Roma é uma das cidades mais fascinantes e românticas do mundo. Para além de sítios arqueológicos e palácios majestosos, a Cidade Eterna confirma-se como um dos melhores destinos do mundo para todos os amantes de boa comida. Entre ostretas, fraschette, lojas gourmet e restaurantes gourmet, não falta escolha. Aqui estão 10 restaurantes tradicionais em Roma a não perder para descobrir os verdadeiros e genuínos sabores da cozinha tradicional italiana.
Hosteria Grappolo d’Oro
No coração do centro histórico, a um passo da Piazza Navona e Campo de’ Fiori, Hosteria Grappolo d’Oro é uma fortaleza do gosto e um concentrado da cozinha tradicional romana e italiana. Da carbonara ao cordeiro assado, do cacio e pepe ao bacalhau, na Hosteria Grappolo d’Oro pode desfrutar de uma cozinha tradicional generosa e de qualidade, num ambiente rústico e agradável. O menu de degustação ‘Percorso romano’ é intrigante, apresentando as receitas mais populares e tradicionais da cozinha romana por um custo médio por pessoa de 30 euros.

Hosteria Grappolo d’Oro
Roscioli
Bem-vindo ao Roscioli’s, o reino de uma família que fez da tradição e da boa comida a sua missão. No coração do centro histórico, perto do Campo de’ Fiori, Roscioli é uma charcutaria, charcutaria, loja de vinhos, café, restaurante e uma pastelaria histórica activa desde 1824. Guardião da tradição e da qualidade, na delicatessen-gastronomia Roscioli pode saborear carnes e queijos frios vertiginosos, as famosas massas romanas, pratos principais e pizzas fumegantes frescas do forno. O restaurante oferece menus de verdadeira cozinha romana e italiana preparados com ingredientes de alta qualidade e execução perfeita de receitas por um preço médio de bistrô de cerca de 25 euros.

Roscioli
Dar Moschino
Uma autêntica trattoria romana familiar no distrito de Garbatella, Dar Moschino é o local clássico de alimentação dos habitantes locais em Roma. Aqui encontrará uma cozinha popular generosa e de qualidade, acompanhada de um serviço amigável e alegre onde a piada está sempre presente. Experimente os grandes clássicos da cozinha italiana e romana, como o rigatoni alla gricia e all’amatriciana. Como pratos principais, pode escolher entre tripas de estilo romano, almôndegas de vitela, cacciatore de coelho e a inevitável courgette frittatona. Tudo isto a um preço razoável com cursos principais nunca acima dos 15 euros.
de César
Aberto na década de 1950 no distrito de Monteverde, então em ascensão, Da Cesare é um destino para todos aqueles que procuram pratos clássicos romanos – tais como amatriciana e coda alla vaccinara – que são perfeitos na sua preparação e escolha de ingredientes. Tudo isto, naturalmente, acompanhado de bom vinho e de um ambiente amigável e descontraído. A tradição combinada com a investigação fazem da Trattoria Da Cesare um dos melhores restaurantes italianos em Roma. O restaurante tem também uma agradável área exterior. A conta final não desilude com preços entre 10 e 20 euros.

Trattoria Da Cesare
La Tavernaccia
Inaugurado em 1968 num canto estratégico do icónico distrito de Trastevere, La Tavernaccia é um restaurante familiar onde, numa atmosfera genuína e amigável, se pode desfrutar do que muitos consideram a melhor massa em Roma. Pode encomendar os primeiros pratos tradicionais, preparados com massa estritamente caseira, como a lendária pajata, amatriciana e carbonara, seguidos de especialidades de carne como castrato, maialino, coda alla vaccinara, abbacchio e tripe com uma nota média de 40 euros.

Restaurante La Tavernaccia
Pizzarium
Pizza al taglio em Roma é um ritual. Se quiser experimentar uma das melhores pizzas de Roma, gourmet e inovadora, mas ao mesmo tempo tradicional, não pode faltar Pizzarium, um lugar aberto em 2003 perto do Vaticano e consagrado ao sucesso por Gabriele Bonci. Rei da padaria e pizzaiolo de sucesso em Itália e no estrangeiro, Gabriele Bonci elevou a pizza pela fatia a uma verdadeira forma de arte com um número infinito de propostas de dar água na boca, mesmo que as coberturas mais simples sejam as que mais realçam o sabor. O recibo dos alimentos de rua garante degustações frequentemente inferiores a 5 euros.

Pizzaria Bonci
Flavio al I told you so
Em Testaccio, num dos bairros onde resiste a essência da romanidade, fica a osteria Flavio al ve lo avevo detto. Em salas esculpidas numa caverna onde outrora se guardava vinho, servem agora comida tradicional romana com um toque contemporâneo e uma cozinha 100% romana e autêntica com algumas incursões na tradição gastronómica judaico-romana. Ter um jantar típico no terraço nas noites de Verão é uma experiência que se recordará durante muito tempo. Porções médias-grandes com entradas inferiores a 15 euros.

Flavio em Velaveredetto
Levedura, pizza, pão
Continuando a falar de pizza, Lievito, Pizza, Pane é um pequeno lugar no distrito EUR que cheira a pão e madeira e produz uma das melhores pizzas tradicionais de Roma. Aberto pelo jovem mestre pizzaiolo Francesco Arnesano, Lievito, Pizza, Pane, Pane agita as pizzas à fatia, pães e pastelaria de rara bondade preparados com farinhas orgânicas de pedra e sopa. A pizza com batatas com cheiro a rosmaninho era espantosa, a supplì com um coração macio e cremoso era super linda, e a pizza branca com mortadela era fofa. É o local perfeito para uma paragem gourmet ou para um aperitivo. Temperos frescos e saudáveis e um pequeno recibo inferior a 15 euros

Levedura, Pizza, Pão
Osteria Fratelli Mori
Uma sala cheia de estantes e um ambiente tradicional para a Osteria Fratelli Mori, uma trattoria familiar na região de Ostiense, entre a Cestia da Pirâmide e a Gazometro, onde se pode apreciar a típica cozinha romana com algumas reinterpretações e o rebuçados tradicionais amorosamente preparada pela avó Giuliana, que zelosamente guarda as suas receitas. Poemas escritos nas paredes e mesas reciclados de caixotes de madeira que outrora guardavam vinho completam o ambiente decididamente acolhedor e informal. O preço garante a qualidade sem despesas excessivas com muitos pratos inferiores a 15 euros.

Restaurante Fratelli Mori Osteria
Armando no Pantheon
Inaugurado no início dos anos 60 sob o nome de Bottiglieria con cucina, este restaurante no centro histórico, onde os locais comem em Roma, tornou-se ao longo do tempo o templo da restauração tradicional em Roma e um must para todos os amantes da boa comida. As especialidades da cozinha italiana e romana, executadas com perfeição e valorizadas por ingredientes de alta qualidade, fizeram de Armando al Pantheon um ponto de referência para aqueles que procuram sabores autênticos e genuínos para serem apreciados num ambiente informal e acolhedor. Excelente relação custo-benefício com muitos pratos inferiores a 10 euros.

Restaurante Armando al Pantheon