A distinção do Guia Michelin é um selo de qualidade e criatividade indiscutível para chefs profissionais, mas, acima de tudo, é uma garantia para o público em geral que viaja por todo o mundo. A província de Sevilha tem a sorte de ter mais de uma dúzia de restaurantes que têm sido recomendados pelo icónico guia de viagens. A capital andaluza é famosa pela sua excelente gastronomia e pelas suas grandes propostas no campo da alta cozinha. Hoje fazemos uma selecção dos melhores restaurantes Michelin-starred em Sevilha, uma digressão para aqueles que consideram a experiência gastronómica como uma importante mais-valia para as suas férias.

Cañabota, uma estrela para os melhores peixes e mariscos de Sevilha

Muito perto dos famosos cogumelos Sevilhanos está este restaurante, gerido pelos irmãos Guardiola, que foi recentemente premiado com uma estrela Michelin. É um verdadeiro deleite para os sentidos. É uma viagem gastronómica através da combinação de sabores e nuances com os melhores peixes andaluzes. Minimalismo, simplicidade e bom gosto em todo o lado. É claro que tem de preparar a sua carteira, o peixe e a cozinha gourmet têm de ser pagos; entre 60 euros (o jantar mais barato) e 300-400 euros por cada comensal.

Restaurante Cañabota

Restaurante Cañabota

El Disparate, qualidade e sabor bem no centro de Sevilha

Localizado na emblemática Alameda de Hércules, este belo gastrobar, com a sua cozinha mediterrânica de estilo de fusão, já faz parte da identidade sevilhana. Tem um agradável terraço onde se pode comer em paz e sossego e desfrutar de uma boa conversa. Pode experimentar a sua fantástica almadraba de atum, o carpaccio de alcachofra ou o invulgar gaspacho de cereja com presunto e queijo. Ideal para paladares exigentes. O preço estimado por restaurante é de 30-40 euros, mas se quiser um bom vinho, este será um pouco mais caro. É mencionado no Guia Michelin.

Restaurante El Disparate

Restaurante El Disparate

Restaurante Abantal, minimalismo de luxo em Sevilha

Com uma estrela Michelin e um menu com um preço de cerca de 90-120 euros por pessoa, o restaurante de cozinha criativa Abantal é um luxo que vale a pena experimentar. Localizado na Calle Alcalde José de la Bandera, este lugar elegante é ideal para surpreender os seus entes queridos e impressioná-los com os pratos minimalistas mas perfeitamente apresentados pela equipa do famoso chefe de cozinha Julio Fernández. Sabores do Sul com uma essência contemporânea e influência árabe. Aviso importante para os comensais: deve ter reservado com bastante antecedência, existe uma lista de espera.

Restaurante Abantal

Restaurante Abantal

Lalola, o melhor da tradição sevilhana com uma nova reviravolta

Lalola é um restaurante peculiar, localizado mesmo no centro histórico de Sevilha, numa sala adjacente do Palácio Conde de Torrejón. Oferece, nas suas próprias palavras, “cozinha ibérica tradicional com muito coração”. Javier Abascal, o seu chef, tomou as melhores carnes da Serra de Huelva como ponto de referência e trouxe-as para Sevilha. Para comer realmente bem e ficar cheio, deve ter um orçamento entre 60 e 120 euros. Esta experiência culinária vale bem o esforço.

Restaurante Lalola

Restaurante Lalola

O Restaurante Tribeca: 20 anos da mais alta qualidade gastronómica em Sevilha

É um restaurante localizado na rua Chaves Nogales, em Sevilha, que oferece à sua clientela uma experiência sensorial única baseada na cozinha de fusão e produtos sazonais. Muitas pessoas optam pelo menu de degustação por 100-120 euros, o que garante a possibilidade de provar vários pratos em pequenas porções e ao mais alto nível de criatividade. O restaurante, mencionado no Guia Michelin, foi desenhado pelo arquitecto Francisco Barrionuevo e é uma verdadeira maravilha. Vale a pena, portanto, reservar com bastante antecedência.

Restaurante Tribeca

Restaurante Tribeca

Az-Zait, uma proposta com um selo internacional

O belo restaurante ao estilo árabe Az-Zait foi destacado no Guia Michelin pela sua grande relação qualidade/preço. Oferece três tipos de menu (a “Hacienda el Monje”, “El Lavadero” e “Cerro de los Olivos”) que vão de 37 a 50 euros por restaurante, embora também seja possível ir “a la carte”. É uma cozinha internacional e moderna, com um aceno de cabeça para Sevilha. Az-Zait implementa um serviço profissional e requintado em todos os momentos. O restaurante fica muito perto da Alameda de Hércules, por isso, quando sair, pode terminar a noite com uma bebida nos pubs próximos. Uma escolha que nunca falha.

Restaurante Az-Zait

Restaurante Az-Zait

Ispal, Andaluzia por bandeira

Ispal é um restaurante verdadeiramente belo, conhecido pelo seu forte compromisso com a cozinha clássica da província de Sevilha. Estamos a falar de pratos tão populares como gaspacho, grão-de-bico com espinafres, leitão e ropa vieja, entre outros. O restaurante, situado na Plaza de San Sebastián, aparece no Guia Michelin e no Guia Repsol, uma garantia de qualidade, e funciona por reserva. Por 70 euros pode desfrutar do excelente menu “Conoce Sevilla”, 99 euros se pedir o emparelhamento de comida e vinho. É uma opção ideal para aqueles que apreciam pratos “tradicionais” andaluzes.

Restaurante Ispal

Restaurante Ispal

Sobretablas, fina gastronomia no bairro de Porvenir

Localizado na Calle Colombia, número 7, perto da Plaza América, Camila Ferraro e Sobretablas de Robert Teta está empenhado na cozinha contemporânea com toques tradicionais, uma mistura que lhe valeu um lugar no Guia Michelin e prémios de prestígio. Pratos elaborados, minimalistas, delicados e bem decorados que explodem com sabor na boca dos comensais. O emparelhamento é espectacular e as sobremesas são o isco perfeito para quem tem um dente doce. Pode desfrutar de iguarias como gelados de chocolate frito ou massa folhada de bacon. O menu Deluxe custa 68 euros, 108 euros se optar pelo emparelhamento do vinho. Uma experiência gastronómica inesquecível.

Restaurante Sobretablas

Restaurante Sobretablas

Manzil, cozinha internacional gratuita e experimental

O belo restaurante Manzil, que se apresenta na sociedade como “cozinha sem complexos”, está situado na Calle Alfonso XII, em Sevilha. Oferece uma cozinha minimalista que se reúne em dois tipos de menu, o menu Manzil e o menu Morada. Têm um pouco de tudo, com uma predilecção pelo peixe: bolinhos fritos, ostras, salada de lagostim, camarão vermelho, atum, lula, batata. Tudo num formato reduzido e apresentado com absoluto cuidado e grande elegância. Entre 60 e 80 euros por restaurante, mais entre 25 e 70 euros se optar por um emparelhamento de vinhos. As reservas são recomendadas. El Manzil é a obra-prima do chef Juan Andrés Morilla, cuja visita é recomendada no Guia Michelin.

Restaurante Manzil

Restaurante Manzil

Iki, comida japonesa de primeira classe em Sevilha

Quem disse que a comida japonesa não pode alcançar a excelência e conquistar os Sevilianos? O restaurante Iki, localizado muito perto do Nervión Plaza, é elegante, sofisticado e único na cidade. Encantará os viajantes que amam a cozinha japonesa, que se sobressai em pratos que são pequenos em quantidade mas esmagadores em qualidade. Estamos a falar de sushi clássico, sashimi, teriyaki, nigiri, tempura e sopas. Para ir, é necessário preparar o seu bolso e ter entre 40 e 80 euros por restaurante. Uma experiência gastronómica que vale bem o esforço.

Restaurante Iki

Restaurante Iki