A ideia geral de paisagens naturais nos Países Baixos é de extensões planas e abertas entrecruzadas por diques e pontilhadas com moinhos de vento. Esta visão desmente a diversidade da geografia e da ecologia porque existem 20 paisagens nacionais e 21 parques nacionais nos Países Baixos. Aqui estão alguns dos melhores lugares na natureza nos Países Baixos para ver plantas e vida selvagem ou desfrutar de algumas grandes actividades de férias.

Desfrute do Rolling Countryside do Parque Nacional De Hoge Veluwe

O maior parque nacional da Holanda, De Hoge Veluwe, está localizado em Gelderland, no centro do país, a uma hora a leste de Amesterdão. O parque, considerado a zona de maior beleza natural, é popular entre os amantes da vida selvagem e da natureza, caminhantes e ciclistas. A paisagem variada de floresta e charnecas abriga mais de 100 espécies de aves, numerosos répteis e anfíbios, gado das terras altas, castores e os “cinco grandes” holandeses – veados vermelhos, corços, texugos, javalis e raposas. Existem também mais de 100 lagos e piscinas para arrefecimento de imersões.

Parque Nacional De Hoge Veluwe

Parque Nacional De Hoge Veluwe

Bicicletas e Vinho nas Colinas do Sul do Limburgo

A paisagem atipicamente holandesa das Colinas do Limburgo Sul é montanhosa, com áreas florestadas, rios de fluxo rápido e riachos balbuciantes. A paisagem bucólica é um destino deslumbrante para férias activas nos Países Baixos. Os visitantes podem desfrutar de caminhadas e passeios de bicicleta ou reservar um passeio organizado. Os ciclistas podem gostar de reservar a sua viagem para coincidir com a Corrida do Ouro da Amstel. É também um destino encantador para os amantes do vinho, uma vez que muitos dos trilhos para caminhadas passam por vinhedos que produzem vinhos locais.

Limburgo

Limburgo

Go Birdwatching em Oostvaardersplassen

A Holanda oferece uma maravilhosa vida avícola. Uma das mais belas atracções naturais dos Países Baixos, Oostvaardersplassen é um destino popular para a observação de aves. Esta reserva natural fica perto do oceano na província de Flevoland, no Nordeste e faz parte do Parque Nacional de Nieuw Land. É uma zona de pântanos e pântanos. Mais de 80 espécies de aves foram registadas nesta Área de Protecção Especial para a Avifauna, incluindo a águia de cauda branca, a garça-grande, a galinhola da Eurásia, a mama de barba azul e a garganta azul. Vai também avistar póneis Konik, gado Heck e veados vermelhos.

Oostvaardersplassen

Oostvaardersplassen

Admirar as Tulipas em Keukenhof

Um dos símbolos mais icónicos da cultura holandesa é a tulipa. Inicialmente importadas para a Holanda a partir do Império Otomano (Turquia) no final do século XVI, actualmente são produzidas anualmente 4,3 mil milhões de tulipas. Os campos de flores que se estendem até onde os olhos podem ver num tapete de cor sem fim é uma das paisagens mais magníficas do país. Há vários locais para melhor apreciar a vista multicolorida, sendo o principal o Keukenhof Tulip Gardens em Bollenstreek, a cerca de 40 km de Amesterdão. A época decorre de finais de Março a princípios de Maio, e um evento importante é o Desfile das Flores em Abril, onde as tulipas são unidas por outras flores primaveris como narcisos e jacintos na decoração de flutuadores e expositores elaborados.

Keukenhof

Keukenhof

Ver o Mar de Wadden

Inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, o Mar de Wadden estende-se de Den Helder a Esbjerg na Dinamarca. É o maior sistema inquebrável do mundo de areias e lodaçais intertidais e um lugar único para os amantes da natureza visitarem. As maiores zonas húmidas costeiras da Europa cobrem o território holandês, dinamarquês e alemão e são baixas e pontilhadas de bancos de areia e cerca de 50 ilhas. Cinco ilhas são as ilhas Wadden holandesas, duas das quais têm o estatuto de parque nacional. Há abundante flora e fauna nas praias e dunas, incluindo muitas espécies de pássaros, focas-cinzentas, botos e golfinhos-de-bico-branco. Uma actividade favorita aqui é encalhar deliberadamente num banco de areia num veleiro à moda antiga e depois caminhar através do plano da maré, regressando antes de a maré subir novamente.

Mar de Wadden

Mar de Wadden

Levar uma Expedição ao Brabante Sahara

Uma das maravilhas naturais mais invulgares da Holanda são as Dunas de Loon e Drunen, 30 quilómetros quadrados de deserto na província de Noord-Brabant. Também conhecido como o Brabant Sahara, as dunas foram formadas há mais de 10.000 anos. Esta maior área de areia à deriva na Europa Ocidental é um parque nacional holandês. As areias à deriva e a área de transição onde os terrenos cobertos de urze e os pinhais se encontram com as dunas são o lar de uma série de musgos e gramíneas, criando um ambiente saudável para aves canoras, aves de rapina, veados e texugos. Os visitantes podem explorar percursos pedestres, trilhos para bicicletas de montanha e caminhos de freio aqui.

Brabante Sahara

Brabante Sahara

Levar para a Água no Parque Nacional de Weerribben-Wieden

Canais, lagoas e lagos misturados com florestas, turfeiras e canaviais compõem a maior vedação do Noroeste da Europa, que oferece passeios de barco. Ao flutuar através dos pântanos numa canoa ou num pequeno barco a motor, pode desfrutar de uma paisagem calma de vegetação verdejante enquanto mantém os olhos abertos para uma ou duas lontras. É também uma oportunidade de ver Giethoorn, uma aldeia pitoresca conhecida como a Veneza holandesa. 170 pontes de madeira ligam ilhas de turfa nas quais se situam edifícios agrícolas de colmo que datam dos séculos XVIII e XIX.

Parque Nacional de Weerribben-Wieden

Parque Nacional de Weerribben-Wieden

Desfrute do Sol e do Mar na Zeeland

Mais de 600 quilómetros de costa esperam na Zeeland, a província mais ocidental dos Países Baixos, onde as várias praias foram premiadas com bandeiras azuis. Aqui, os visitantes podem desfrutar de desportos aquáticos, sol, frutos do mar frescos e safaris marinhos de foca e de mancha de porpois. Para aqueles que preferem a terra, há rotas para ciclistas, caminhadas, descoberta de cidades históricas e as impressionantes barreiras de inundação da Delta Works para explorar.

Zelândia

Zelândia

Ver Estrelas no Parque Nacional de Lauwersmeer

Da Primavera ao Outono, mais de uma centena de espécies de pássaros juntam-se a este local de beleza na orla do Mar de Wadden e na fronteira de Groningen e Friesland. O Parque Nacional Lauwersmeer oferece trilhos para caminhadas com cabanas de observação de pássaros pontilhadas ao longo do caminho. Mesmo aqueles que não são observadores de aves ávidos irão desfrutar do espectáculo de milhares de gansos voando por cima e dos céus escuros e estrelados. Este Parque Nacional é também o lar de raposas, orquídeas, gado das Highlands escocesas e cavalos Konik.</p

Parque Nacional de Lauwersmeer

Parque Nacional de Lauwersmeer