O Guia Michelin é uma garantia de excelência. Enumera e celebra o melhor da gastronomia. O sonho de qualquer chef é conseguir uma estrela famosa. Também sonha em passar um momento especial num restaurante estrelado? Sem gastar uma fortuna num hotel de 3 estrelas, alguns pequenos prazeres podem ser muito acessíveis. De facto, os grandes restaurantes estrelados oferecem geralmente um menu de almoço mais barato. Aqui está uma selecção de 11 dos melhores restaurantes com estrelas Michelin em Paris para fazer crescer água na boca. Poderá sonhar em frente aos pratos de 1, 2 ou 3 estrelas e até encontrar os melhores restaurantes estrelados por preço em Paris.

Epicure: 3 estrelas

No coração do luxuoso Hotel Bristol, o restaurante Epicure, em referência ao filósofo, é um cenário sumptuoso com uma decoração intemporal. A cozinha refinada do Chefe Eric Fréchon visa sempre a excelência e é digna das suas três estrelas. No menu de degustação encontrará os pratos de assinatura deste ourives da culinária. Experimente o seu macarrão recheado com trufa negra, alcachofra e foie gras de pato, ou o seu rei scampi acabado de cozinhar com tomilho-limão e o seu caldo de garra com citrinos. O serviço é, evidentemente, impecável. Pode esperar pagar entre 350 e 395 euros por uma refeição, mas é um momento de prazer que não se vai arrepender!

Restaurante Epicure

Restaurante Epicure

Pierre Gagnaire: 3 estrelas

O chefe de cozinha de três estrelas Pierre Gagnaire não precisa de apresentações. No seu restaurante ao pé do Hotel Balzac, a sua cozinha complexa, moderna e criativa promete uma viagem sensorial. Sempre em busca da excelência, os acordos terra-mar são dominados na perfeição, os legumes são sublimados. A inevitável “grande sobremesa” encerra a refeição como um bouquet final. Tal como nesta grande casa, o serviço é impecável, atencioso e delicado. A decoração é muito elegante e gira em torno do fresco de carvão vegetal do artista Adel Abdessemed, que faz lembrar uma “Lascaux urbana”. Os menus são de 90 euros (para o almoço) e 310 euros. O cartão custa 400 euros.

Restaurante Pierre Gagnaire

Restaurante Pierre Gagnaire

L’Arpège: 3 estrelas

Situado na rue de Varennes no arrondissement 7ᵉ, l’Arpège é o local de experimentação de Alain Passard. Este chef, conhecido mundialmente pela sua celebração dos legumes, é apaixonado e generoso. Ele traz de volta tesouros das suas hortas e cria os seus menus de acordo com as estações e a inspiração. A sua ambição é “fazer dos legumes uma grande colheita”, tudo com vista à eco-responsabilidade, pois o chefe gosta de trabalhar em confiança com os seus fornecedores. O menu de almoço de 185 euros é sempre diferente, dependendo da inspiração dos chefs, enquanto o menu de jantar de 490 euros é uma extravagância de 13 pratos de legumes. Em L’Arpège, é recebido num jardim, as poltronas são feitas de rotim, os muros são decorados com delicados frescos de plantas. Poder-se-ia estar numa horta e quase ouvir os pássaros a cantar.

Restaurante L'Arpège

Restaurante L’Arpège

Feito à medida por Thierry Marx: 2 estrelas

O Mandarim Oriental, na rue Saint Honoré, deu ao chef Thierry Marx carta branca para criar o seu restaurante. Assim nasceu “Sur Mesure”. O chef, grande viajante e entusiasta do Tai Chi, gosta de brincar com sabores e texturas como um meticuloso ourives. É recebido por um pessoal caloroso, numa decoração zen e futurista, todo branco. O menu de almoço de 85 euros é uma excelente razão para vir e apreciar a cozinha gourmet a um preço mais acessível. Não se arrependerá da sua viagem, tanto em termos de sabor como de experiência sensorial. O chefe Thierry Marx aparece frequentemente para conversar com os clientes no final da refeição!

Restaurante à medida

Restaurante à medida

Le Grand Restaurant – Jean-François Piège: 2 estrelas

Mais do que um restaurante, o chef Jean-François Piège afirma que este lugar é mais como um “laboratório de grande cozinha”. Aqui, procuramos a excelência e, acima de tudo, a emoção culinária. Vai sentir-se como se estivesse a ter um momento especial. O menu do almoço é de 166 euros. Pode desfrutar de pratos modernos, saborosos e fervilhantes. A sobremesa principal do Chef Piège é o Blanc Manger: uma ilha flutuante invertida de grande finura e leveza, que contém um creme de baunilha cremoso. Uma delícia!

Le Grand Restaurant

Le Grand Restaurant

A Etapa: 2 estrelas

No seu restaurante La Scène, na rue Matignon, a chef Stéphanie Le Quellec, tornada famosa pelo programa de televisão Top Chef, gosta de “desacreditar a grande cozinha”. Numa decoração amadeirada, moderna e chique, o chef irá apresentar-lhe uma cozinha de espírito, simplicidade aparente e grande requinte. Ela sublima a tainha vermelha, o lagostim ou o sabor doce e estaladiço das ervilhas, com o seu prato de assinatura “Primavera no prato”. Para sobremesa, pode desfrutar dos saborosos pastéis de Pierre Chirac. Um endereço imperdível que merece ricamente as suas duas estrelas Michelin.

Restaurante La Scène

Restaurante La Scène

Auberge Nicolas Flamel: 1 estrela

Esta casa, datada de 1407 e outrora pertencente a Nicolas Flamel, é a mais antiga de Paris. Não sabemos se Nicolas Flamel era realmente um alquimista, mas o que é certo é que o chef Grégory Garimbay transforma os seus pratos em ouro! Aqui irá descobrir uma cozinha moderna, equilibrada e saborosa. Uma aboborinha e geléia de amora é acompanhada por ricota fumada e um sorbet de tomate Verde Zebra, enquanto a lagosta azul é realçada por um molusco e ervilhas estaladiças. As sobremesas são surpreendentes, como a tarte de chocolate e a tarte de cantarelo. Oporteiro Nicolas Flamel merece plenamente a sua estrela. O menu do almoço é de 45 euros, o que lhe permite experimentar a cozinha de um restaurante com estrelas Michelin em Paris.

Restaurante Auberge Nicolas Flamel

Restaurante Auberge Nicolas Flamel

FIEF: 1 estrela

FIEF significa “Fait Ici En France”. Um eco-responsável será assumido e defendido pelo chef Victor Mercier, no seu restaurante na rue Folie-Méricourt, no site 11ᵉ. Na FIEF, provará APENAS produtos franceses: peixe da Bretanha, pombo de Poitou, gelado de melilot em vez de baunilha. Encontrará na cozinha do Chef Mercier uma verdadeira personalidade e um excelente domínio dos sabores. Num ambiente confortável e amigável, passará um momento agradável, por preços muito razoáveis, para um restaurante estrela.

Restaurante FIEF

Restaurante FIEF

Contraste: 1 estrela

Contraste é a surpreendente aliança do chef bretão Erwan Ledru e do Perpignan Kévin de Porre. É também uma referência à diferença entre o carácter antigo do lugar e a sua decoração contemporânea. Contrastes e misturas de origens, que encontrará no prato com acordos terra-mar dominados: como a lagosta bretã com trigo mourisco, o tamboril com marisco e chouriço, o porco ibérico com uma ostra de Cancale. O menu é curto, uma vez que os cozinheiros cozinham produtos sazonais. Os preços são muito acessíveis para uma estrela Michelin: o menu do almoço é de 42 euros e o menu de degustação é de 90 euros.

Restaurante Contraste

Restaurante Contraste

Substância: 1 estrela

O Chefe Matthias Marc, com um currículo impressionante e finalista do Top Chef 2021, dá-lhe as boas-vindas ao seu restaurante Substância. Aqui, cozinhamos belos produtos, obtidos em curto-circuito. Numa cozinha moderna e muito criativa, o chef presta homenagem às suas origens do Jura de pequenas formas. Pode apreciar gnocchi com carvão vegetal, coulis de agrião fermentado e sumo de salsicha de Morteau ou lagosta em migalhas de osso de medula e sumo infusão de gerânio. O chef cultiva as suas inspirações criativas e baseadas em plantas. Não hesite em descobrir este excelente endereço!

Restaurante Substância

Restaurante Substância

MoSuKe: 1 estrela

A chef Mory Sacko tornou-se muito popular graças ao programa TopChef 2021. Mudou-se para o arrondissement 14ᵉ para abrir o seu novo restaurante MoSuKe. De origem maliense, fascinado pelo Japão, MoSuKe é a fusão do primeiro nome do chefe e Yasuke, o único samurai africano que existiu na Terra do Sol Nascente. O resultado é singular: Mory Sacko oferece uma cozinha mista e muito inventiva. O arroz pegajoso com tam-miso e cogumelos ou a picanha de carne com molho de mate tamarindo são dois exemplos. Tal feito merece uma estrela. Este discurso promete-lhe uma bela viagem culinária.

Com esta selecção, não salive em frente ao TopChef e reserve a sua mesa num dos melhores restaurantes estrelados pela Michelin em Paris!

Restaurante MosuKe

Restaurante MosuKe