão, e nunca tudo foi dito. Os preços variam entre os 60 e os 80 euros.

Restaurante La Tasqueria
Espectáculos e alta gastronomia no Corral de la Morería
O Corral de la Morería, localizado na histórica Calle de Bailén, é um dos restaurantes com estrelas Michelin mais singulares de Madrid, pois não só é famoso pela sua alta gastronomia, mas também por acolher um tablao flamenco com cantores e dançarinos de flamenco do mais alto nível. Assim, a experiência gastronómica será complementada por um bom espectáculo de flamenco, num local com uma arquitectura única que felizmente se mantém intacta. O chef responsável pela cozinha é o David García, nascido em Bilbao, que utiliza produtos de jardins biológicos e matérias-primas de primeira qualidade. O preço de um jantar com espectáculo é de cerca de 100 euros por pessoa.

Restaurante Corral de la Morería
Yugo O Bunker: a teatralidade japonesa ao serviço do sabor
Onde há uma estrela Michelin há sempre sushi e no Yugo The Bunker, localizado na rua San Blas, destaca-se o trabalho do chefe de sushi Julián Mármol. recria um bunker japonês da Segunda Guerra Mundial e oferece cortes e técnicas de sushi verdadeiramente surpreendentes. Pode desfrutar dos seus pratos na sala de jantar principal ou aventurar-se no clube privado, onde o menu é ainda mais especial e exclusivo, mas com longas filas de espera. O menu básico custa 145 euros por pessoa e o menu Evolução 175 euros.

Yugo O Restaurante Bunker
A tradição galega elaborada com vanguarda em Lúa
Se estamos a falar de alta cozinha, não podemos ignorar a Galiza e a sua grande frente marítima, que fornece os melhores frutos do mar em Espanha, sem esquecer a qualidade da sua vitela e legumes sazonais. Tudo isto chega a Madrid, ao Paseo de Eduardo Dato, graças ao restaurante Lúa, com um menu de sabores caseiros e elaboração criativa num espaço muito acolhedor. O seu menu de degustação é muito completo e inclui três aperitivos, duas entradas, um prato de peixe, um prato de carne, uma sobremesa e uma sobremesa. O menu de degustação em Lúa custa 124 euros por pessoa.

Restaurante Lúa