Granada é famosa por muitas coisas e uma delas são as tapas grátis que vêm com bebidas na maioria dos bares e restaurantes. Mas isso é apenas a ponta do iceberg de uma rica tradição gastronómica que ostenta muitos excelentes restaurantes tradicionais, incluindo aqueles com tapas grátis de alta qualidade.
Tapas de alta qualidade em Bodegas Castañeda
Bodegas Castañeda é um dos melhores lugares em Granada para provar as típicas tapas andaluzas e desfrutar de um ambiente que se destaca pela sua decoração tradicional de barris, barris, odres de vinho e presuntos pendurados no tecto. Tem a opção de uma tapa gratuita com a sua bebida e pode escolher entre uma extensa lista de carnes frias, queijos, patés e montaditos. Um restaurante conhecido em toda a cidade pelas suas tábuas quentes e frias. Ideal para passar uma noite com amigos a provar muitas coisas deliciosas. O preço médio por pessoa é de 15 euros.

Restaurante Bodegas Castañeda
As melhores tapas de peixe estão no bar Los Diamantes.
Desde 1942, o bar Los Diamantes em Granada oferece tapas feitas com peixe fresco da mais alta qualidade, sendo um dos estabelecimentos gastronómicos mais famosos da cidade e onde se pode comer por uma média de 20 euros cada. Os destaques incluem o seu peixe frito, amêijoas em molho, camarões e lulas, bem como a sua singular salada russa com uma receita familiar secreta transmitida de geração em geração. Outro ponto positivo são os seus preços, que são muito baratos para a qualidade da sua cozinha e para a reputação do lugar.

Bar Los Diamantes
O selo do autor em Las Tomasas
Este restaurante consegue a fusão perfeita entre a cozinha tradicional granadina e o toque diferencial e arriscado da cozinha de autor. Tem um menu que se adapta aos produtos frescos de cada estação, com entradas elaboradas para partilhar, bem como pratos de arroz, guisados, carne e peixe. Um restaurante perfeito para noites gastronómicas românticas e para a comida o conquistar não só pelos seus aromas e sabores, mas também pelas suas cores. Um menu à hora do almoço custa entre 12 e 15 euros por pessoa e à noite é de 5 ou 10 euros.

Restaurante Las Tomasas
Pratos requintados com vista para a Alhambra no Mirador de Morayma
Este restaurante está situado na colina do Albaicín e tem uma vista privilegiada da grande jóia da cidade: o Alhambra. A sua decoração recria as casas agrícolas tradicionais andaluzas e os seus retratos antigos, destacam-se os candelabros para iluminar as mesas e as vigas de madeira que acentuam o toque rústico do ambiente. Do seu menu, imperdível é a tábua de queijo de ovelha de alecrim com compota de piquillo, a sardinha fumada com alcaparras e o segredo ibérico com batatas condimentadas. O preço médio é de 35 euros por pessoa.

Restaurante Mirador de Morayma
Sanduíches tradicionais no bar Aliatar
A cozinha tradicional andaluza também inclui sanduíches e montaditos. E no bar Aliatar encontrará os melhores expoentes, porque nos seus 50 anos de história foram capazes de inovar e jogar com criatividade na cozinha tradicional. Os melhores exemplos são sanduíches de feijão e presunto, sanduíches de presunto Roquefort e Serrano ou sanduíches de salada russa. Também não se pode perder o seu montadito de pringá, aquela carne desfiada com todo o sabor do caldo e legumes cozinhados para o guisado. Um lugar ideal para tomar um aperitivo com uma cerveja ou um copo de vinho e continuar a passear por Granada. Uma tapa com uma cerveja custa cerca de 5 euros.

Bar Aliatar
O Huerto de Juan Ranas com o ponto de vista de San Nicolás
O Mirador de San Nicolás é um dos melhores miradouros de Granada, no coração do Albaicín, com vistas espectaculares sobre o Alhambra, o Palácio da Generalife e a Serra Nevada. Aí encontrará também El Huerto de Juan Ranas, um dos melhores restaurantes gourmet da cozinha tradicional andaluza. Aí pode apreciar pratos como ovos mexidos com batatas, presunto ibérico e óleo de trufas ou confit de bacalhau com creme de piquillos e cebola caramelizada. Os seus doces caseiros merecem uma menção especial e pode pedi-los para sobremesa, com um delicioso café ou um copo de cava. O preço médio é de 40 euros por pessoa.

Restaurante El Huerto de Juan Ranas
Um cantinho pitoresco chamado Taberna La Tana
La Tana é uma pequena e acolhedora taberna localizada na Placeta del Agua, onde se pode experimentar as típicas tapas andaluzas com um toque de modernidade e inovação. Destacam-se os patés caseiros com compota de figo, queijos de todos os tipos, tomates frescos que pode encomendar em saladas ou alcachofras com tomate seco. O proprietário prova e selecciona pessoalmente os vinhos à disposição dos clientes, todos eles de excelente qualidade. Um copo de vinho com uma porção de paté custa 8 euros.

Restaurante Taberna La Tana
Menu de degustação de assinaturas na Damasqueros
Lola Marín é uma das grandes promessas da gastronomia de Granada e dirige o projecto Damasqueros, um restaurante gourmet no qual propõe um menu de degustação que muda todas as semanas. E com uma grande carta de vinhos, para os emparelhar da melhor maneira. Algumas das jóias do menu são o croquete de chouriço de Güejar, o salmorejo fumado com queijo cottage e cavala de Motril, e o lombo de porco ibérico com zurrapa e alho assado. O preço médio é de 35 euros por pessoa.

Restaurante Damasqueros
Arquitectura tradicional e as melhores apresentações em El Claustro
Este restaurante está localizado no interior do hotel Palacio de Santa Paula e está alojado no que costumava ser o refeitório do antigo convento. Desfrutar de um almoço ou jantar ali irá ligá-lo ao passado de Granada e ficará surpreendido com a criatividade dos chefes ao apresentar os pratos e ao combinar as receitas tradicionais andaluzas com as tendências mais modernas da gastronomia. Pode comer por 30 euros cada.

Restaurante El Claustro
Fusão de tradições no restaurante Aljibe 1644
Situado na parte baixa do Albaicín, junto ao rio Darro, este restaurante destaca-se pelo seu menu que utiliza produtos de Granada para combinar o melhor da tradição andaluza nos seus dois aspectos: a cozinha muçulmana e a cristã. Aqui pode encontrar pratos como o trigo salteado ao estilo Alpujarra com lomo de orza e ovo frito ou o segredo ibérico caramelizado com baunilha e vinagre de xerez. O preço médio por pessoa é de 25 euros.

Restaurante Aljibe 1644