Um dos países verdadeiramente transcontinentais do mundo, a Turquia é um caldeirão cultural surpreendentemente rico que abrange a Europa e a Ásia. O resultado é uma paisagem diversificada e cheia de carácter, onde se pode velejar em costas mediterrânicas brilhantes, pistas de esqui em pó ou mergulhar em spas termais. Poucos países possuem um sortido tão rico de florestas, montanhas, desertos e linhas costeiras para satisfazer os amantes da natureza de todas as faixas – desde os “lisless loungers” aos “adrenalines junkies”. No centro do encanto da Turquia está a sua história viva e respiratória. Com uma sucessão tão longa e tumultuosa de invasores, governantes e tradições, a Turquia fornece uma imagem de múltiplas dinastias, desde a Grécia Antiga até ao esplendor otomano. Existem poucos países no mundo que se podem visitar com ligações a histórias tão bem contadas como Tróia, Cleópatra e Alexandre o Grande. Pode visitar as ruínas poeirentas das encostas que datam de milénios atrás ou explorar artefactos preciosos nos Museus Arqueológicos de Istambul. Enquanto a história fez a Turquia, os alimentos sustentaram-na. A cozinha turca é um assunto divertido e de dar água na boca que se destina à partilha. Nenhuma viagem para o país está completa sem que se tenha procedido à amostragem de muitas das especialidades regionais que a Turquia tem para oferecer. Desde a baklava mais doce e mais apetitosa até aos apetitosos pratos de meze, nunca lhe falta uma boa refeição. Beba vinho turco, petisque na comida de rua e conheça a Turquia através da sua cozinha. Passe algum tempo em Istambul, e em breve ficará cativado com o que a Turquia moderna tem para oferecer. Boutiques da moda, galerias de vanguarda e gastronomia premiada, todas descrevem a Turquia contemporânea e cosmopolita. Com a sua variedade de festivais de música, produções teatrais e espectáculos, a cultura moderna da Turquia é tão cativante como os seus ricos locais históricos.
Destinos
Melhor altura para viajar
A Turquia é um país extenso com climas regionais que são atractivos em diferentes estações. Embora haja sempre um sítio para visitar, não importa o mês, alguns locais beneficiam de condições meteorológicas particulares. A estação alta do Verão é a melhor para caminhadas no Mar Negro e estadias na praia do litoral sul, enquanto a estação do Inverno traz viagens de esqui e fugas de cidade a baixo preço. As estações intermédias proporcionam um meio-termo feliz para evitar multidões nos principais locais.
março – junho A primavera é agradavelmente quente e uma das melhores épocas para visitar a Turquia. Os trilhos costeiros, como a Via Lícia, são óptimos para fazer caminhadas enquanto o interior aquece.
Clima
A primavera chega em finais de março, com temperaturas máximas de 16 °C na maior parte do país, sendo a Anatólia alguns graus mais quente. Isto sobe para cerca de 16 °C (68 °F) até Maio. A estação começa com chuva ligeira durante uma média de 11 dias, antes de diminuir para cerca de 9 dias em maio.
Eventos e festas
Há muitas festividades durante a primavera turca. As comunidades curdas celebram o início da temporada, com Newroz e İzmir a acolherem um festival internacional de jazz. Em Abril realizam-se festivais de tulipas em Istambul e o Dia de Anzac para os visitantes de Gallipoli. Em maio, celebra-se a festa popular de Hıdrellez,
Evolução dos preços
Durante o início da primavera, os preços são baixos nas reservas de hotéis e voos, o que faz com que seja a altura ideal para obter descontos. Em maio, antes das multidões de verão, poderás encontrar pechinchas especiais nas estadias organizadas.
junho – setembro O verão é a época alta do turismo, com estâncias balneares cheias e um clima abrasador. Muitas partes do país são excessivamente quentes, tornando as costas norte e sul os destinos mais populares.
Clima
O verão turco começa em junho, com temperaturas diurnas elevadas que atingem os 26 °C (78,8 °F). A estação do verão dura até Setembro, com máximas diárias de 28 °C (82,4°F) que frequentemente ultrapassam os 30 °C (86°F). O seu dia mais quente de sempre foi registado em Julho em Cizre, Anatólia, a 49,1 °C (120,4 °F). As probabilidades de chuva diminuem consideravelmente à medida que a estação avança.
Eventos e festas
O verão é a época dos festivais ao ar livre na Turquia, com destaque para o Festival de Música de Istambul e o Festival Internacional de Bursa, ambos em junho. Julho vê vários festivais de jazz por todo o país e o único Festival de Balões de Capadócia. Há também a Corrida de Natação Cruz-Continental de Bósforo e o Kırkpınar Campeonato de Luta Livre Petrolífera. As festividades de agosto incluem o Festival de Música Clássica de Gümüşlük e o Festival de Ballet de Bodrum.
Evolução dos preços
O verão é a época alta do turismo, pelo que é de esperar uma subida dos preços dos hotéis, dos voos e das visitas turísticas. É sempre melhor reservar cedo quando se visita a Turquia durante os meses de Verão. Muitos visitantes poupam dinheiro com pacotes de estadias com grandes descontos numa estância do Egeu ou do Mediterrâneo.
setembro – dezembro O outono é uma bela altura para visitar a Turquia e abre muitas possibilidades de descontos, mantendo ainda algum calor a partir do final de setembro. As florestas de Yedigöller e Altındere Valley são simplesmente espectaculares com as suas tonalidades vermelhas e douradas. As multidões também diminuem em destinos movimentados como Éfeso.
Clima
Os outonos na Turquia começam quentes, mas em outubro começa um grande arrefecimento. Áreas como o Mar Negro vêem um aumento da precipitação, que continua durante toda a estação. As temperaturas médias elevadas de Novembro situam-se a 14 °C (57,2 °F). Os ventos aumentam e as coisas tornam-se invernosas em altitudes elevadas, tornando essencial o uso de equipamento quente e impermeável.
Eventos e festas
O tempo mais fresco na Turquia traz uma série de festividades divertidas em outubro, incluindo a Bienal de Design de Istambul e o Cappadocia Ultra-Trail. O dia 29 de Outubro é também o grande feriado público, o Dia da República, com encerramentos na maioria das áreas. A partir de Novembro, Istambul orgulha-se de uma vasta gama de festivais, incluindo um Festival de Teatro e um Festival de Marionetas tradicional. De igual modo, há o Festival de Marionetas de Sombras de Bursa Karagöz.
Evolução dos preços
O outono é uma estação baixa com excelentes ofertas de alojamento e viagens. Muitas estâncias fecham as portas durante este período, mas ainda podes conseguir algumas poupanças no final de setembro para apanhares as últimas horas de funcionamento.
dezembro – março O inverno pode ser muito frio na Turquia, sobretudo no interior. Ainda assim, o tempo traz alguns cenários naturais incríveis e museus vazios, desde a beleza da Capadócia até Pamukkale.
Clima
O inverno é frio e as temperaturas descem a pique a partir de dezembro.
Istambul, por exemplo, regista temperaturas máximas de apenas 10 °C, enquanto partes da Anatólia registam temperaturas negativas e neve intensa. Outras zonas do país vêem muita chuva, por vezes até 20 dias por mês. Embora em janeiro e fevereiro a precipitação seja reduzida, as temperaturas continuam baixas e o tempo fresco.
Eventos e festas
As principais festas de inverno da Turquia incluem celebrações internacionais, como o Dia de Ano Novo, o Natal e o Natal Ortodoxo. Mais exclusivo da Turquia, o Festival Mevlana em Konya realiza-se em Dezembro com danças tradicionais de rodopiar. Em janeiro começa o épico Festival de Luta de Camelos, com a duração de três meses, em Selçuk, e em fevereiro realiza-se o Festival das Amendoeiras em Flor de Datça, que celebra a floração das árvores.
Evolução dos preços
O inverno é a época baixa em todo o país, exceto nas estâncias de esqui. Para estadias em cidades como Istambul, verá preços de hotel reduzidos e hammams de pechincha que vale a pena aproveitar. No entanto, muitos pontos turísticos fecham durante a época. As férias no litoral, em particular, têm de ser marcadas nas grandes cidades ou vilas para terem acesso a provisões.