Entre as maiores e mais populosas capitais europeias, Roma e o seu centro histórico são um exemplo de como quase três milénios de história se misturaram na perfeição. A sua posição geográfica, no centro da península italiana, ponto de encontro das antigas rotas comerciais, explica em parte o seu desenvolvimento como um centro antigo do Mediterrâneo. O resto deve-se ao génio organizacional das pessoas que o fundaram. Os seus mil anos de história tornaram-na eterna, uma metrópole moderna e, ao mesmo tempo, uma aldeia acolhedora para os viajantes. A gastronomia de Roma acolhe os visitantes com legumes como os brócolos Romanesco ou alcachofras, oferecidos como acompanhamento das proteínas do abacchio cozido e cozinhado com os aromas das ervas mediterrânicas. Mas o símbolo da romanidade à mesa é a massa rica e saborosa alla Carbonara: guanciale (gordura de porco), gema de ovo, sal, pimenta e uma generosa polvilhada de queijo pecorino romano. Museus, igrejas e monumentos são o aspecto mais famoso da cidade, mas o mapa de Roma contém itinerários pouco conhecidos através dos quais se podem descobrir tesouros escondidos. De Ponte Milvio a Porta Portese, os mercados nas ruas do centro histórico oferecem surpresas inesperadas a quem os visita. Roma à noite oferece atracções e locais de todo o tipo: desde as tradicionais trattorias, onde se pode recuar no tempo, entre música e stornelli, até aos pubs e discotecas mais badalados. Para aqueles que gostam de caminhar, há muitos pontos de observação para uma vista deslumbrante da cidade, desde o famoso Banco Monte Mario até ao Zodíaco.

Desfruta de informações essenciais sobre o destino em formato de audioguia!

Guia turístico de Roma em formato PDF

Descarrega o nosso Guia de Viagem de Roma em formato PDF

Tudo o que precisas de saber para planear e desfrutar da tua viagem a Roma num guia totalmente gratuito.

A melhor altura para viajar

Um guia de viagem para Roma não pode deixar de indicar a melhor altura para visitar Roma. Terraços e torres sineiras, cúpulas e mosaicos destacam-se no horizonte da cidade; a sua principal caraterística é a sua cor, o vermelho tijolo do reboco típico. Nas diferentes estações do ano, a cor de Roma também varia e é no final da primavera que a luz realça melhor o contraste entre o branco do mármore e o vermelho do reboco.

O que ver e fazer

  • O fascínio de Roma escapa a quaisquer limites relacionados com o tempo, hábitos ou estilos de vida. A atractividade da capital italiana não conhece paragens, tanto que todos os anos […]

    8 mins

  • Como diz o ditado, todos os caminhos levam a Roma, mas há várias maneiras de se deslocar e explorar a capital italiana. Do metro ao eléctrico, da bicicleta à partilha […]

    7 mins

Como chegar a partir do aeroporto

Os aeroportos que servem Roma são dois para voos domésticos e internacionais operados por companhias aéreas regulares e de baixo custo: Ciampino e Fiumicino. Este último é o mais próximo do centro da cidade e está bem ligado a ele por autocarro ou linha ferroviária. O meio de transporte mais rápido é o comboio Leonardo Express, que liga o aeroporto à estação Roma Termini em apenas 31 minutos. Os autocarros que fazem o mesmo percurso são muito mais baratos, mas muito mais lentos.