Entre as maiores e mais populosas capitais europeias, Roma e o seu centro histórico são um exemplo de como quase três milénios de história se misturaram na perfeição. A sua posição geográfica, no centro da península italiana, ponto de encontro das antigas rotas comerciais, explica em parte o seu desenvolvimento como um centro antigo do Mediterrâneo. O resto deve-se ao génio organizacional das pessoas que o fundaram. Os seus mil anos de história tornaram-na eterna, uma metrópole moderna e, ao mesmo tempo, uma aldeia acolhedora para os viajantes. A gastronomia de Roma acolhe os visitantes com legumes como os brócolos Romanesco ou alcachofras, oferecidos como acompanhamento das proteínas do abacchio cozido e cozinhado com os aromas das ervas mediterrânicas. Mas o símbolo da romanidade à mesa é a massa rica e saborosa alla Carbonara: guanciale (gordura de porco), gema de ovo, sal, pimenta e uma generosa polvilhada de queijo pecorino romano. Museus, igrejas e monumentos são o aspecto mais famoso da cidade, mas o mapa de Roma contém itinerários pouco conhecidos através dos quais se podem descobrir tesouros escondidos. De Ponte Milvio a Porta Portese, os mercados nas ruas do centro histórico oferecem surpresas inesperadas a quem os visita. Roma à noite oferece atracções e locais de todo o tipo: desde as tradicionais trattorias, onde se pode recuar no tempo, entre música e stornelli, até aos pubs e discotecas mais badalados. Para aqueles que gostam de caminhar, há muitos pontos de observação para uma vista deslumbrante da cidade, desde o famoso Banco Monte Mario até ao Zodíaco.
Desfruta de informações essenciais sobre o destino em formato de audioguia!
A melhor altura para viajar
Um guia de viagem para Roma não pode deixar de indicar a melhor altura para visitar Roma. Terraços e torres sineiras, cúpulas e mosaicos destacam-se no horizonte da cidade; a sua principal caraterística é a sua cor, o vermelho tijolo do reboco típico. Nas diferentes estações do ano, a cor de Roma também varia e é no final da primavera que a luz realça melhor o contraste entre o branco do mármore e o vermelho do reboco.
março – junho Visitar Roma na primavera permite-te conhecer a cidade fora dos circuitos tradicionais de visitas aos monumentos. As suas margens e os seus parques vão dar-te a conhecer uma cidade diferente.
Clima
Se, ao escolheres a época para visitar Roma, optares pelos meses de primavera, encontrarás um clima ameno, com pouca precipitação e agradáveis ventos de leste. As temperaturas, que variam em média entre 10 e 25 °C, convidam a caminhar.
Eventos e festivais
Parques e jardins estão à tua disposição: como podes ver facilmente no mapa de Roma, a Cidade Eterna é a capital europeia com o maior número de hectares de espaços verdes públicos. Na primavera, podes admirar as cerejeiras em flor e as avenidas arborizadas da Villa Borghese, com os seus jardins secretos e fontes, até ao terraço do Pincio, com a sua vista panorâmica.
Evolução dos preços
Embora a cidade não seja tão cara como outras capitais europeias ou não europeias, não podemos certamente dizer que seja uma das mais baratas. A moeda utilizada em Roma é o euro e os pagamentos com cartão de crédito são quase sempre permitidos. Como acontece em todas as metrópoles, as oportunidades são muitas e o período da primavera, que é considerado época baixa para o turismo, permite-te encontrar grandes ofertas.
junho – setembro A tua viagem a Roma durante a estação de clima mais quente pode ser uma escolha interessante se pretendes visitar museus, igrejas e basílicas, ambientes frios por definição.
Clima
O clima em Roma no verão é quente, com dias de sol e, por vezes, muita humidade. A sensação de suavidade é limitada pela agradável brisa marítima, típica da costa do Tirreno, que refresca as noites de verão: o ponentino.
Eventos e festivais
Festivais, exposições, espectáculos e concertos: no verão, em Roma, há eventos para todos os gostos. Pode encontrar facilmente informações, com datas, horários e dicas, no website turístico oficial de Roma. Não perca, por exemplo, uma visita nocturna a Castel Sant’Angelo, mágica e fresca, durante a qual pode passear pelo famoso Passetto. Se te apetece uma verdadeira emoção e se a visão de um ambiente macabro não te assusta, a Cripta dos Capuchinhos, perto da Via Veneto, é para ti.
Evolução dos preços
Como em todo o mundo, pode acontecer que no verão, devido ao grande afluxo de turistas, os custos de certos bens ou serviços sejam ajustados. No entanto, todos os estabelecimentos comerciais são obrigados a afixar uma lista de preços que pode ser consultada livremente.
setembro – dezembro O outono, em termos de viagens, é uma estação frequentemente subestimada. Em Roma, porém, o outono é uma estação agradável, como indica a expressão popular ottobrata romana.
Clima
O clima de outono é ameno e húmido, com dias de sol alternados com dias de chuva, mas durante o mês de outubro ainda se registam temperaturas nitidamente estivais. Por isso, o conselho é que te vistas com pouca roupa, sem esquecer o guarda-chuva.
Eventos e festivais
Um passeio ao pôr do sol no Parco degli Acquedotti, com o sol a refletir-se no lago e as folhas das árvores a ficarem vermelhas, convencer-te-á de que a beleza de Roma não está limitada pelo calendário. O período de outono pode ser adequado para uma visita aos bairros históricos mais pitorescos, como o Trastevere, ou para um passeio entre as bancas do mercado do Campo de’ Fiori.
Evolução dos preços
Tal como na primavera, também no outono se podem encontrar excelentes ofertas. Além disso, o fluxo reduzido de turistas torna a cidade menos caótica e mais habitável.
dezembro – março A melhor maneira de decidir quantos dias passar em Roma no inverno é contar com as férias de Natal.
Clima
O clima de inverno nunca é rigoroso. As temperaturas médias rondam os 8 °C, pelo que podes combinar as visitas aos monumentos com longos passeios nas movimentadas ruas comerciais.
Eventos e festivais
No Natal e na Passagem de Ano, as ruas da cidade são iluminadas com decorações atmosféricas e as ruas comerciais mais famosas, da Via dei Condotti à Via del Corso, são enfeitadas. O presépio e a árvore de Natal na Praça de São Pedro e os mercados de Natal, sobretudo o da Piazza Navona, não têm nada a invejar aos das regiões do norte da Europa.
Evolução dos preços
Durante as férias de inverno, os preços médios são um pouco mais elevados do que a média europeia. Para não gastar demasiado, é aconselhável reservar com bastante antecedência ou aproveitar as ofertas de última hora.
O que ver e fazer
Como chegar a partir do aeroporto
Os aeroportos que servem Roma são dois para voos domésticos e internacionais operados por companhias aéreas regulares e de baixo custo: Ciampino e Fiumicino. Este último é o mais próximo do centro da cidade e está bem ligado a ele por autocarro ou linha ferroviária. O meio de transporte mais rápido é o comboio Leonardo Express, que liga o aeroporto à estação Roma Termini em apenas 31 minutos. Os autocarros que fazem o mesmo percurso são muito mais baratos, mas muito mais lentos.