A capital espanhola deixa a sua marca em muitas áreas e a indústria da restauração é uma delas. Madrid tem uma vasta gama de ofertas gastronómicas, nas quais os restaurantes tradicionais desempenham um papel fundamental. Toda a tradição espanhola das suas diferentes regiões, principalmente castelhana, mas também de outros cantos, em bairros diferentes, para que nunca se canse de explorar e provar.
O fresco e o tradicional juntam-se no Café Comercial
Este é um dos estabelecimentos gastronómicos mais antigos de Madrid, um nome essencial para as tapas locais e de crescente interesse turístico. Um estabelecimento restaurado, mas que mantém todo o seu encanto original, localizado muito perto do Tribunal e da emblemática Plaza de Dos de Mayo. Combina a essência tradicional do seu salmorejo, croquetes e carnes frias no seu menu, com actividades modernas através de uma agenda cultural de concertos e apresentações de livros. O preço médio por pessoa é de 22 euros.

Restaurante Café Comercial
Bife de Vermute e T-bone na casa de Celso e Manolo
Celso y Manolo é um restaurante típico em Madrid que é ideal tanto para almoçar e jantar como para ter um vermute com amigos, família ou como casal. Situado no bairro de Chueca, destaca-se pelo seu chuletón de tomate, o prato estrela e a razão pela qual muitas pessoas vêm exclusivamente ao restaurante. Na época do vermute, os pratos mais populares entre os comensais são o sanduíche de calamares e as carnes curadas ibéricas. Por 35 euros cada um pode comer aqui.

Restaurante Celso y Manolo
Decoração e estilo com mais de cem anos na Viva Madrid
Um dos bares mais tradicionais da cidade é o Viva Madrid, que está em funcionamento desde 1856 e que, após algum tempo fechado, reabriu as suas portas com um forte empenho na decoração interior e na manutenção da essência das suas origens. Hoje, combina uma proposta de taberna com um cocktail de primeira classe e pratos requintados, muito típicos da cozinha da região, mas com alguns toques modernos e internacionais. O preço médio de um jantar é de 40 euros por pessoa.

Restaurante Viva Madrid
As melhores omeletes de Madrid são comidas na Bodega de la Ardosa
Tortilla é um dos pratos estrela da cozinha tradicional espanhola e em Madrid há muitos lugares onde a preparam muito bem, mas nenhum como Bodega de la Ardosa, o mais famoso da cidade, no coração de Malasaña. Este é um bar centenário e um dos mais lendários de Madrid, com a sua fachada característica cheia de cartazes e um longo bar onde se pode erguer, beber os melhores vinhos e experimentar a atmosfera mais autêntica de Madrid. Um pincho de tortilla com uma cerveja custa 5 euros.

Bar Bodega de la Ardosa
La Ancha: tradição no Barrio de las Letras
Esta é uma paragem obrigatória antes, durante ou depois de um passeio pelo famoso Bairro das Letras de Madrid, onde Cervantes, Góngora, Lope de Vega, Quevedo e todos os membros dessa maravilhosa geração de escritores da Idade de Ouro viveram. Além de replicar nas suas receitas todos os segredos das avós, La Ancha tem a vantagem adicional de porções muito generosas. As suas lentilhas e vieiras são os pratos mais famosos. O preço médio de um menu de almoço é de cerca de 15 euros por pessoa.

Restaurante La Ancha
Tapeo e porções requintadas em Arzábal em El Retiro
Num cenário privilegiado, de frente para o amplo e frondoso verde do Parque El Retiro, situa-se o Arzábal, um restaurante onde se preparam todos os pratos mais típicos e mais populares para locais e estrangeiros, tanto locais como turistas. Desta forma, pode desfrutar de croquetes caseiros, camarões com alho, salada, lulas com cebola, cocochas de pescada, bife de lombo de vaca ibérico e muitas outras iguarias, com taças de vinho de todo o país. Uma parte custa entre 8 e 12 euros.

Restaurante Arzábal Retiro
Um pedaço de Santander em Madrid com Cañadío
Nascido originalmente em Santander, há pouco mais de dez anos, os proprietários deste restaurante, famoso no norte de Espanha, decidiram aventurar-se em Madrid e tentar a sua sorte com as suas receitas tradicionais. E estão cada vez melhor, porque toda a gente se deixa abater pela simplicidade e qualidade dos seus pratos: atum e almôndegas de lula, pescada em muitas preparações, quebracho pudim e rabas. Tem também um bar onde se pode tomar um vermute ou uma bebida tardia e experimentar uma grande variedade de pinchos (tapas). Um vermute com uma tapa custa cerca de 6 euros por pessoa. Está localizado no Conde de Peñalver 86.

Restaurante Cañadío Santander
Os pratos de colher são os protagonistas da proposta da Casa Ricardo.
Desde que abriu as suas portas em 1935, na Calle Fernando el Católico, no distrito de Chamberí, a Casa Ricardo quase não sofreu quaisquer alterações nas suas infra-estruturas, decoração e ementa. É o local perfeito para apreciar pratos tradicionais, tais como tripas com grão de bico, caracóis ao estilo madrileno, galinha em pepitoria, rins de borrego e guisado de vigília. As sobremesas são também muito famosas, especialmente o pudim de arroz e as filloas de nata. O preço por pessoa para um jantar aqui é de cerca de 35 euros.

Restaurante Casa Ricardo
Os três casamentos de La Nieta
A primeira peculiaridade do restaurante La Nieta é que é gerido por três casais, que dividem o tempo entre eles da seguinte forma: os homens atendem o público e as mulheres são as encarregadas da cozinha. E assim tem sido durante mais de trinta anos perto do Parque do Retiro, o que lhes permitiu assumir um ritmo muito dinâmico e estabelecer-se como um dos lugares mais importantes para a cozinha Segoviana, a região de onde todos eles provêm. O leitão e o cordeiro assado são os seus pratos estrela, mas há muitos mais: guisado de lentilhas, feijão, marmitako, guisado e sobremesas caseiras. Pode comer aqui por entre 15 e 20 euros.

Restaurante La Nieta








